Curso Online Grátis de EJA - Educação de Jovens e Adultos

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Carga Horária 40 horas

A carga horário desde curso é de 40 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Introdução da unidade

Unidade 2 - Fundamentação teórico-metodológica da educação de jovens e adultos

Unidade 3 - Políticas educacionais e sistema organizacional para a EJA

Unidade 4 - Desafio de conceituar a  alfabetização

Unidade 5 - Tendências atuais para o currículo da EJA

Unidade 6 - Projetos e experiências desenvolvidos na proposta EJA

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 40 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

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Curso Online Grátis: EJA - Educação de Jovens e Adultos

 

Unidade 1 - Introdução da unidade

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Identificar quem são os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Analisar os princípios e fundamentos da EJA.
- Debater os fenômenos históricos e sociais que envolvem as dificuldades de alfabetização no Brasil.
- Relacionar a educação de jovens e adultos com o mundo do trabalho.
- Analisar experiências e resultados de projetos desenvolvidos no âmbito da EJA.

 

Introdução da Unidade:

 

Esta unidade abordará a introdução ao estudo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentando a história da alfabetização de adultos no Brasil e traçando um panorama das dimensões do analfabetismo no país.


O estudo também apresentará uma análise das experiências de alfabetização de adultos no século XIX e XX, chegando até às experiências do método Paulo Freire para alfabetização.


Desse modo, esta unidade proporcionará uma reflexão sobre os desafios da alfabetização em um país com tanta diversidade como o Brasil, demonstrando as iniciativas do governo para alfabetização de adultos.


Esta unidade está organizada em seis tópicos: história da alfabetização de adultos no Brasil; dimensões do analfabetismo no Brasil; experiências do século XIX; experiências do século XX; alfabetização de adultos na proposta de Paulo Freire; e, na conclusão da unidade, veremos as iniciativas do Governo Federal para a alfabetização de adultos.

 

Unidade 2 - Fundamentação teórico-metodológica da educação de jovens e adultos

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Debater os conceitos de andragogia;
- Analisar os princípios e fundamentos da EJA;
- Explicar a proposta e as experiências do método de Paulo Freire.

 

Introdução da Unidade:

 

Sabe-se que os cursos de licenciaturas tendem a focar o seu olhar para o público infanto-juvenil e deixam o público jovem e adultos relegados a breves apontamentos.


Pensando na constante demanda de aperfeiçoamento e busca contínua pela educação, constrói-se esta unidade com a finalidade de fornecer métodos que preparem os educadores para esse desafio educacional que existe desde muito tempo na história da sociedade brasileira.


O grande público de jovens e adultos que buscam a escolarização e aperfeiçoamento em alguma área visa claramente melhores colocações no mercado de trabalho e relativa ascensão econômica. O docente precisa estar preparado para oferecer estratégias e orientações que propiciem aos alunos desenvolver sua capacidade de construir o conhecimento e a criticidade atuando sob o mundo que o cerca.


Na era da informação e do conhecimento, observamos que tanto na Educação de Jovens e Adultos quanto na Educação Superior e Continuada precisamosde profissionais que compreendam as especificidades do seu  grupo de aluno para criar o diálogo, os conteúdos e as metodologias adequadas para o seu público.


Assim, os temas que abordaremos estão concentrados em refletir a agir para melhorar nossas práticas educacionais sobre o ensino de jovens e adultos. Destacaremos dentro do universo dessa modalidade os conceitos, as teorias, a metodologia, os fundamentos e a cultura.

 

Unidade 3 - Políticas educacionais e sistema organizacional para a EJA

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Identificar as iniciativas para a educação de jovens e adultos ao longo da história no Brasil.
- Analisar o impacto das políticas nacionais de alfabetização na EJA.
- Estudar a legislação e organização sistêmica brasileira quanto à EJA.

 

Unidade 4 - Desafio de conceituar a  alfabetização

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Debater e compreender o conceito de alfabetização.
- Examinar como planejar a formação do educador para a alfabetização na EJA.

 

Introdução da Unidade:

 

A formação para professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos é uma área fértil para discussões e teorizações que fortalecem a perspectiva formativa crítica e incentiva o tema como campo de estudo. No entanto, nos cursos de licenciatura, é notório que o foco se baseia na educação de crianças.


Mais escassas são as reflexões sobre as práticas que envolvem o processo de ensino aprendizado para aluno da EJA, indivíduos que possuem características especificas e próprias.


Analisando essa carência, nesta unidade, abordaremos as contribuições de pesquisas sobre o percurso de formação do alfabetizador da EJA, a fim de compreendermos as particularidades que esse educador enfrentará para conseguir interagir com o aluno e criar um ambiente propício para o ensino.


A alfabetização deve ser compreendida como um processo complexo, no qual devem ser consideradas as experiências e as especificidades dos estudantes, assim como a efetivação de um ensino que ofereça a obtenção da tecnologia da escrita e da leitura em meio a um ambiente de letramento, que propicie que o aluno saia da escola preparado para ser autor dentro das prática sociais de leitura e escrita.

 

Unidade 5 - Tendências atuais para o currículo da EJA

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Analisar sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA.
- Identificar as políticas educacionais na alfabetização de jovens e adultos.
- Relatar os desafios na educação de adultos para o atual mercado de trabalho.

 

Introdução da Unidade:

 

Nesta unidade, abordaremos as Diretrizes Curriculares para EJA, bem como analisaremos as tendências atuais para educação de adultos. Neste estudo, você também poderá ver uma análise das políticas educacionais no Brasil, a organização da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Desse modo, proporcionaremos a você uma compreensão mais abrangente sobre as questões curriculares e as políticas educacionais da EJA e o desafio da educação de adultos frente ao futuro do mercado de trabalho. Além disso, demonstraremos quais aspectos das relações de ensino e aprendizagem um professor da EJA precisa levar em consideração ao planejar as aulas.


Este conteúdo está organizado em seis tópicos: Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA; Relações de ensino e aprendizagem na EJA; Alfabetização de adultos na pauta das políticas educacionais; EJA e o mundo do trabalho; Relação da EJA com o Ensino Superior; e, na conclusão da unidade, faremos reflexões sobre a educação de adultos e o trabalho atualmente.

 

Unidade 6 - Projetos e experiências desenvolvidos na proposta EJA

 

Objetivos: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Analisar os atuais programas do governo e as políticas educativas para a EJA.
- Relatar as tendências da EJA para o futuro no Brasil, com relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

 

Introdução da Unidade:

 

A unidade apresentará as políticas educacionais para o âmbito da Educação Básica, a fim de compreender as demandas sociais e governamentais nessa área e quais programas estão sendo encaminhados para a implementação de melhorias na qualidade do ensino no país.


Também serão considerados os apontamentos e as discussões sobre as propostas e tendências para o aperfeiçoamento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que ainda preocupa o governo e a sociedade, pois reflete as impotências de inúmeras políticas públicas. Apesar das aparentes melhorias no combate contra o analfabetismo e na ampliação do tempo de estudo, o país ainda não superou o analfabetismo absoluto e se depara com outra desafio chamado de analfabetismo funcional.


Muitos programas que visavam a ampliação e consolidação da modalidade EJA ainda estão em vigor, firmando o compromisso do governo e da sociedade civil com esse grupo de estudantes. Muitas experiências foram exitosas e melhoraram significativamente a vida das comunidades e dos indivíduos.


Outro grande desafio da EJA é a integração social e profissional desses alunos frente às novas práticas de letramento digital e o ensino de novas competências diante das transformações tecnológicas que exigem autonomia, flexibilidade e, principalmente, capacidade constante de aprendizagem.

 

 

Educação de Jovens e Adultos

 

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso;

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

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O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

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Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) PIX – Liberado em até 3 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

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