Técnica pomodoro: melhore a sua gestão de tempo no estudo

[Técnica pomodoro: melhore a sua gestão de tempo no estudo]

Muitas vezes, se manter focado e produtivo parece um grande desafio, ainda mais em tempos de pandemia, em que a reclusão e a mudança repentina da rotina trazem consequências físicas e psicológicas. 

 

É bem provável que nestes últimos meses você já tenha conhecido de perto a procrastinação. Depois de um dia de trabalho ou estudo pouco produtivo você se prometeu melhor rendimento no dia seguinte, mas sem sucesso. 

 

Mas, fique tranquilo, isso é normal. No dia a dia a gente se depara com diversas distrações, como mensagens no WhatsApp, redes sociais, conversas, barulhos externos, entre vários exemplos que tiram o foco. Como resultado, há uma redução da produtividade.

 

A gente sabe que não é fácil, mas existem boas técnicas que podem ajudar a melhorar a gestão de tempo e rendimento, como a técnica Pomodoro. Quer entender como ela funciona e porque vale a pena adotá-la na sua rotina? Então, você está no lugar certo!

 

O que é técnica pomodoro? 

 

A técnica Pomodoro é um método simples e eficaz usado para melhorar o gerenciamento de tempo e aumento da produtividade. Basicamente, a técnica divide o seu tempo em momentos de máxima concentração (de verdade) e alguns minutos de descanso.

 

Afinal, é impossível que nossa mente mantenha-se 100% focada durante todo o dia. No entanto, ao ter alguns minutos para responder uma mensagem, tomar uma água e distrair a mente, você é capaz de produzir muito mais durante o período de foco (e realmente funciona).

 

Qual é a história da técnica Pomodoro?

 

A Técnica Pomodoro surgiu no final dos anos 80 e foi criada pelo italiano Francesco Cirillo. Ele queria uma maneira de aumentar o rendimento na universidade e, para isso, utilizou um timer de cozinha para organizar sua tarefa. 

 

O equipamento tinha formato de tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos. Neste tempo, Francesco ficava completamente focado. Ao final do tempo, o timer emitia um som forte e ele sabia que era o momento de pausa. 

 

O criador viu que a técnica tinha resultados positivos e a divulgou em 1992.

 

Técnica pomodoro: melhore a sua gestão de tempo no estudo

 

Como funciona? 

 

Sabe aquela sensação de “missão cumprida!” ao conseguir finalizar todas as tarefas do dia? É nisso que a técnica Pomodoro vai te ajudar. Entenda como ela funciona:

 

1. Máxima concentração

 

A técnica consiste em 25 minutos de máxima concentração, 5 minutos de pausa e a cada 4 ciclos completos você terá 15 minutos de descanso. A ideia é dividir o fluxo de trabalho em blocos de máxima concentração, melhorando a agilidade do cérebro e foco. 

 

Durante o período de 25 minutos (chamado de pomodori) você deve ficar focado em apenas uma tarefa. Por exemplo, preenchimento de um relatório ou estudo de uma matéria. Se você finalizar a tarefa antes dos 25 minutos, aproveite o tempo para revisar o trabalho ou reler o resumo do estudo.

 

É muito importante que você seja rigoroso com o seu tempo. Então, se tiver que interromper algum pomodori, reinicie o ciclo. 

 

2. Pausas obrigatórias

Técnica pomodoro: melhore a sua gestão de tempo no estudo

 

A cada pomodori de 25 minutos, você deve fazer uma pausa de 5. Depois de 4 pomodori completos, você terá um intervalo longo, normalmente, de 15 minutos.

 

As pausas servem para você absorver o que aprendeu e preparar a sua mente para o próximo ciclo. Tenho certeza que você se sentirá menos cansado.

 

Ah! E as pausas são obrigatórias, combinado? Nem pense em pulá-las. Se ao final do pomodori você ainda não tiver finalizado a tarefa, mesmo assim, faça a pausa. Durante o intervalo, procure fazer algo que te relaxe, como dar uma volta, alongar-se, tomar uma água ou ir ao banheiro. 

 

O ideal é evitar distrações prolongadas, como assistir TV ou checar as redes sociais. De todo o modo, o importante é evitar tarefas que exijam esforço durante o seu intervalo. Descanse a mente!

 

Fonte da imagem: pinterest

 

3. Organize a sua lista de tarefas

 

Para se organizar melhor e ter o prazer de marcar as tarefas como concluídas ao final de cada pomodori, vale a pena organizar sua rotina em listas. Para isso, toda segunda-feira separe o que deverá ser feito na sua semana e crie listas diárias com o que deve ser cumprido.

 

Um bom aplicativo para gerenciar a rotina é o Trello, mas faça da forma como melhor funcionar para você, por exemplo, agenda de papel. Na hora de montar a sua lista diária vale a pena imaginar quantos pomodoros são necessários para cada tarefa. 

 

Por exemplo, “responder todos os e-mails - 1 pomodoro” ou “fazer 15 exercícios - 2 pomodoros”. No começo, entender quantos pomodoros são necessários para cada tarefa pode ser complicado, mas com o tempo você entenderá melhor como funciona.

 

Como colocar a técnica Pomodoro em prática?

 

Preparado para começar? Separamos algumas dicas valiosas para te ajudar a implementar a técnica Pomodoro na sua rotina. Acompanhe.

 

Escolha um aplicativo para monitorar o tempo

 

Calma, você não vai precisar de um timer no formato de tomate! É muito comum que estudantes utilizem o timer do celular para criar os pomodoros, no entanto, isso faz com que o celular sempre precise estar por perto, o que pode atrapalhar a concentração.

 

Por isso, uma boa dica é utilizar aplicativos de computador ou extensões do Google para gerenciamento de tempo. Alguns exemplos são Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper ou a extensão do Google Marinara.

 

Os aplicativos marcam o tempo de 25 minutos e emitem um sinal quando o tempo de concentração acaba. Você dá start ao período de pausa e, dentro de 5 minutos, outro alerta te avisando que está na hora de voltar ao foco. Ajuda muito!

 

Aplicativo escolhido? Então, vamos à próxima dica.

 

Adapte a técnica pomodoro para a sua rotina

 

As medidas de tempo (25 minutos de produtividade e 5 de descanso) são as metodologia sugerida pelo método clássico. No entanto, elas podem não funcionar para o seu estilo de trabalho ou estudo. 

 

Por isso, você pode procurar o equilíbrio entre o período de foco e a pausa melhor para você. Os aplicativos, normalmente, permitem que você edite o período de concentração e pausa como preferir. 

 

Evite interrupções

 

Certamente a sua rotina é cheia de interrupções. Por exemplo, mensagens no WhatsApp, novo e-mail, conversas familiares ou colegas de trabalho, pausa para o café fora de hora, não é mesmo?! Tudo isso interfere na produtividade e foco.

 

Por isso, para se manter produtivo, é preciso aprender a lidar com as interrupções, principalmente, evitá-las. Portanto, desative as notificações do celular e do e-mail. Faça pausas dentro dos intervalos determinados e se alguém vier conversar com você, diga, educadamente, que precisa finalizar a tarefa.

 

Quais os benefícios da técnica Pomodoro? 

 

A técnica Pomodoro pode ser usada para diferentes fins, como: melhorar a gestão do tempo de estudo, foco no trabalho, realização de projetos, atividades domésticas, leitura diárias e muito mais. 

 

Entre os principais benefícios do pomodoro estão redução da ansiedade, aumento do foco e melhor rendimento. 

 

Afinal, como um Pomodoro é curto é quase impossível você perder a concentração durante o período. Além disso, você sabe que, em breve, terá um momento de pausa, como uma recompensa para o cérebro. Conheça outros benefícios:

 

  • Alivia a ansiedade;
  • Gestão de tempo para finalizar as tarefas dentro do prazo;
  • Aumenta da produtividade e rendimento;
  • Melhora a motivação;
  • Passe a entender o que te distrai.

 

Vamos começar?!

 

Entendeu como funciona a técnica Pomodoro? Tenho certeza que colocá-la em prática será muito útil para a sua rotina (falo por experiência própria). Ah! Se ficou alguma dúvida ou se gostou do conteúdo, não deixe de comentar!


O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - disponibiliza mais de 240 cursos online e gratuitos (sem pegadinha) em diversas áreas do conhecimento. Melhore suas oportunidades profissionais ou aprenda mais por meio dos materiais. Conheça agora!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos