5 dicas para montar atividades de alfabetização

[5  dicas para montar atividades de alfabetização]

O papel de um professor é insubstituível, ainda mais quando o assunto é a alfabetização. Afinal, é preciso buscar caminhos para conquistar a atenção dos alunos, assim como, criar alternativas para que todos consigam aprender e fixar o conhecimento.

 

Nesse contexto, para montar atividades de alfabetização o professor deve entender as particularidades dos alunos daquela turma, visando criar meios didáticos e inclusivos

 

Por exemplo, o educador pode trabalhar com atividades coloridas com personagens infantis, usar vídeos de animação e até mesmo jogos. Assim, o professor conseguirá transformar o processo de alfabetização em algo fluido e divertido. 

 

Entendendo a importância do educador na vida de inúmeras famílias e crianças, preparamos aqui algumas dicas de como montar atividades de alfabetização, tanto para aulas online quanto presenciais. Vamos lá?! 

 

1. Faça com que os alunos fiquem familiarizados com as letras

 

As atividades de alfabetização são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Esses exercícios podem ser usados tanto para a aquisição de conhecimento quanto para fixação do aprendizado.

 

Para familiarizar os alunos com as letras você pode usar de diversas estratégias, sejam elas sonoras, visuais ou táteis. Por exemplo, desenhe as letras no quadro e peça para que os alunos repitam o som.  

 

Além disso, você pode criar cartazes (em EVA ou cartolina)  e deixar leituras fixadas na sala de aula, por exemplo, um poema com palavras que começam somente com a letra P ou o alfabeto associado a uma imagem. Assim, diariamente os alunos visualizarão essas informações, o que auxilia na fixação. 

 

Outra boa dica é apostar em jogos interativos para motivar os alunos durante as aulas. Por exemplo, o bingo das letras. Nesse jogo, todos os jogadores (alunos) ganham uma cartela e o professor fica responsável por ditar as letras (anote todas as letras ditadas). 

 

Os jogadores poderão marcar a letra ditada com feijõezinhos ou bolinha de papel. Quem completar a cartela primeiro, ganha o jogo! No fim, o professor deve conferir se todas as letras foram marcadas corretamente. 

 

Para os professores que estão trabalhando no formato EAD: você pode enviar essa atividade para que os pais interajam com os alunos.

 

2. Utilize vídeos e imagens complementares

 

Ao utilizar recursos visuais, o aprendizado de alunos em escola primária pode aumentar em até 83%, segundo uma pesquisa americana sobre a “Influência dos recursos visuais no fortalecimento do processo de aprendizagem” (acesse a pesquisa completa aqui).

 

Por isso, na hora de montar atividades de alfabetização é preciso ter criatividade. Aposte em gravuras para personalizar os exercícios e deixá-los mais atrativos. Veja só o exemplo abaixo, no qual foram usadas figuras de macaquinhos para estimular os alunos:

 

Outra boa dica é relacionar uma palavra com sua respectiva imagem. Portanto, em uma atividade na qual o aluno precisa completar uma sílaba de uma palavra você pode colocar uma imagem para ajudá-lo. Como no exemplo, "ma_ _ co" para completar o "ca" e a imagem do macaco. 

 

Você também pode apostar em vídeos, por exemplo, de músicas ou histórias infantis que estão no Youtube e até filmes e criar atividades relacionadas. 

 

3. Adapte as atividades para diferentes alunos

 

Cada turma é de um jeito, mas nem sempre você precisará criar novas atividades do zero. Você pode modificar as atividades já feitas para dar aulas para diferentes níveis de escrita.

 

Por exemplo, a atividade da amarelinha de sílabas (do tópico anterior) pode ser mais complexa para alguns alunos. Nesse contexto, você pode colocar mais imagens (uma descrevendo cada palavra) ou até mesmo escrever quais são as palavras presentes na amarelinha. 

 

Por exemplo, o seguinte enunciado:

 

Complete as palavras da amarelinha usando as letras que estão no quadro. As palavras presentes na amarelinha são: macaco, tomada, melado, madame. 

 

Entende como uma mesma atividade de alfabetização pode te proporcionar diversas possibilidades? Do mesmo modo, você pode, ao invés de trabalhar com sílabas simples, você pode modificar o exercício para palavras que tenham sílabas complexas, como: aquário e cravo.

 

4. Ensino além da sala de aula

 

Busque também trazer informações interdisciplinares para as aulas. Por exemplo, um tópico em alta e que afetou a vida de todos os brasileiros, inclusive dos alunos, foi a COVID-19. Passar para estudantes algumas informações e dicas de como se proteger dessa doença é bem relevante.

 

Além disso, lembre-se que atividades de alfabetização não se resumem em folhas de xerox. Como vimos, é importante trabalhar com brincadeiras, músicas, jogos e muito mais. Sempre que preparar uma atividade para os alunos, pense em qual será o objetivo e como ela contribuirá para o crescimento deles.

 

5. Instigue as produções textuais

 

As crianças em fase de alfabetização também conseguem produzir frases e até mesmo um pequeno texto. Para incentivar essa prática, você pode pedir para que a criança observe uma imagem e depois que ela crie uma pequena história sobre o que está acontecendo na gravura.

 

Outro bom exemplo, são as atividades de alfabetização que pedem para que a criança dê um título para o texto.

 

Veja um exemplo de uma aula completa

 

Agora que já aprendemos algumas dicas de como criar uma atividade de alfabetização, que tal um exemplo prático? 

 

Aqui preparamos uma atividade de alfabetização no Padlet, uma excelente ferramenta online que permite criar quadros virtuais. Ela pode ser usada para criação e preparação de aulas.

 

No primeiro quadro, foi colocado um vídeo com a canção AEIOU para que os alunos pudessem ouví-la e conhecer as vogais de forma divertida. No quadro seguinte, foi colocada a letra dessa canção para incentivar a leitura dos alunos.

 

Para a parte prática, colocamos o jogo do bingo da alfabetização e, no fim, foram passadas algumas informações sobre o novo coronavírus para os alunos. 

 

Dicas de ferramentas para criar atividades de alfabetização online 

 

O meio mais comum para criação de atividades de alfabetização é o Word. Contudo, você pode usar diferentes ferramentas e plataformas para criar suas aulas. 

 

As quatro ferramentas que serão citadas a seguir podem ser usadas tanto no formato de ensino online quanto no presencial. Cabe ao professor usar a sua criatividade! Acompanhe:

 

1. Padlet

 

O Padlet é uma ferramenta muito completa e tem várias aplicabilidades dentro da educação. Por exemplo, o professor pode criar um mural digital com várias atividades e compartilhar com a turma. Os alunos podem contribuir, comentar e interagir com o conteúdo.

 

2. Word 

 

O Word é um dos recursos oferecidos pelo Pacote Office. Não é de hoje que ele é usado como ferramenta de ensino. A grande questão é que diversos educadores ainda aproveitam somente o mínimo dessa ferramenta. 

 

Para aprender todo o potencial desse recurso, vale a pena apostar em um curso online e gratuito de Word básico ou avançado.

 

3. Google Classroom

 

O Google Classroom (ou Google Sala de Aula, em português) é uma ferramenta online do Google pensada para interação virtual entre alunos e professores. Ela simplifica a criação de atividades, aumenta a colaboração dos alunos e promove a comunicação. 

 

O Classroom pode ser usado pelo computador ou celular, além de ser integrado com várias outras ferramentas do Google como Gmail, Google Docs, Google Drive, Google Agenda e muito mais.

 

Veja um exemplo de atividade de alfabetização criado no Classroom:

 

4. Canva

 

O Canva é um software gratuito de design gráfico no qual você poderá criar suas atividades de alfabetização. Assim, você poderá criar materiais usando templates personalizáveis, aumentando o engajamento dos alunos.

 

Que tal se preparar mais um pouco?

 

Montar atividades de alfabetização pode ser um desafio, mas, certamente, elas são fundamentais para o desenvolvimento dos seus alunos. Nesse contexto, o professor não pode parar de estudar, visando o seu crescimento profissional e pessoal.

 

Pensando nisso, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - disponibiliza uma série de cursos online e gratuitos para professores que têm sede de conhecimento e querem melhorar ainda mais suas atividades. Conheça alguns deles:

 

Curso online e grátis sobre os métodos de alfabetização

 

Curso online e grátis de alfabetização

 

Curso métodos e processos de alfabetização

 

Todos os cursos são 100% online e gratuitos. Está esperando o que? Conheça todos os cursos GINEAD e matricule-se gratuitamente.

 

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuíto lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos