Vale a pena fazer curso de informática?

[Vale a pena fazer curso de informática?]

Um curso de informática, mesmo que básico, pode te proporcionar boas oportunidades de trabalho, até mesmo como freelancer, além de acrescentar muito à sua vida pessoal. Sendo assim, antes de mais nada, é perceptível que: sim, vale a pena fazer curso de informática.

 

Assim como a internet evoluiu, os cursos de informática também mudaram. Atualmente, quem estuda esse tipo de conteúdo consegue ter uma visão mais completa da área, entendendo também sobre outras vertentes, por exemplo, o marketing digital.

 

Outra boa notícia é que já existem excelentes opções de curso de informática gratuitos. Para te ajudar a entender mais sobre o assunto e onde fazer curso de informática, preparamos este conteúdo. Vamos lá?!

 

O que é um curso de informática?

 

Por ser uma área muito extensa, existem vários tipos de cursos de informática. Por exemplo, existem cursos de graduação, como análise e desenvolvimento de sistemas; cursos técnicos e também cursos rápidos com certificado.

 

Para exemplificar melhor o último, podemos citar os cursos em Excel e Word, que são muito bem vistos e exigidos pela grande maioria das empresas. Sendo assim, entende-se que um curso de informática é aquele que agrega conhecimento relacionado a tecnologia. 

 

Como um curso de informática pode agregar na minha carreira?

 

Um curso de informática pode agregar muito na sua carreira, independente da área em que você atua. Acompanhe:

 

Fora da área da tecnologia da informação

 

Independente da área em que você pretenda trabalhar, um curso de informática básica será uma ferramenta extremamente útil. Afinal, atualmente, é praticamente impossível encontrar uma empresa ou um segmento de mercado que não faça uso da tecnologia.

 

Por isso, fazer um curso de informática deixou de ser um opção e passou a ser um requisito. É preciso saber ao menos o básico à respeito das funcionalidades do computador, assim como, ter domínio de digitação e do pacote Office. Além disso, fazer um curso nessa área vai te proporcionar um certificado importante para comprovação do conhecimento. 

 

Por fim, os cursos de informática vão além dos conhecimentos comuns, dessa forma, mesmo quem trabalha diariamente com Word e Excel, por exemplo, passa a conhecer novas funcionalidades. Esses recursos proporcionam ganho de tempo e melhor organização. Conheça mais 5 razões para fazer curso de informática.

 

Para profissionais de TI

 

Optar por uma carreira na área de informática é uma ótima escolha. Prova disso é que, em 2019, quase 7% do PIB brasileiro foi obtido por meio de serviços relacionados a informática e telecomunicação. E tem mais: profissionais dessa área, recebem cerca de 2,6 vezes mais do que a média nacional das demais profissões. 

 

Mas, caso você pretenda trabalhar na área de tecnologia de informação é fundamental se manter constantemente atualizado. Isso porque diariamente ocorre alguma nova descoberta ou criação. Logo, quem não se atualiza, perde espaço no mercado.

 

Dessa forma, realizar cursos de informática para profissionais da área é fundamental para acompanhar o desenvolvimento das tecnologias. A boa notícia é que já existem boas opções de cursos online e gratuitos que auxiliam (e muito) no aprendizado, tanto de programação quanto de outras vertentes como marketing digital e android.

 

Como um curso de informática pode agregar na minha vida pessoal?

 

É claro que aprender mais sobre informática também pode auxiliar muito na sua rotina. Que tal três exemplos?

 

Mais segurança 

 

Por mais que internet tenha trazido diversas facilidades à nossa rotina, é preciso tomar certos cuidados. Para isso, um curso de informática se faz importante. Por meio do aprendizado, você terá mais informações sobre o funcionamento de um computador, além de como fazer pesquisas, baixar arquivos e trocar e-mails sem se colocar em risco.

 

Satisfação pessoal

 

Quem faz um curso de informática básica consegue trabalhar melhor com o Windows, gerenciar arquivos, organizar a área de trabalho, além de entender melhor diversos outros recursos do computador. Conseguir executar todo esse aprendizado é satisfatório, sendo um empoderamento digital.

 

Mantenha-se atualizado

 

Como dito, a tecnologia muda o tempo inteiro. Fazer um curso de informática básica permite que você se mantenha atualizado quanto às ferramentas e funcionalidades que são capazes de melhorar a sua rotina. Por mais que você já tenha feito um curso há alguns anos, buscar novos conhecimento é importante para encontrar soluções para novos desafios.

 

Por onde começar a estudar informática?

 

O que deve ser estudado varia de acordo com a necessidade pessoal e profissional de cada um. Mas, para iniciantes, o ideal é se especializar, primeiramente, em um curso de informática básica

 

O próximo passo é estudar mais sobre o Pacote Office: Windows, Word, Excel e outros recursos. Isso porque essas ferramentas são úteis no dia a dia de qualquer empresa, portanto, um certificado com certeza agregará em sua carreira.

 

Além disso, saber usar essas ferramentas em nível avançado pode te proporcionar um destaque profissional. Por exemplo, ao realizar uma apresentação incrível utilizando recursos avançados do Powerpoint ou ao automatizar uma planilha em Excel muito usada na empresa.

 

Para quem busca conhecimento profissional, como linguagens de programação, animação de jogos, arquitetura da informação, entre outros cursos, é válido pesquisar bem e conhecer um pouco mais sobre cada área. Por isso, uma boa dica é começar com cursos gratuitos e depois, se necessário, se aprofundar.

 

Onde fazer curso de informática?

 

Como dito ao longo do conteúdo, já existem boas opções de cursos online e gratuitos que oferecem, inclusive, certificado. Tanto para quem visa aprender mais sobre informática quanto para quem quer trabalhar na área, o ideal é começar com cursos nesse formato.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - disponibiliza cursos online e gratuitos para estudantes de todo o Brasil. Os materiais oferecem alto nível de ensino e excelente didática. Não é à toa que a escola já possui mais de 1,5 milhões de alunos de todo o Brasil.

 

Os cursos de informática online e gratuitos disponibilizados pelo GINEAD já somam diversas avaliações 5 estrelas e já ajudaram quase 350 mil estudantes. Conheças os cursos ofertados gratuitamente e comece agora a sua especialização! 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos