Curso Online Grátis de Auditoria Contábil

Curso Online Grátis de Auditoria Contábil

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito.

Curso 100% Online

Carga Horária 80 horas

A carga horário desde curso é de 80 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Origem, características e conceitos da auditoria

Unidade 2 - Normas Técnicas e Profissionais da Auditoria

Unidade 3 - Controles internos

Unidade 4 - Planejamento de Auditoria

Unidade 5 - Papéis de trabalho

Unidade 6 - Execução da Auditoria Contábil

Unidade 7 - Parecer e relatórios de auditoria

Unidade 8 - Auditoria governamental

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 80 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

OBS: Quem acessou este curso também se interessou por: Curso Online Grátis de Análise de Demosntrações Financeiras e Curso Online Grátis de Contabilidade.

 

Curso Gratuito de Auditoria Contábil

 

Unidade 1 - Origem, características e conceitos da auditoria

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Abordar e compreender origem, características e conceitos da auditoria. 

- Diferenciar auditoria contábil dos demais tipos de auditoria, bem como dos diversos ramos da contabilidade. 


Nesta unidade, vamos aprender sobre a origem da auditoria, como ramo da contabilidade, e os diversos conceitos envolvidos na área. 

 

Esse conhecimento é fundamental, pois os avanços tecnológicos, principalmente em termos de sistemas, e o excesso de informação presente em nossas vidas podem ocasionar diversos transtornos, já que, muitas vezes, a mesma informação nos é transmitida por diferentes meios, o que pode criar distorções, como naquela brincadeira de “telefone sem fio”, não é mesmo? Devemos ainda considerar o risco de recebermos uma informação ambígua, criando um ruído no processo de comunicação entre o emissor e o receptor, impossibilitando a compreensão verdadeira de um fato. 

 

Unidade 2 - Normas Técnicas e Profissionais da Auditoria

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Conhecer as normas técnicas de auditoria referentes à execução do trabalho e à pessoa do auditor. 

 

Esta unidade será o primeiro passo para que você conheça as normas técnicas e profissionais que regem a auditoria. Serão conceituadas as normas de auditoria interna e externa e de asseguração, sua importância e aplicação, tanto na elaboração e execução dos trabalhos de auditoria quanto no estabelecimento de parâmetros para o exercício da função do auditor. 

 

Além disso, também serão explanados os principais órgãos relacionados à fiscalização e os pontos considerados essenciais na elaboração de uma auditoria, como: planejamento, relevância, riscos, amostragem, transações com partes relacionadas, transações e eventos subsequentes, carta de responsabilidade da administração, contingências etc. 

 

Unidade 3 - Controles internos

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Entender os procedimentos, métodos e rotinas do controle interno, além da sua contribuição na condução da auditoria contábil. 


Frequentemente, quando estudamos sobre estratégias, usamos a expressão “análise de ambiente”. Obviamente, estamos nos referindo ao ambiente organizacional, ou seja, em quais condições a empresa está e o que pode afetá-la. Essa análise é dividida em análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e em análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças). As variáveis que afetam o ambiente interno podem ser plenamente gerenciadas, porém não é de controle dos gestores o fato de haver (ou não) novos concorrentes, novas regulações governamentais que influenciem os resultados do negócio, como o aumento da carga tributária, por exemplo. É dever do auditor independente conhecer e compreender o ambiente de controle. 


Para as atividades de auditoria contábil, como vimos, são analisadas questões internas da empresa auditada que possam afetar os registros e, consequentemente, as demonstrações contábeis. No que diz respeito ao controle interno, o ambiente de controle será organizado conforme o estilo gerencial de cada empresa e a conscientização de seus colaboradores. O ambiente de controle deve incluir os seguintes juízos de valor: integridade, ética, competência, transparência e responsabilidade. Consequentemente, esses juízos materializam a cultura organizacional da entidade. 

 

Unidade 4 - Planejamento de Auditoria

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Identificar os procedimentos para o estabelecimento de metas e objetivos no processo de auditoria, determinando a melhor forma de atingi-las. 


Nesta unidade, você compreenderá os primeiros passos para a realização de uma auditoria: o planejamento. Esse processo, que consiste na avaliação da organização, é a base para todas as demais etapas. As informações obtidas nessa fase servirão para elaborar a documentação necessária que comprovará que o auditor executou todas as etapas, de acordo com as Normas de Auditoria. 


Também abordaremos os métodos aplicados no trabalho de auditoria, além de todas as etapas que envolvem a elaboração dos procedimentos de auditoria que possibilitarão o alcance dos resultados almejados. 

 

Unidade 5 - Papéis de trabalho

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Conhecer os documentos que constituem o registro permanente do trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e dados adquiridos, bem como das suas con­clusões sobre os exames. 


Você já deve ter ouvido falar ou ter perguntado alguma vez: qual é o fundamento disto? Bem, a fundamentação pode ser obtida de várias maneiras: em textos e normas legais; com provas documentais ou testemunhais; pela revisão de livros, de periódicos; por meio de pesquisas primárias ou secundárias, baseadas em experimentos ou em observações , o que chamamos de empirismo; ou ainda por pesquisas realizadas em campo, ou seja, no local onde ocorrem os fatos. 


Você sabe que a auditoria externa tem como objetivo principal emitir um relatório sobre as demonstrações contábeis. Mas sabe com qual fundamento o auditor emite sua opinião? Com base nos papéis de trabalho que o ajudaram a formá-la. Os papéis de trabalho são preenchidos com base em diferentes fontes e, em conjunto, auxiliam no julgamento profissional do auditor. Para tanto, é fundamental que o auditor conheça profundamente os processos e procedimentos da empresa auditada, pois somente assim poderá elaborar, de forma consistente, a sua opinião. 

 

Unidade 6 - Execução da Auditoria Contábil

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Viabilizar e aprofundar os conhecimentos sobre a execução da auditoria con­tábil por meio da análise das demonstrações contábeis. 


Nesta unidade, você compreenderá o funcionamento do programa de auditoria. Esse processo é executado quando as decisões referentes ao que fazer, como e por que fazer são transformadas em procedimentos de auditoria. Esse programa envolve: o objetivo do trabalho, os aspectos fundamentais de controles internos, os procedimentos de auditoria e o momento em que serão efetuados e a extensão dos trabalhos para que se obtenha segurança e confiabilidade nas evidências. 


Ainda nesta unidade, descreveremos os procedimentos de auditoria de acordo com a classificação das contas em análise, além dos demais procedimentos pertinentes à execução da auditoria contábil. 

 

Unidade 7 - Parecer e relatórios de auditoria

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Identificar a estrutura e os tipos de pareceres e dos relatórios de auditoria. 


Todo trabalho, seja ele qual for, gera uma contribuição positiva ou negativa, dependendo do ponto de vista. Uma energia foi despendida com um objetivo, uma finalidade. Essa contribuição advém da apresentação de resultados e de possíveis sugestões de melhoria. O parecer de auditoria também tem essa função. 


Você sabia que as auditorias independentes também são fiscalizadas? Além da fiscalização exercida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) criaram o Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), que atende à NBC PA 11 e à Instrução CVM nº 308/1999. A utilização desse mecanismo garante mais credibilidade na prestação dos serviços de auditoria. 

 

Unidade 8 - Auditoria governamental

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Compreender os objetivos e a aplicação da auditoria na esfera governamen­tal. 

- Discutir as normas de auditoria em outras instituições de controle vinculadas ao governo. 


Nesta etapa do estudo, você conhecerá o funcionamento da auditoria governamental, as diferenças em relação ao modelo de auditoria empresarial, além dos demais fundamentos relacionados ao assunto. 


Ainda nesta unidade, descreveremos os procedimentos e a estrutura do setor público e a sua relação com o processo de auditoria, destacando, principalmente o funcionamento dessa área no Tribunal de Contas e na Controladoria Geral da União. 

 

 

Auditoria Contábil

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

 

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente