Curso Online Grátis de Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física

Curso Online Grátis de Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito. Taxa do certificado digital R$ 39,70

Curso 100% Online

Carga Horária 60 horas

A carga horário desde curso é de 60 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Teoria e prática pedagógica

Unidade 2 - Problematizações acerca do conceito de educação física

Unidade 3 - A educação física como profissão

Unidade 4 - A educação física como prática pedagógica

Unidade 5 - A educação física como campo de conhecimento

Unidade 6 - Vivências e observações em campo

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 60 horas

ATENÇÃO: O certificado NÃO é gratuito!

 

O curso gratuito dá acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e quiser emitir o certificado digital, deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site. Bons estudos!

 

OBS: Quem acessou este curso também se interessou por: Curso Online Grátisde Fundamentos da Educação Física, Curso Online Grátisde Educação Física na Educação Infantil, Curso Online Grátisde Linhas Pedagógicas na Educação.

 

Curso Online Grátis Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física

 

O Curso Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física propõe uma reflexão sobre a área da Educação Física por meio de uma trajetória histórica que contempla diferentes perspectivas e proposições para os seus diversos campos de atuação; e reflete sobre os interesses que a Educação Física abraçou e incorporou em termos de área do conhecimento e de contexto profissional.

 

Nas temáticas apresentadas, será possível analisar os princípios teóricos pedagógicos que fundamentaram as propostas práticas e que sofreram influências de outras áreas do conhecimento, fazendo com que a Educação Física ampliasse sua perspectiva de aprendizagem no nível escolar e passasse a ser reconhecida, também, pelas áreas de saúde, de recreação, de gestão esportiva, de treinamento, dentre outras. Assim,na relação entre teoria e prática,constituem-se os indícios de atuação e de prospecção do profissional de Educação Física.

 

Unidade 1 - Teoria e prática pedagógica

 

Objetivos:  Ao final da unidade, esperamos que você seja capaz de:

 

  • Conhecer e ampliar o conceito de Educação Física;
  • Compreender suas contribuições para o desenvolvimento humano.

 

Unidade 2 - Problematizações acerca do conceito de educação física

 

Objetivos:  Ao final da unidade, esperamos que você seja capaz de:

 

  • Compreender a origem da Educação Física e a sua trajetória;
  • Identificar as possíveis melhorias que podem ocorrer no campo da Educação Física.

 

Nesta unidade, convidaremos você a refletir sobre as possibilidades existentes para a constituição do campo de saber chamado Educação Física, desde seus aspectos históricos até as questões que norteiam sua constituição atual e apontam tendências futuras.

 

Para isso, percorreremos um caminho que passará pelos aspectos sócio-históricos relacionados à instituição da Educação Física escolar como um conjunto de diversas vivências, experiências e práticas. Esse percurso envolverá, também, o estudo da Educação Física como atividade física.

 

Unidade 3 - A educação física como profissão

 

Objetivos:  Ao final da unidade, esperamos que você seja capaz de:

 

  • Identificar o que é a profissão de Educação Física;
  • Compreender as principais práticas e os principais desafios da profissão.

 

A Educação Física assume características próprias sobre a sua atuação e possibilidades do mercado de trabalho, conforme os momentos históricos e conforme suas percepções sobre o corpo e sobre o movimento. Dessa forma, esta unidade propõe uma reflexão sobre o caminho percorrido nos processos de formação do profissional da área e sobre sua atuação nos diferentes espaços profissionais.

 

O estudo apresentará, também,os focos de atuação que emergem do mercado de trabalho e que passam a ser valorizados pelo objeto de trabalho; e as metas a serem atingidas. Por vezes, o profissional da Educação Física tem populações e campos de trabalhos bem diferentes, de acordo com uma lógica que representa a grandeza de possibilidades do seu fazer profissional. É pertinente que os profissionais da área estejam aptos e preparados para essa diversificação tanto quanto às complexidades dos conceitos teóricos como quanto às dinâmicas de ações propostas nas rotinas diárias do trabalho.

 

Unidade 4 - A educação física como prática pedagógica

 

Objetivos:  Ao final da unidade, esperamos que você seja capaz de:

 

  • Compreender a metodologia de ensino da Educação Física.
  • Identificar as principais práticas pedagógicas para o ensino da Educação Física.

 

A educação formal é uma construção social importante na nossa sociedade. Dentro dessa estrutura, a Educação Física é um componente curricular que desempenha um importante papel na formação global dos seres humanos.

 

Todos nós passamos pela experiência de aprender em aulas de Educação Física.Se você está buscando formação nessa área, a experiência, certamente, foi marcante para você e deixou, na sua memória, boas experiências e percepções de pontos que poderiam melhorar.

 

Nesta unidade, você conhecerá aspectos importantes do trabalho e da ação docente na construção de práticas pedagógicas. Também terá a oportunidade de refletir a respeito de como essa prática poderia e deveria acontecer na especificidade da Educação Física.

 

Ao mesmo tempo, estudaremos as relações entre teoria e prática e questionaremos os pontos de encontro entre esses aspectos do saber, que podem se apresentar unidos em diferentes práxis.

 

Mediar processos de ensino-aprendizagem é um papel social que impacta muitas vidas. É importante que você invista toda a sua atenção e toda a sua dedicação nesse aspecto da sua formação. Assim, é provável que você seja lembrado por seus futuros alunos da mesma maneira positiva pela qual você lembra dos seus melhores professores. Vamos estudar para construir essa história?

 

Unidade 5 - A educação física como campo de conhecimento

 

Objetivos:  Ao final da unidade, esperamos que você seja capaz de: 

 

  • Identificar o conceito de campo de conhecimento da Educação Física;
  • Compreender o ensino superior da Educação Física e as áreas de atuação do profissional.

 

A Educação Física, como campo do conhecimento, perpassa diferentes áreas. Com o intuito de debater e de entender o seus objetos de estudo,o corpo e o movimento, apropria-se de outros conceitos, ao mesmo tempo em que se fundamenta em bases próprias, no sentido de qualificar pesquisas e estudos. Nesse processo, as concepções emergem de uma perspectiva prática da ação em que os seus fenômenos e o seu dinamismo propiciam reflexões críticas e conceituais vinculadas às práticas pedagógicas da profissão.

 

Assim, o trabalho do profissional de Educação Física, que, por muitas vezes, foi visto, socialmente, como aquele “que cuida do físico”, assume novos patamares: o trabalho com o corpo e com o movimento dos indivíduos de forma ampliada e integral, sem dicotomias e sem tendências exclusivamente motoras. Esse fato promove a necessidade de uma atuação crítica, reflexiva e justificada teoricamente. Dessa forma, não mais é cabível a simples reprodução de um gesto, mas, sim, o ensino e a educação sobre tal movimento.

 

Unidade 6 - Vivências e observações em campo

 

Objetivos:  Ao final da unidade, esperamos que você seja capaz de: 

 

  • Compreender o que são e para que servem a vivência e a observação em campo;
  • Identificar as principais atividades desenvolvidas a partir das vivências em campo e dos estágios obrigatórios.

 

Esta unidade abordará uma reflexão sobre as vivências e sobre o reconhecimento do campo de trabalho. De certa forma, a exploração dos espaços de atuação, na área da Educação Física, inicia muito antes da opção por essa profissão. Muitas vezes, a opção por ser um profissional da áreaé motivada pelas experiências e pelas vivências já experimentadas, na infância e na adolescência, com o esporte e com a proximidade às práticas corporais. Contudo, essa exploração do ambiente de trabalho ganha novos contornos quando se assumem os princípios que regem a profissão.

 

Assim, a observação do campo passa a ser mais qualificada e mais potencializada quando tem, por necessidade, quebrar alguns paradigmas já incorporados. Esse fato, sob interferências das experiências do processo formativo,é significativo na construção de uma identidade profissional. Não obstante, é, também, nas vivências da prática, que o acadêmico vai definindo preferências e motivações para a atuação no amplo mercado de trabalho da Educação Física.

 

O estudo também apresentará uma reflexão sobre a exploração do campo enquanto espaço de reconhecimento das funções profissionais da área, isto é, as experiências vão delimitando as especificidades e os detalhamentos que emergem das diferentes atuações, tanto na licenciatura como no bacharelado em Educação Física.

 

Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física

 

Sobre o curso


Por meio deste curso, você aprenderá os seguintes assuntos:

 

  • Teoria e prática pedagógica;
  • Problematizações acerca do conceito de educação física;
  • A educação física como profissão;
  • A educação física como prática pedagógica;
  • A educação física como campo de conhecimento;
  • Vivências e observações em campo.

 

Ao finalizar todos os módulos você fará um teste para a aprovação e conclusão do curso.

 

Curso Legalizado


Os Certificados são válidos em todo o território nacional, cumprindo os requisitos das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos, entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II, que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo


Curso Livre

 

Metodologia


O curso de Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física deve ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude todos os módulos para ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso. Para isso, você precisa ter em mente que:

 

  • O estudo é individual;
  • O estudo e avaliação são simples, mas exigem atenção para obter sucesso;
  • Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para estudar as matérias;
  • As questões são elaboradas a partir do texto estudado no curso;
  • Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso à Internet.

 

Passos para ter sucesso no curso

 

  • Estudar várias vezes o texto da apostila;
  • Anotar observações importantes;
  • Realizar a avaliação online quando se sentir preparado.

 

Certificado


O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

  • Atividades complementares (horas extracurriculares);
  • Enriquecer o seu currículo;
  • Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
  • Avaliações para promoções internas nas empresas;
  • Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Concursos públicos (mediante verificação do edital);
  • Provas de títulos (mediante verificação do edital);
  • Seleções de mestrado e doutorado;
  • E diversas outras necessidades.

Conheça nossos
cursos semelhantes

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente