Curso online gratuito: como funciona e onde fazer?

[Curso online gratuito: como funciona e onde fazer?]

Você já pensou em fazer curso online gratuito? Muitas pessoas vêm buscando novas formas de aprender alguma habilidade para se capacitar em uma área específica, seja para o aprimoramento profissional ou acadêmico. Mas com a correria do dia a dia fica difícil encontrar tempo para estudar.

 

Por isso, elas buscam opções com mais flexibilidade de horário e espaço. Nesse contexto, os cursos online são a solução certa. Nele, o aluno pode estudar em qualquer horário e local e de acordo com a sua disponibilidade. Para tanto, basta ter um smartphone conectado à internet.

 

O melhor de tudo é que esse formato de ensino oferece a chance de ter ótimos resultados com custos muito baixos, além de muitas outras vantagens. No entanto, as pessoas ainda não entendem como funciona um curso online gratuito.

 

Ainda encontram dificuldades para escolher a escola certa dentre tantas opções disponíveis na internet. Pensando nisso, vamos explicar, neste artigo, o funcionamento dos cursos online, dar dicas de como escolher onde estudar e muito mais. Vamos lá?

 

Afinal, como funciona o curso online gratuito?

 

Nos cursos online você estuda exclusivamente pela internet. Isso vale para uma graduação, pós-graduação, cursos livres e de extensão. Cada um conta com suas características próprias, como duração do estudo, metodologias de ensino, período de disponibilidade do conteúdo e métodos de avaliação.

 

Muitos deles oferecem um ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno encontra uma série de ferramentas para aprender, como vídeos, textos em PDFs, exercícios, chats e fóruns. Alguns cursos são fechados para turmas específicas, ou seja, tem um período fixo para serem realizados e precisam de acesso por login e senha.

 

Enquanto outros são abertos ou “livres” e podem ser facilmente acessados por meio do endereço eletrônico e o aluno pode começar e terminar quando desejar. Devido a essa versatilidade de acesso, os cursos livres são os mais procurados para aperfeiçoamento profissional e horas complementares na faculdade.

 

Os cursos online ficam disponíveis 24 horas por dia. Assim, você pode realizar o curso onde e quando quiser. Existem cursos online gratuitos que oferecem certificado de conclusão válido em todo o território nacional que podem ser usados para comprovar seus novos conhecimentos.

 

4 opções de curso online grátis em alta

 

Tem várias opções de cursos online disponíveis na internet. Entre os mais procurados estão:

 

1. Inglês básico

 

Aprender um novo idioma é uma excelente estratégia para enriquecer o currículo e conquistar melhores oportunidades na carreira. Um dos idiomas mais falados no mundo dos negócios, é sem dúvida, o inglês. Por isso, o curso online de inglês básico é uma das opções mais procuradas.

 

2. Comunicação e Oratória

 

Saber se comunicar sem que haja qualquer tipo de má interpretação é uma das coisas mais importantes para os profissionais de todas as áreas. Por isso, essa é uma das habilidades mais procuradas pelas empresas. Essa habilidade quando aprendida na faculdade pode ser bem utilizada em apresentações importantes, como o TCC.

 

3. Auxiliar Administrativo

 

Você sabia que o auxiliar administrativo é um dos profissionais mais buscados no mercado de trabalho? Isso porque ele pode atuar em diferentes setores das empresas, como finanças, RH e marketing. Assim, quem trabalha nessa área tem grandes chances de progredir na carreira. Por isso, o curso online de auxiliar administrativo  também está em alta.

 

4. Informática básica

 

A tecnologia está por todo lado, não é? Saber dominá-la é essencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Pois, ela permite ser mais produtivo e organizado. Por isso, não podemos subestimar a importância de dominar as funcionalidades básicas de um computador por meio do curso online de informática básica.

 

Quais são as vantagens de fazer curso online gratuito?

 

Ainda tem dúvidas sobre o curso online gratuito? Então veja porque fazer:

 

Economia

 

Geralmente os cursos online são bem mais baratos do que os cursos tradicionais. Isso porque todo o material é disponibilizado online e o aluno só paga uma pequena taxa anual que permite ter acesso a todos os cursos disponíveis na plataforma. Um outro formato muito vantajoso são os cursos online e gratuitos em que o estudante paga apenas pela emissão do certificado digital.

 

Diversas opções de cursos

 

Como os cursos online não requerem uma grande estrutura, produzi-los e disponibilizá-los é bem mais fácil. Dessa forma, várias instituições de ensino à distância oferecem uma grande variedade de cursos para alcançar diferentes públicos. Assim, você pode encontrar exatamente o que você estava procurando. 

 

Conclusão rápida

 

O ensino tradicional limita-se a uma data para começar e terminar. Num mundo onde as transformações são rápidas, é importante se atualizar na mesma velocidade. Na modalidade de ensino online, o profissional ou aluno pode se atualizar rapidamente.

 

Conforto e segurança

 

Com a possibilidade de estudar em qualquer lugar, os alunos podem concluir o curso em casa. Isso faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis e, é claro, seguras. Já que a pessoa quando está em casa está livre de trânsito e ameaças, como roubos.

 

Como escolher a escola certa?

 

É importante escolher bem onde fazer curso online gratuito. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a fazer a escolha certa. Veja só:

 

Verifique se o curso atinge o objetivo desejado

 

Existem diversas opções de cursos e uma das principais diferenças entre eles é o conteúdo. Por exemplo, se você ainda não fala inglês, então deve fazer um curso básico. Mas se tem algum domínio e quer aprimorá-lo, convém fazer um curso intermediário. A dica para saber se o curso atinge o seu objetivo é verificar a grade de conteúdo.

 

Escolha cursos online com certificado

 

Para comprovar seus novos conhecimentos, seja para aperfeiçoamento profissional ou horas complementares, as empresas e faculdades exigem documentos que atestem isso. Por isso, escolha instituições de ensino de cursos online que forneçam certificados de conclusão válidos em todo o território nacional.

 

Verifique a qualidade da escola ofertante do curso

 

Depois de escolher o curso que deseja se profissionalizar, você deve checar a qualidade da escola. Uma das melhores maneiras de fazer isso é analisando os comentários e o nível de satisfação dos ex-alunos. Isso pode ser feito por meio da recomendação no Facebook e no sistema de classificação por estrelas no site da escola.

 

Onde fazer curso online gratuito?

 

Conheça o Ginead! Oferecemos cursos gratuitos online aberto a todos e em diferentes áreas de conhecimento e com a opção de emissão do Certificado Digital. Os cursos contam com material didático online 100% gratuito, que ficará liberado para download e impressão, no ambiente virtual de aprendizagem.

 

Após iniciar o curso, ele ficará disponível para você todos os dias, durante 1 ano. Assim, poderá acessá-lo de acordo com a sua agenda e estudar dentro do seu próprio ritmo. Cada curso possui uma avaliação final online e para ser aprovado é preciso alcançar uma nota igual ou superior a 60%.

 

Após a aprovação na avaliação final do curso, o aluno tem a opção de emitir o certificado digital por meio do pagamento de uma pequena taxa. Ou seja, somente o certificado digital não é gratuito, mas a emissão não é obrigatória.

 

Não vai perder essa oportunidade, não é? Então, venha conhecer nossos cursos online e gratuitos e comece a estudar agora mesmo!

 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos