Dicas para Liderar Equipes | GINEAD

[Dicas para Liderar Equipes | GINEAD]

Ser líder é muito mais do que ocupar um cargo alto na hierarquia da empresa. Na prática, o profissional que sabe como liderar equipes é capaz de oferecer todo o suporte necessário ao time para que os objetivos gerais sejam alcançados.

 

Não é à toa que a palavra “líder” é originada do inglês “leader” que, em tradução livre, significava “aquele que conduz”. Portanto, o profissional é responsável por gerir, orientar, influenciar e motivar a equipe para a execução das tarefas.

 

Se você se tornou um líder recentemente ou pretende ser um, você está no lugar certo! Neste post você vai conhecer algumas dicas incríveis de como liderar equipes de trabalho. Preparado?! Então, siga a leitura.

 

O que é liderança?

 

A liderança é hoje uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. Afinal, o profissional que sabe como liderar equipes é capaz de promover melhores resultados para a empresa e implementar mudanças.

 

Para isso, o líder usa estratégias e técnicas que visam incentivar e desenvolver uma equipe engajada e alinhada aos valores da empresa. Além disso, ele contribui para retenção de talentos, bom clima organizacional e aumento da produtividade.

 

10 dicas valiosas para liderar equipes de trabalho

 

A liderança é uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida assim como qualquer outra. Portanto, independente da sua personalidade, você pode aprender técnicas e práticas específicas que contribuem para o sucesso da sua carreira de líder.

 

Conheça a seguir algumas dessas estratégias:

 

1. Desenvolva uma boa comunicação

 

Um requisito importante para liderar equipes de trabalho é ter uma boa comunicação e oratória. Só assim o líder garante que a equipe irá compreender aquilo que ele diz e, mais do que isso, irá “comprar” a ideia proposta.

 

Portanto, se expressar adequadamente é fundamental para influenciar os ouvintes e demonstrar domínio sobre o assunto. Sem uma comunicação efetiva, as falas do líder ficam sujeitas a diferentes interpretações ou passam pouca credibilidade.

 

2. Escute o seu time

 

Para garantir uma boa comunicação, o líder também precisa ouvir a sua equipe. Para isso, mostre-se sempre disponível, esteja aberto a sugestões, opiniões, ideias e deixe os colaboradores seguros para procurarem por você sempre que necessário.

 

Certamente, eles se sentirão mais engajados e, com o tempo, oferecerão ideias capazes de melhorar a rotina e solucionar problemas. Além disso, preocupe-se com o bem-estar e com a satisfação dos seus liderados e seja flexível a mudanças.

 

3. Seja exemplo

Para liderar equipes de trabalho você precisa ser exemplo. Portanto, se quiser um time comprometido com o horário, seja pontual. Se você deseja que a equipe tenha sede de conhecimento, não pare de estudar. Se quiser comprometimento, se comprometa.

 

Também é importante compartilhar o seu conhecimento com a equipe a fim de contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores. Tudo isso porque o líder tem o papel de inspirar comportamentos e ações e ainda precisa passar confiança e credibilidade para os seus liderados. 

 

4. Dê feedbacks

 

Um dos processos mais importantes para liderar equipes de trabalho é dar feedbacks. Quando isso é feito com responsabilidade e sabedoria, o colaborador entende seus pontos fortes e fracos, além de se sentir motivado a melhorar.

 

Para isso, a estratégia "one-a-one'' pode ser uma excelente escolha. Ela é usada para conversar com cada colaborador individualmente com certa frequência. O objetivo é dar feedbacks e conversar sobre a relação com a equipe, plano de carreira e desempenho.

 

5. Saiba lidar com crises

 

Não existe ambiente de trabalho perfeito. Em algum momento aparecerão conflitos, insatisfações e desavenças, o que é completamente normal. O líder, no entanto, tem o papel de intervir e colaborar para a solução do problema da melhor maneira.

 

Aqui vale destacar que as críticas nunca devem ser feitas em público, uma vez que o colaborador pode se sentir constrangido. Além disso, busque entender as diferentes percepções dos colaboradores com empatia.

 

6. Invista no seu time

O verdadeiro líder é aquele que contribui para o crescimento pessoal e profissional dos funcionários. Além disso, deve fornecer a eles todas as ferramentas necessárias - materiais ou não - para executarem as tarefas da melhor maneira possível.

 

Uma das maneiras de fazer isso é investindo em capacitações para a equipe. Para isso, identifique o que precisa ser melhorado no seu time e procure cursos rápidos e acessíveis para capacitá-los. Faça isso sempre que necessário.

 

7. Crie metas atingíveis

 

Não é novidade que as metas podem contribuir para a motivação da equipe, especialmente, quando elas vêm acompanhadas de alguma bonificação. No entanto, criar metas impossíveis pode abalar a confiança dos colaboradores.

 

Sendo assim, crie metas desafiadoras, mas que sejam atingíveis. Além disso, pense em estratégias de premiações, promoções e de reconhecimento para manter os funcionários satisfeitos e produtivos.

 

8. Seja transparente

 

Para construir confiança com a equipe é necessário ser transparente sobre as metas e os objetivos da empresa em curto e longo prazo. Isso é importante porque quando o time entende “o que está fazendo” e “porque está fazendo'', a produtividade é maior.

 

Por outro lado, a empresa que esconde informações tem dificuldades em engajar a equipe, uma vez que os colaboradores recebem tarefas sem entender em que contexto elas estão. Além disso, a transparência permite um fluxo de informações dos dois lados, o que pode ser valioso para a empresa.

 

9. Delegue tarefas

 

Um dos grandes desafios de liderar equipes de trabalho é saber como delegar efetivamente. Para isso, o primeiro passo é conhecer a sua equipe, entendendo as competências, especialidades e dificuldades de cada colaborador.

 

Em seguida, o líder deve confiar no seu time e delegar tarefas com sabedoria e empatia. Você deve agir sob um ponto de vista estratégico, sempre pensando nos objetivos gerais da empresa e organizando as prioridades.

 

10. Incentive o trabalho em equipe

 

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 72% dos líderes acreditam que a criação de uma cultura de alta performance é um dos fatores mais críticos para o sucesso de uma empresa, portanto, incentivar as equipes a um melhor desempenho ainda é um desafio.

 

Para superá-lo, é preciso prezar por uma conversa ativa e empática e desenvolver relações de confiança e respeito com a equipe. O líder também deve criar estratégias de incentivo, oferecer ferramentas que facilitem o trabalho e valorizar a equipe.

 

Invista na sua carreira de líder

 

Muita coisa, não é mesmo?! De fato, para se especializar e ser capaz de liderar equipes é necessário aprofundar o conhecimento.

 

E é por isso que o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - lançou uma série de cursos online e gratuitos para você se desenvolver como líder. 

 

Conheça a seguir alguns deles:

 

 

Ah! E todos os cursos são 100% online e você pode estudar na hora que preferir. 

 

Ao final do curso é possível emitir o certificado (opcional e pago) válido em todo o Brasil para comprovação do conhecimento e crescimento profissional. Não vai perder essa chance, né?!

 

Quer saber mais?! Então, acesse o link para conhecer a lista completa de cursos online e gratuitos do GINEAD.

 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos