Como conseguir uma promoção no trabalho? 9 dicas vão te ajudar!

[Como conseguir uma promoção no trabalho? 9 dicas vão te ajudar!]

Do mesmo modo que existem caminhos que levam a demissão, também existem atalhos que podem te ajudar a conseguir uma promoção no trabalho. Para conquistar ascensão de carreira, é válido investir no desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas. 

 

Além disso, o profissional deve estar bem alinhado aos valores da empresa, assim como, às expectativas dos seus superiores. Mas, afinal, por onde começar? Para ajudar na missão de conseguir uma promoção no trabalho, separamos aqui 9 boas dicas.

 

Você deve ler todo o conteúdo e definir quais sugestões fazem mais sentido para a sua rotina e carreira, combinado? 

 

9 passos para te ajudar a conseguir uma promoção no trabalho

 

Escolher quem será promovido é um poder concentrado nas mãos da empresa, no entanto, você não precisa ficar parado esperando a sua vez chegar. O melhor caminho é se destacar profissionalmente e aumentar as suas chances de conseguir uma promoção no trabalho.

 

Conheça a seguir 9 dicas valiosas para isso. Acompanhe:

 

1. Alinhe-se com a missão e valores da empresa

 

Você precisa entender o que é valorizado na organização em que você está, isto é, quais comportamentos e práticas são bem vistos. Por exemplo, em uma organização que preza pelo pioneirismo e inovação, você não pode ficar em inércia, se não, ficará para trás.

 

Atente-se também para as estratégias da instituição, onde ela quer chegar. Auxiliar a empresa nesse processo mostra que você “veste a camisa” e isso aumenta as chances de conseguir uma promoção. Portanto, pesquise sobre a cultura organizacional da empresa e alinhe-se.

 

2. Não espere capacitação

 

Algumas empresas oferecem treinamento ou ações de incentivos para que os funcionários estudem. No entanto, outras instituições não oferecem. Os melhores profissionais são aqueles que traçam seu próprio caminho.

 

Isto é, desenvolvem-se diariamente independente das campanhas da empresa. O colaborador que apenas reclama da falta de capacitação e aguarda treinamento acaba condicionando o seu crescimento há práticas da empresa e tem dificuldades para sair do lugar. 

 

3. Entenda quais são as expectativas do seu trabalho 

 

Antes de conquistar uma promoção do trabalho, você precisa executar bem as suas tarefas. Por isso, uma boa dica é seguir alinhado com o seu chefe sobre como você pode agregar mais para o crescimento da empresa.

 

Isso porque, muita das vezes, apenas cumprir suas atividades não é suficiente. É preciso entender o que o seu gestor espera de você. Depois disso, você pode buscar caminhos para fazer mais do que o esperado e conquistar a confiança e admiração do chefe e da equipe. 

 

4. Converse com seu chefe sobre a promoção

 

Também converse com o seu chefe sobre o seu interesse em crescer. Afinal, já ouviu o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Ao conversar com seus superiores sobre o seu interesse, certamente, eles se lembrarão de você quando surgir uma oportunidade.

 

Em seguida, entenda o que você precisa fazer para crescer. Use essa conversa para pegar dicas e insights que podem ser úteis para conseguir uma promoção. Outra boa dica é conversar também com quem já foi promovido na empresa e seguir alguns bons conselhos.

 

5. Faça um bom plano de carreira

 

Agora que você entendeu quais são as metas da empresa e o que o seu gestor espera do seu trabalho, é preciso agir. Monte um bom plano de carreira e defina o que precisa ser melhorado para que conseguir a promoção no trabalho. 

 

Por exemplo, se para conseguir ser promovido você precisa aprender inglês ou desenvolver habilidades de gestão, vale a pena investir em cursos relacionados. Ah! Não se esqueça de colocar datas limites para conclusão das metas. Isso te ajudará a se manter motivado.

 

6. Prepare-se e explore novos conhecimentos

 

Chegou a hora de colocar a mão na massa e sair do lugar. Uma das principais dicas para conseguir uma promoção é explorar novos aprendizados. Tenha curiosidade de aprender coisas novas e de se especializar. 

 

Afinal, crescer na carreira é como passar num funil, entretanto, somente aqueles que estão preparados têm a chance de serem promovidos. Além disso, deixe transparecer o seu constante aprendizado. Surpreenda. 

 

7. Pense como um líder

 

Tome as suas decisões espelhadas no comportamento do seu chefe, tente pensar e agir como ele. Basicamente, para alcançar determinado cargo você deve entender como as pessoas ali se comportam e quais são as funções desempenhadas por elas. 

 

Outro ponto importante é ter personalidade, questionar e perguntar. A empresa te contratou para ser uma mente pensante, portanto, sempre concordar com tudo não é um bom caminho. Sendo assim, coloque-se verdadeiramente à disposição e tenha pró-atividade.

 

8. Se relacione bem com a equipe

 

Se você criar um bom relacionamento com a equipe, incluindo pessoas de outras áreas e setores, quando houver uma boa oportunidade, o seu nome será lembrado. Portanto, relacione-se bem com o seu time e com os líderes da empresa.  

 

Para isso, mostre competência e apresente-se disposto a ajudar. Afinal, ter uma indicação pode fazer muita diferença na hora de conseguir uma promoção no trabalho.

 

9. Faça um bom marketing pessoal

 

Por fim, faça seu marketing pessoal e mostre o seu desenvolvimento e resultados. Afinal, de nada adianta merecer a promoção, se os seus superiores não sabem disso. Portanto, dar visibilidade para os seus resultados também faz parte do processo. 

 

Se tudo estiver encaminhado, pedir uma promoção pode ser uma alternativa, mas é um tanto quanto complicado. Para isso, reúna todas as provas que mostrem o seu resultado positivo e porque você merece ser promovido.

 

Por onde começar?

 

Como vimos ao longo do conteúdo, a profissionalização e formação continuada são fundamentais para conseguir uma promoção do trabalho. Além da faculdade e cursos técnicos, o profissional também pode optar pela modalidade de cursos EAD gratuitos. 

 

Por meio do estudo à distância e gratuito, o profissional poderá escolher o curso que melhor atende ao seu plano de carreira e estudar sem sair de casa. Algumas instituições ainda oferecem opção de emissão de certificado, visando à comprovação do conhecimento.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - por exemplo, é uma das principais referências em curso online e grátis do país. São mais de 4,4 milhões de matrículas e 230 cursos em diferentes áreas.

 

Com certeza a instituição tem o curso certo para a sua carreira! Conheça agora os cursos online e grátis do GINEAD e aumente as suas chances de conseguir uma promoção no trabalho. Todos os cursos têm a opção de emissão do certificado.

 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos