Curso Online Grátis de Educação, Arte e Movimento

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A carga horário desde curso é de 60 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Arte, cultura, lazer e aprendizagem

Unidade 2 - As relações da arte com a educação

Unidade 3 - O docente como agente de transmissão de arte

Unidade 4 - Aprender com lazer: pedagogia e multidisciplinaridade

Unidade 5 - História da arte e educação

Unidade 6 - Como a (BNCC) e a LDB abordam o ensino de artes?

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 60 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

OBS: Quem acessou este curso também se interessou por: Curso Online Grátis de Artes Visuais na Educação Infantil e Curso Online Grátis de Ludicidade.

 

Curso Online Grátis de Educação, Arte e Movimento

 

Unidade 1 - Arte, cultura, lazer e aprendizagem

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de compreender:

 

- A importância da arte para a educação do corpo;
- A linguagem artística na aprendizagem;
- O que é cultura; As manifestações de arte;
- A diversão da arte;
- A arte do lazer.

 

Introdução da Unidade:

 

A arte é um processo de ensino e de aprendizagem, falar sobre educação é falar sobre arte. Essa educação composta por arte é para mente e para o corpo, a arte é fundamental para a expressão e para o desenvolvimento físico. Na prática da corporeidade, o ator principal é o ser humano, com toda a sua introspecção, dentro de um processo contínuo de crescimento e o lazer, em muitos casos, propicia esse desenvolvimento.

 

As questões relacionadas à arte e a aprendizagem vão resultar no processo de construção da cidadania, que deve ser exercida por meio do acesso e a prática do lazer, todos devem ter o direito do bem estar social por meio lazer e assim contemplar a educação do corpo no ambiente escolar.

 

Unidade 2 - As relações da arte com a educação

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de compreender:

 

- Entender sobre o papel da arte na educação;
- Compreender de que forma ocorre a racionalização da aprendizagem;
- Saber como pensamento está em harmonia com o corpo;
- Entender o corpo como parte do ser;
- Explicar o movimento como parte da criatividade;
- Compreender a arte como conhecimento interativo.

 

Introdução da Unidade:

 

A arte na educação tem um importante papel, estimula a criatividade e conversar as ciências que tem o homem e a sociedade como objetos de estudo.  A arte pode oferecer e cria conceitos, mas a percepção do que é arte por vezes é pessoal.Para conceituar a palavra arte, e relacioná-la com a educação podemos dizer que envolve as produções, os conteúdos e a visão única e mais sensível do mundo, ou seja, apresenta o real ou o imaginário, para os alunos. Há várias possibilidades de tratar a arte em sala de aula: confecção de esculturas, pintura, música e dança.

 

Unidade 3 - O docente como agentede transmissão de arte

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de compreender:

 

- A transformação educacional pela arte;
- A valorização do conteúdo artístico pelo educador;
- A arte como elemento de aproximação entre docentes e discentes;
- A arte como condução de conteúdos lúdicos;
- A arte em prática;
- A prática corporal com diferentes temas: esportes, danças, lutas, ginásticas, teatro, entre outros.

 

Introdução da Unidade:

 

A arte com o seu dinamismo é capaz de modificar e transforma todos os envolvidos no processo, seja no âmbito educacional e ou pelo viés educacional, este estudo tem como finalidade contemplar as questões educacionais que podem culminar em um cotidiano cultural.

 

E para tratarmos do tema, o professor e a educação escolar são pontos de grande importância para quando abordamos a transformação educacional pela arte. A Arte estimula valores e competências que podem ampliar as janelas para um futuro transformador, porque ela estimula a criatividade nas crianças, e assim se apropria do futuro.

 

As instituições educacionais podem propor em conjunto com os professores meios e desenvolvimento que possibilitem as habilidades sócio emocionais, que a arte proporciona aos alunos.

 

O professor de educação artística, ou o professor de educação infantil responsável pela disciplina arte tem como objetivo desenvolver uma educação mais humanizada e acessível, para crianças e apresenta uma forma de conhecimento que vai mais distante a pratica da memorização mental. Dessa forma, estudar e educar torna-se uma experiência de aprender a viver consigo, com os próprios limites, com as possibilidades e com os outros.

 

Unidade 4 - Aprender com lazer: pedagogia e multidisciplinaridade

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de compreender:

 

- A transformação educacional pela arte;
- A valorização do conteúdo artístico pelo educador;
- A arte como elemento de aproximação entre docentes e discentes;
- A arte como condução de conteúdos lúdicos;
- A arte em prática;
- A prática corporal com diferentes temas: esportes, danças, lutas, ginásticas, teatro, entre outros.

 

Introdução da Unidade:

 

O ato de brincar tem grande importância na infância, por meio de brincadeiras, isto é, do lúdico ocorre o desenvolvimento psicomotor das crianças e no ambiente escolar não é diferente, pelo contrário, as brincadeiras  são fundamentais para aprendizagem dos pequenos.


As brincadeiras são impulsionadas pelos movimentos infantis, as crianças possuem a natureza inquieta e curiosa, abam são estímulos para o saber. Quando tratamos de movimento, essas relações compõem a motricidade e o esquema corporal.

 

O movimento corporal das crianças cria a interação com o ambiente. O bom desenvolvimento corporal é desempenhado pela motricidade (movimento voluntario do corpo), além da percepção do ambiente, o movimento cria a percepção que temos de nós mesmos.

 

O estudo do movimento humano chama-se psicomotricidade. Vincula-se ao processo de maturação, em que o corpo está inserido, possui três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. O corpo é onde ocorre a experiência psicomotora do indivíduo e traz de forma dinâmica informações, que compõe o lazer e a diversão da criança, oferecendo a criança o conhecimento do seu próprio corpo e do ambiente em que está inserida.

 

Unidade 5 - História da arte e educação

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de compreender:

 

- Identificar momentos em que a Arte dialoga com a Educação;
- Compreender a Arte e a Educação como paralelos na História;
- Distinguir como o movimento pode ser percebido através da História da Arte;
- Entender o conceito de Arte e temporalidade;
- Investigar a Noção De “Belo” dentro da Arte;
- Compreender o breve histórico da Arte na Educação Brasileira.

 

Introdução da Unidade:

 

A arte está presente na História da humanidade desde seus primórdios. Há registros de manifestações artísticas desde a pré-história, período em que foram registradas as chamadas pinturas rupestres, em cavernas.

 

O entendimento do que seja a Arte e suas modificações através do tempo é essencial para refletirmos de maneira crítica sobre as relações entre Arte e Educação. A percepção de que tanto a Arte quanto a Educação não são campos estanques e dialogam com os contextos políticos, sociais e históricos nos quais estão inseridos é importante para compreendermos que não existe uma única História da Educação e uma única História da Arte. Além disso, é de fundamental importância atentarmos para o fato de que o momento em que a arte surge na educação, ou seja, as intersecções entre os campos da arte e da educação acontecem de maneiras variadas e com objetivos múltiplos, em contextos diversos.

 

Unidade 6 - Como a (BNCC) e a LDB abordam o ensino de artes?

 

OBJETIVO: Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de compreender:

 

- Compreender o ensino da arte como parte do currículo nacional;
- Identificar a percepção da legislação para com o ensino de arte;
- Entender a importância dos conteúdos obrigatórios de arte no ensino fundamental: artes visuais, dança e teatro;
- Distinguir de que forma a lei trata da adaptação para a aplicação dos conteúdos de arte;
- Duplicar como o ensino de artes está presente no currículo escola;
- Compreender a arte para além de uma disciplina escolar.

 

Introdução da Unidade:

 

O Ensino de Artes, no Brasil, começa informalmente com a chegada dos jesuítas e possui, naquele momento, o intuito de catequese e aculturação dos povos indígenas. Oficialmente, porém, o Ensino de Artes só tem início com a criação da Academia Imperial de Belas Artes em 1816.

 

Foi somente no ano de 1920 que o Ensino da Arte passou a fazer parte do currículo escolar. Essa inserção dialoga com as transformações econômicas, políticas e sociais pelas quais o país passou com a Proclamação da República no ano de 1889, momento em que a educação foi vista como um campo propício para a efetivação dessas transformações. Nesse momento, o Ensino da Arte entra no currículo escolar como uma atividade de apoio a outras disciplinas e não como um campo de conhecimento em si mesmo.

 

A inserção do Ensino da Arte no currículo escolar não garantiu, em um primeiro momento, um ensino adequado da Arte. Muitas vezes, a Arte na escola foi utilizada para a produção de lembrancinhas para datas comemorativas ou decorações de festas e eventos da escola. Essas ações que não são, de fato, Ensino da Arte, perduram até hoje em algumas instituições escolares.

 

O Ensino de Artes nas escolas do Brasil segue então, uma trajetória que abriga a luta de artistas educadores brasileiros por um ensino relevante de Artes nas escolas e a formalização de leis que buscam garantir a obrigatoriedade do Ensino de Artes e estabelecer alguns parâmetros para ele. No entanto, as conquistas no que diz respeito à inserção de Arte no currículo escolar não são fixas e estão sempre em debate, especialmente no que diz respeito às mudanças de governo e suas tendências a reafirmar ou retirar as conquistas adquiridas ao longo dos anos no campo do Ensino de Artes. Por este motivo, podemos dizer que o papel do artista educador não acontece somente dentro das escolas, mas especialmente no campo político, na luta por um ensino de qualidade.

 

Educação, Arte e Movimento

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

 

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O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

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Perguntas Frequentes

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Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

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Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

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Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

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O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

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