Qual é a diferença entre assistente e auxiliar administrativo?

[Qual é a diferença entre assistente e auxiliar administrativo?]

Você sabe qual é a diferença entre assistente e auxiliar administrativo?! Por mais que muita gente acredite que sejam termos sinônimos para a mesma carreira, na prática, esses profissionais possuem funções e salários diferentes.

 

O assistente e o auxiliar administrativo atuam dando suporte na administração de uma empresa, mas há uma diferença de nível. Vale lembrar que as duas carreiras abrem excelentes oportunidades por serem essenciais na rotina da grande maioria das organizações. 

 

Prova disso é que em uma pesquisa feita no mês de julho de 2021, havia mais de 17 mil vagas abertas para auxiliar administrativo no site Indeed e mais de 12 mil vagas para assistente administrativo no mesmo site de recrutamento. 

 

Quer conhecer um pouco mais sobre cada uma das profissões e a diferença entre assistente e auxiliar administrativo?! Então, você está no lugar certo! 

 

Qual é a função do assistente administrativo?

 

O assistente administrativo é o profissional responsável por assessorar o gestor de uma empresa na rotina operacional. Para isso, ele fica responsável por agilizar os processos administrativos, cuidar dos documentos e pagamentos, além de administrar o fluxo de caixa.

 

É claro que cada empresa tem as suas particularidades e, portanto, as funções do assistente administrativo podem variar de acordo com as necessidades da organização. Mas, de maneira geral, o assistente administrativo ocupa o papel de “braço direito” do gestor. 

 

Normalmente, o profissional também precisa lidar com a agenda da empresa, emitir notas fiscais e controlar o estoque. Sendo assim, o assistente administrativo precisa ter conhecimentos de informática, ser organizado, responsável, proativo e ter boa comunicação. 

 

Onde o assistente administrativo pode trabalhar?

 

O assistente administrativo é peça-chave na administração de empresas e, por isso, pode atuar em diferentes instituições, tanto públicas quanto privadas. Por exemplo, escritórios, empresas de Recursos Humanos, logística, hotéis, entre outros. 

 

Para trabalhar na área não é necessário cursar faculdade de administração, mas realizar um curso livre de assistente administrativo ou na área administrativa é um diferencial para o currículo, assim como, um curso de idioma

 

Qual a função do auxiliar administrativo?

 

O auxiliar administrativo também é responsável por auxiliar o gestor nos processos administrativos. No entanto, ele desempenha funções menos complexas quando comparadas com as responsabilidades de um assistente.

 

Entre as atividades mais comuns, podemos citar: atender telefonemas, enviar e-mails, recepcionar clientes e fornecedores e preencher documentos. Por mais que sejam atividades consideradas mais simples, elas demandam tempo e dedicação do profissional. 

 

Onde o auxiliar administrativo pode trabalhar?

 

O auxiliar administrativo pode atuar em diversas áreas, como escritórios, empresas de Recursos Humanos, setor de compras, estoque, vendas, marketing e finanças, entre outros. 

 

Para trabalhar como auxiliar administrativo é necessário ter ensino médio completo, porém realizar cursos rápidos pode ser uma excelente alternativa para crescer na carreira ou conquistar a vaga de emprego. 

 

Mas, qual a diferença entre assistente e auxiliar administrativo?

 

As principais diferenças entre o assistente e auxiliar administrativo são as funções desempenhadas e a faixa salarial. Afinal, embora as duas profissões sejam na área administrativa, há uma diferença de nível. 

 

Como vimos, o assistente desempenha funções mais complexas, sendo o braço direito do administrador. Já o auxiliar administrativo executa atividades mais simples, mas que ainda sim são importantíssimas em boa parte das organizações. 

 

A média salarial do assistente administrativo, segundo o site Catho, é de R$1680. Enquanto que para o auxiliar administrativo, a média é de R$1410 de acordo com a mesma fonte. É claro que, dependendo da experiência, formação profissional e região, esses valores podem ser maiores ou menores. 

 

Qual o perfil do profissional da área administrativa?

 

O profissional que pretende seguir a carreira administrativa, seja como auxiliar administrativo, assistente ou outra carreira, deve ter algumas características. Dentre elas, as principais são:

 

  • Facilidade para trabalhar em equipe;
  • Conhecimentos de informática e tecnologia;
  • Organização, tanto da rotina quanto dos processos empresariais;
  • Domínio da língua portuguesa;
  • Curiosidade para aprender mais sobre a empresa;
  • Habilidades com matemática.

 

Como se destacar no meio administrativo?

 

Certamente, você conhece alguém que seguiu a carreira administrativa. Afinal, ela é repleta de excelentes oportunidades. O cargo de auxiliar administrativo, por exemplo, não exige qualificações técnicas e é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho.

 

A partir dele, é possível alcançar outros cargos administrativos com salários ainda melhores. No entanto, por mais que existam muitas oportunidades de trabalho, ainda sim a concorrência é alta. Por isso, o melhor caminho é buscar diferenciais para o currículo

 

Mas, como fazer isso?!

 

Imagine: dois candidatos à vaga de auxiliar administrativo. Um deles possui um curso de auxiliar administrativo, um curso de informática e inglês básico. O outro candidato conta apenas com ensino médio completo. Qual deles sai na frente?!

 

A resposta é simples: o primeiro candidato. Por isso, para começar ou crescer na carreira administrativa, qualifique-se. Comece com cursos livres e rápidos que se encaixam na sua rotina. Com o tempo, se possível, invista na graduação de administração.

 

Como o GINEAD pode te ajudar?

 

O GINEAD - Instituto Nacional à Distância - é referência no segmento de cursos livres. A empresa disponibiliza mais de 400 cursos online e gratuitos para te ajudar a dar um up na carreira e conseguir a oportunidade que precisa. 

 

Na área administrativa, o GINEAD conta com quase 50 cursos para a sua carreira, todos eles com opção de certificado para você comprovar o conhecimento.

 

Que tal conhecer alguns deles?!

 

 

 

 

Ah! Mas, as opções não param por aí. O GINEAD também disponibiliza cursos de gestão de tempo, informática, idiomas e muito mais! Conheça todos os cursos, matricule-se grátis e saia na frente. 

 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos