Segurança do Trabalho: tudo o que você precisa saber!

[ Segurança do Trabalho: tudo o que você precisa saber!]

Se existe uma palavra que define perfeitamente o que Segurança do Trabalho significa, essa palavra é prevenção!

 

Prevenir e antecipar possíveis situações de risco estão no centro das preocupações dos profissionais que atuam diretamente com a Segurança do Trabalho.

 

São eles os responsáveis por colocar em prática diariamente as medidas e ações de prevenção que visam proteger os colaboradores de uma empresa contra os eventuais acidentes e riscos ocupacionais passíveis de ocorrer no ambiente de trabalho.

 

Dessa forma, proporcionam a todos os funcionários da organização a chance de executar suas atividades profissionais com absoluta tranquilidade e segurança.

 

Vamos conferir neste post a importância que a Segurança do Trabalho possui para as empresas e seu corpo funcional, seus objetivos e responsabilidades, bem como saber onde obter a formação necessária para atuar como um profissional da área.

 

Ficou interessado?! Então, continue a leitura!

 

A importância da Segurança do Trabalho para os funcionários…

 

A Segurança do Trabalho é formada por uma série de Normas Regulamentadoras (NRs), definidas e instituídas pelo Ministério do Trabalho.

 

Elas regem as ações e medidas de prevenção que visam garantir a segurança e a integridade física dos colaboradores de uma empresa.

 

Por isso, a Segurança do Trabalho vale em todos os diferentes ambientes de trabalho (escritórios, chão de fábrica, instalações suspensas, lojas etc.), enquanto realizam suas atividades profissionais.

 

Além disso, é importante frisar que a Segurança do Trabalho não atua apenas como um agente preventivo contra acidentes de trabalho.

 

Sua ação é muito mais abrangente e inclui medidas contra o surgimento de uma série de doenças ocupacionais. Dentre elas, podemos citar:

  • lesões por esforços repetitivos (LER);
  • moléstias respiratórias causadas pelo tratamento inadequado do ar no ambiente laboral;
  • problemas ortopédicos provenientes de postura inadequada durante a jornada de trabalho;
  • entre outros.

 

Assim, é fácil entender que a Segurança do Trabalho traz muitos benefícios para os colaboradores da empresa. 

 

Afinal, ela atua diretamente na manutenção da saúde e na melhoria de sua qualidade de vida em todos os sentidos, inclusive fora do horário de trabalho.

 

… e também para as empresas!

 

No entanto, é fundamental que a própria organização compreenda a importância de investir constantemente em Segurança do Trabalho e estar sempre em consonância com a legislação vigente.

 

Afinal, ao proporcionar ambientes de trabalho que sejam adequados às diferentes atividades, a empresa garante que os níveis de produtividade e de satisfação de seus funcionários estejam sempre em níveis elevados.

 

E isso é essencial para que possa alcançar os resultados financeiros aguardados por seus proprietários e/ou acionistas, podendo dar continuidade, assim, às suas estratégias de consolidação e de crescimento nos mercados em que atuam.

 

Sem contar que irá evitar despesas com o tratamento de funcionários acidentados ou que tenham adquirido alguma doença em função do trabalho exercido, e até mesmo com eventuais processos judiciais impetrados por colaboradores descontentes.

 

As responsabilidades de quem atua na Segurança do Trabalho

 

Segurança do Trabalho é um segmento com oportunidades para diferentes tipos de profissionais, tanto para aqueles com formação universitária como também para os que possuem formação técnica.

 

Todos têm a sua importância e são vitais para que os objetivos da empresa em relação à segurança, saúde e bem-estar de seus colaboradores sejam plena e constantemente contemplados.

 

Conheça alguns dos profissionais que atuam com a Segurança do Trabalho, bem como algumas das funções às quais são responsáveis:

 

Técnico em Segurança do Trabalho

  • Produz e oferece treinamentos de Segurança do Trabalho para todos os colaboradores da organização.
  • Orienta os funcionários a respeito da correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
  • Inspeciona periodicamente os diferentes ambientes de trabalho da empresa e os equipamentos instalados, a fim de verificar os fatores de risco existentes.
  • Avalia os riscos existentes nos diversos ambientes de trabalho, apresentando os resultados em pareceres técnicos, propondo ações que visam eliminar e neutralizar os riscos encontrados.
  • Executa diariamente os procedimentos de segurança, avaliando os resultados alcançados.
  • Investiga as causas de eventuais acidentes ocorridos, com o objetivo de implantar novas medidas de prevenção.

 

Engenheiro de Segurança do Trabalho

  • Elabora os programas gerais de prevenção de acidentes da empresa.
  • Desenvolve os planos de prevenção relativos aos diferentes ambientes de trabalho existentes na organização.
  • Executa as ações necessárias para que a empresa esteja em conformidade com as exigências legais determinadas pelo Ministério do Trabalho.

 

Médico do Trabalho

  • Realiza consultas no caso da ocorrência de acidentes.
  • Ministra palestras sobre prevenção de doenças ocupacionais.
  • É o responsável pelas condições de saúde ocupacional dos funcionários.

 

Enfermeiro do Trabalho

  • Cuida de ferimentos e lesões simples no ambulatório da empresa. Em casos mais graves, aciona os serviços de emergência oficiais.
  • Orienta os funcionários com dicas de saúde e bem-estar.
  • Mantém um controle sobre a saúde dos funcionários.  

 

Onde aprender Segurança do Trabalho?

 

Para atuar profissionalmente no mercado de Segurança do Trabalho, é necessário buscar cursos na educação formal. No caso de Engenheiro de Segurança e Médico do Trabalho, é exigida a Graduação e a respectiva especialização.

 

Já o Técnico em Segurança do Trabalho e o Enfermeiro do Trabalho devem ter concluído o curso técnico ou de tecnólogo. 

 

Cursos livres de Segurança do Trabalho

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece quatro cursos livres relacionados ao segmento de Segurança do Trabalho.

 

Apesar de apenas estes cursos não serem suficientes para pleitear uma vaga como Técnico de Segurança do Trabalho, eles são uma opção bastante interessante para quem deseja iniciar seus estudos sobre o tema ou ampliar seus conhecimentos.

 

Conheça, a seguir, um pouco sobre cada um dos cursos trazidos pelo GINEAD:

 

1. Segurança do Trabalho

 

O curso de Segurança do Trabalho apresenta os principais conceitos relativos à atividade, especialmente no ambiente industrial.

 

Aborda temas como acidentes no trabalho, saúde ocupacional, higiene e segurança, e Normas Técnicas de Segurança do Trabalho.

 

O curso está dividido em quatro módulos, com carga horária de 40 horas.

 

2. Básico - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais (Norma Regulamentadora 11 - NR 11)

 

Traz as principais características desse tipo de atividade, bem como as funções e obrigações que o profissional da área deve executar para prevenir e neutralizar possíveis acidentes.

 

Além disso, o curso de NR 11 Básico aborda as ações que devem ser implementadas para evitar que equipamentos sejam utilizados indevidamente.

 

O curso possui sete módulos, dispostos ao longo de 40 horas de estudos.

 

3. Trabalho em Altura (NR 35)

 

Muitos acidentes ocorrem durante a realização de trabalhos realizados em alturas superiores a dois metros do solo.

 

O curso de NR 35 traz, ao longo de 40 horas divididas em seis módulos, as técnicas que visam eliminar os riscos de acidentes nesse tipo de situação.

 

4. Primeiros Socorros

 

Apresenta as principais técnicas de socorro que devem ser utilizadas no caso de uma emergência, o que inclui massagem cardíaca, imobilização da cervical, entre outros.

 

Como já foi mencionado, este curso não visa a formação formal de socorristas.

 

No entanto, traz técnicas e procedimentos simples que devem ser adotados em uma situação de emergência, visando reduzir o sofrimento da vítima e aumentar a possibilidade de sobrevivência, enquanto as equipes de socorro são aguardadas.

 

As técnicas do curso de Primeiros Socorros são mostradas em 25 módulos, ao longo de 100 horas de aulas.

 

Aprenda os conceitos básicos de Segurança do Trabalho no GINEAD

 

O GINEAD dá a você a oportunidade de conhecer e aprender os principais conceitos relacionados à Segurança do Trabalho por meio de quatro cursos livres.

 

Todo o aprendizado acontece de forma 100% online e totalmente gratuito.

 

Ao terminar cada curso, e após realizar o exame final de avaliação, você pode solicitar o certificado digital de conclusão, válido em todo o território nacional, que atesta o conhecimento adquirido ao longo das aulas.

 

Para obter a certificação, basta pagar uma pequena taxa de emissão.

 

Esta é a sua chance de dar os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso no mercado de Segurança do Trabalho!

 

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos