Recolocação profissional: como dar o primeiro passo?

[Recolocação profissional: como dar o primeiro passo?]

Em 2021, o Brasil vive o pior cenário de desemprego dos últimos tempos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE, o número de desempregados foi estimado em 14,4 milhões no trimestre encerrado em fevereiro.

 

Esse é o maior contingente desde 2012 (início da série história da Pnad Contínua). No entanto, o número de novos postos de trabalhos criados não teve aumento significativo e o mercado sente a pressão de tantas pessoas procurando por uma recolocação profissional. 

 

Para te ajudar a conquistar um novo emprego, preparamos este conteúdo. Por aqui separamos dicas estratégicas para te ajudar a manter o foco e traçar um bom plano para voltar a trabalhar ou para mudar de carreira. Vamos juntos?!

 

O que é recolocação profissional? 

 

Antes de tudo, precisamos entender o que é recolocação profissional. Basicamente, é um processo no qual o profissional procura uma nova oportunidade de trabalho. O indivíduo pode buscar uma recolocação por estar desempregado ou insatisfeito com o cargo atual. 

 

Para começar, é comum que o profissional aposte em uma revisão no currículo, treine para entrevistas, entre em contato com o networking, aposte em marketing pessoal, entre outras ações. Tudo isso objetivando uma reinserção no mercado de trabalho.

 

Qual é o tempo médio para recolocação profissional?

 

No Brasil, o tempo de permanência do profissional em seu emprego é, em média, de 3 anos. Os indivíduos que permanecem na organização por ainda mais tempo são aqueles que vestem a camisa da empresa, no sentido literal e figurado, e acreditam no lugar onde atuam.  

 

Para recolocação profissional o tempo médio é de 14 meses. Ficar desempregado, ainda mais durante uma crise economia, é realmente um baque. Por isso, muitos profissionais aceitam um salário menor do que o último trabalhado ou até mesmo um cargo fora da sua área. 

 

Por onde começar? Dicas para conquistar a recolocação profissional

 

A gente sabe que 14 meses é muito tempo. Por isso, para tentar te ajudar a conquistar uma recolocação profissional o mais breve possível, separamos 10 dicas incríveis. 

 

Ah! Vale lembrar que as dicas não seguem ordem. Por isso, leia o conteúdo até o fim e defina as ações que fazem mais sentido para você e sua carreira. 

 

1. Reflita sobre a sua carreira

 

Aproveite o tempo livre para refletir sobre a sua trajetória e os seus objetivos. Pense também se você pretende mudar de carreira ou quer conquistar uma boa oportunidade na sua área de atuação. Além disso, trace os seus pontos fortes e fracos e os seus diferenciais. 

 

O próximo passo é avaliar o que você já possui de qualificações e definir: “o que preciso melhorar?”, “qual ação imediata posso tomar para alavancar a minha vida profissional?". Tente manter uma postura positiva e, acima de tudo, mantenha sempre o foco e a dedicação. 

 

2. Tenha um objetivo em mente

 

O caminho para conquistar uma recolocação profissional é: definir onde você quer chegar e depois traçar os meios para concluir esse objetivo, além de criar um prazo e cronograma para cada etapa. Resumindo: defina as suas metas e pense em estratégias para alcançá-las.

 

Tudo isso será importante para guiar os seus passos e conquistar uma recolocação profissional. Afinal, o planejamento é sempre o melhor caminho, uma vez que ele permite que você tenha uma direção e uma visão ampla sobre a sua situação, suas metas e prazos.

 

Uma boa dica é criar uma lista com as empresas em que você gostaria de trabalhar e avaliar o que precisa ser melhorado para conquistar a vaga sonhada. 

 

3. Reveja seus gastos e sua rotina

 

Outro ponto muito importante é realizar uma organização das suas contas para poder se concentrar com tranquilidade na busca por uma vaga. No entanto, a gente sabe que a maioria das pessoas não tem o hábito de criar reservas de emergências e o desemprego assusta. 

 

Por isso, a nossa principal dica aqui é controlar os gastos. Corte tudo o que for desnecessário e aposte em alternativas mais econômicas. Além disso, dedique um tempo da sua rotina para buscar por um emprego e colocar em prática as estratégias aqui traçadas. 

 

Faça uma boa gestão de tempo e uma agenda de tudo que deverá ser feito, como estudar, enviar currículos, entrar em contato com networking, praticar atividades físicas, entre outras tarefas. 

 

4. Monte um bom currículo

 

Depois de definir um panorama geral de seus atributos, seus pontos fortes e fracos e os seus objetivos, vamos começar o processo de recolocação profissional. O primeiro passo é revisar e atualizar o seu currículo. Ele é o seu cartão de visitas na empresa e deve estar otimizado. 

 

Mas, à medida que for conquistando novas qualificações, lembre-se de atualizá-las no currículo, combinado?! Quer aprender como fazer um bom currículo? Então, acesse aqui e leia nosso conteúdo completo sobre o tema. 

 

5. Cadastre-se em sites de emprego

 

Não adianta ser um profissional incrível se os recrutadores não te encontrarem. Portanto, cadastre-se em sites de emprego e envie currículo para as empresas que você admira e sonha em trabalhar. Além disso, não se esqueça de estudar sobre essas organizações. 

 

Nada de enviar currículo para toda vaga que aparecer. Seja assertivo na sua escolha e envie currículo somente para as empresas que combinam com o seu perfil profissional. Vale lembrar que, cada vez mais, as empresas utilizam o meio digital para investigar, contatar e se conectar com novos candidatos. 

 

6. Acione o seu networking

 

Sabe aquele networking - rede de contatos - que você conquistou ao longo da carreira?! Esse é o momento de utilizá-lo a seu favor. Para isso, entre em contato com antigos colegas de trabalho e amigos influentes e converse sobre a sua disponibilidade. 

 

E porque isso é importante?! Bom, uma indicação pode acelerar o seu processo de recolocação profissional. Além disso, quando qualquer um de seus contatos souber de uma oportunidade adequada ao seu perfil, ele irá te informar e até mesmo te indicar. 

 

7. Aposte em qualificação profissional

 

Não é novidade que um currículo atualizado pode te colocar na frente da concorrência. Por isso, cursos online, seminários, palestras, entre outros meios para aquisição de conhecimento, são essenciais. Portanto, faça bom uso do seu tempo livre e busque por qualificação profissional. 

 

Afinal, este é o momento certo para investir tempo no seu desenvolvimento. Para começar, uma boa dica é apostar em cursos online e gratuitos com opção de certificado, como os oferecidos pelo GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância. Clique aqui para conhecer. 

 

8. Utilize as mídias sociais como sua aliada

 

Outro ponto importante para conquistar a recolocação profissional é estar em dia com o perfil no LinkedIn - uma rede social de negócios. Dentro dessa mídia social diversas empresas e pessoas adicionam, diariamente, novas oportunidades e atualizações. 

 

Você deve aproveitar o espaço para mostrar seus conhecimentos e experiências. Não é à toa que muitos recrutadores avaliam o perfil do profissional no LinkedIn antes de chamá-lo para uma entrevista de emprego. Entre também em grupos de vagas de emprego no Facebook. 

 

9. Invista em estratégias de marketing pessoal

 

Já falamos aqui no blog sobre marketing pessoal e a sua importância. Afinal, no atual cenário brasileiro, é preciso buscar meios para se destacar, uma vez que não é mais suficiente ser apenas um bom profissional, é preciso ser influente. 

 

E é aí que entra o marketing pessoal. A ideia é que você seja a sua própria marca e que desenvolva estratégias para ganhar visibilidade. Por meio do marketing pessoal você poderá mostrar suas habilidades e diferenciais. Entenda mais sobre como funciona. 

 

10. Prepara-se para a entrevista

 

Certamente, esse é um dos momentos mais esperados por você. Portanto, é importante se preparar. Antes da entrevista, pesquise sobre a empresa contratante, leia sobre a missão, visão e valores da organização e entenda quais são os diferenciais dela no mercado. 

 

Confie no seu potencial, vista-se de maneira adequada, preze pela pontualidade e treine possíveis perguntas com um familiar ou amigo. Ah! É muito importante não mentir para os recrutadores, assim como, manter a calma. 

 

Onde buscar qualificação profissional?

 

Muita informação, não é mesmo?! Como vimos, para conquistar a recolocação profissional é preciso de organização, foco, disciplina e, claro, de estudar. Para que você já comece, o GINEAD disponibiliza mais de 250 cursos online e gratuitos com opção de certificado. 

 

São cursos de diferentes áreas do conhecimento e que podem contribuir para o sucesso da sua carreira. Os cursos são livres - ou seja - podem ser realizados por qualquer indivíduo, sem pré-requisito. Além disso, todo o estudo é online e gratuito. 


Para emissão do certificado, o aluno deve realizar o pagamento de uma pequena taxa. No entanto, a emissão é opcional. Quer conhecer mais? Então, acesse aqui e veja todos os cursos disponíveis. Vamos lá?!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos