Entenda a importância da leitura na educação infantil

[Entenda a importância da leitura na educação infantil]

A leitura na educação infantil é um hábito que deve ser praticado e incentivado pela escola, assim como, pelos pais ou responsáveis.

 

Afinal, a leitura na infância é fundamental para o desenvolvimento intelectual, social e cognitivo da criança e ainda estimula a criatividade e a empatia.

 

Além disso, ler para uma criança é um ato de atenção e carinho, o que contribui para a formação de afeto entre o leitor e o pequeno. 

 

Para falar mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo. 

 

Nele você vai conhecer mais sobre a importância da leitura na educação infantil e ainda algumas dicas para incentivar o hábito de ler na infância. Confira!

 

Qual a importância da leitura na educação infantil?

 

A leitura é uma ferramenta poderosa. É por meio dela que se compreende mais sobre o mundo e se formam cidadãos conscientes e críticos. Por isso, é essencial que as crianças se familiarizem com os livros ainda nos primeiros anos de vida.

 

Inclusive, a própria Base Nacional Comum Curricular ressalta a importância da leitura na educação infantil na formação do indivíduo, uma vez que a prática incentiva o gosto pela leitura, estimula a imaginação da criança e amplia o conhecimento.

 

Conheça a seguir mais alguns benefícios da leitura na educação infantil.

 

Contribui para o desenvolvimento

 

A leitura na educação infantil, além de ser um momento prazeroso e divertido para a criança, colabora para o desenvolvimento cognitivo e para a formação social.

 

Isso porque a leitura possibilita que a criança desenvolva o raciocínio e aprenda mais acerca do mundo, das pessoas e até sobre si mesmo. Também ajuda na formação de senso crítico e de valores éticos.

 

Estimula a criatividade

 

O contato com o mundo lúdico dos livros estimula a criatividade. São histórias de dragões, princesas, terras encantadas e, muitos outros exemplos, que ajudam a criança a desenvolver imaginação e a se tornarem indivíduos mais criativos.

 

Portanto, a leitura possibilita que a criança encontre diversão e viaje para lugares mágicos sem que precise de brinquedos caros e tecnológicos. A história que é ouvida se constrói na mente da criança e a imaginação flui.

 

Promove conexão e afeto

 

A leitura na educação infantil também colabora para que seja criada uma conexão entre o leitor e o ouvinte. Afinal, ler para uma criança é passar com ela um tempo de qualidade e ainda ensinar e aprender.

 

Durante a leitura a criança observa o adulto, suas falas e entonações e desenvolve por ele carinho e afeto. A experiência proporciona um ambiente de amor e boas lembranças para toda a vida, tanto para a família quanto para a criança.

 

Auxilia na alfabetização e letramento

 

Os livros, propositalmente, incluem palavras e expressões que muita das vezes não fazem parte do dia a dia da criança. O objetivo é que ela tenha contato com novos vocabulários e que isso desperte curiosidade em conhecer novas expressões.

 

Como resultado, a criança conhece novas palavras, seus sons e ainda tem o primeiro contato com a linguagem na forma escrita. Em uma fase de desenvolvimento, como na infância, esses estímulos colaboram e incentivam o aprendizado.

 

Colabora para formação de opinião

 

As histórias infantis usam o lúdico para ensinar lições importantes. São situações, ideias e questionamentos que fazem a criança refletir, até mesmo sobre situações que ela nunca viveu, e formar um pensamento crítico.

 

Na prática, a leitura na educação infantil ensina mais sobre o mundo, sobre o ser humano, sobre emoções e conflitos. Também mostra como devemos agir, o que é uma amizade, o que é amor, como tratar o outro e muito mais.

 

Melhora a concentração

 

É comum que algumas crianças tenham dificuldade em se concentrar e que, durantes as primeiras leituras, fiquem inquietas e distraídas. No entanto, à medida que se desenvolve o hábito de ler, a criança tem mais facilidade em manter o foco.

 

Isso porque ela entende que aquele momento exige calma e atenção e, com o tempo, consegue se concentrar por períodos cada vez maiores. Por isso, criar o hábito de ler para crianças é fundamental, inclusive para as mais agitadas.

 

Novos aprendizados

 

As habilidades e competências aprendidas na infância perduram por toda a vida, por isso, a leitura na educação infantil é tão importante.

 

Por meio da leitura, a criança conhece diferentes culturas, pessoas e pontos de vista, o que promove a compreensão de diferentes realidades. Com o tempo, desenvolve-se a habilidade de se colocar no lugar do outro, isto é, praticar a empatia.

 

Compreensão de si mesmo

 

Os livros ajudam a criança a lidar com emoções e conflitos durante o desenvolvimento. Isso porque, quando um personagem passa pela mesma situação que a criança, ela percebe que não está sozinha e se identifica.

 

Isso ajuda, inclusive, no desenvolvimento da autoestima. 

 

Por exemplo, a história do livro “O cabelo de Cora” retrata os desafios que Cora (personagem principal) enfrenta na escola por ter um cabelo crespo, diferente do de suas colegas, mas lindo do jeito que é.

 

Entenda a importância da leitura na educação infantil

(Imagem do livro: O cabelo de Cora - autora Ana Zarco Câmara)

 

Diversas meninas se identificam com a história de Cora e usam dos ensinamentos do livro um aprendizado para toda a vida.

 

Além disso, as histórias infantis ajudam na compreensão de outras questões comuns na infância, por exemplo, medo, inveja, ciúmes, amor, alegria e muito mais.

 

Quando incentivar a leitura na educação infantil?

 

Os livros devem ser introduzidos naturalmente na rotina da criança, isto é, sem que haja uma obrigação, mas a leitura deve ser incentivada antes mesmo da alfabetização.

 

Afinal, como vimos, a leitura promove diversos benefícios para a criança e garante que ela esteja mais motivada na hora de aprender a ler e escrever. 

 

Para crianças de dez meses a dois anos, os livros devem ser usados para despertar curiosidade. Nesse caso, opte por livros com gravuras, fantoches e folhas duras.

 

Para crianças de dois a três anos de idade, deve-se contar histórias lúdicas e até mesmo educativas. Para crianças de três a seis anos, deve-se optar por leituras contextualizadas com a rotina da criança e também contos de fantasias.

 

Como estimular a leitura na educação infantil?

 

O incentivo dos pais e da escola à leitura na infância é fundamental, mas nem sempre é um processo fácil. Conheça a seguir algumas dicas de como fazer isso: 

 

Escolha histórias que despertem interesse

 

Com o tempo, você perceberá que algumas histórias despertam interesse, outras nem tanto. Por isso, busque entender o gosto da criança e opte por histórias que chamem a atenção. Deixe a criança ler com você e estimule conversas sobre o livro.

 

Faça desse momento algo divertido e prazeroso!

 

Busque projetos 

 

Existem centenas de projetos que incentivam a leitura na infância, como é o caso do “Leia para uma criança” do Banco Itaú que distribui livros infantis, e do projeto Ler em Família, iniciativa da prefeitura de Belo Horizonte.

 

Esse tipo de projeto pode ser uma excelente alternativa para que você conquiste mais livros e incentive a leitura de seus alunos ou filhos.

 

Seja exemplo

 

A escritora Ruth Rocha já dizia “a leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo”. Em outras palavras, deve-se inserir a leitura na rotina da criança de maneira lúdica, além de dar exemplo a ela.

 

Você também pode criar ações criativas para incentivar a leitura, por exemplo, criar um projeto literário com os alunos da sua escola.

 

Estude sobre o assunto

 

Ler histórias infantis é uma arte. Afinal, prender a atenção da criança nem sempre é uma missão fácil, sendo necessário usar de algumas estratégias para manter os pequenos interessados.

 

Pensando nisso, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - preparou um curso online e gratuito sobre a arte de contar histórias infantis

 

Para estudar e se matricular é completamente online e você entenderá como ajudar seu filho (ou aluno) sem pagar nada por isso. Acesse o link e comece agora mesmo!

 

Ao final do curso você poderá emitir o certificado (opcional e pago) válido em todo Brasil, inclusive, para qualificação profissional e enriquecimento do currículo.

 

Não vai perder essa chance, né?!

 

Gostou do conteúdo?! Leia também? 5 dicas para montar atividade de alfabetização.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos