Curso Online Grátis de Gestão de Recursos Humanos

Curso Online Grátis de Gestão de Recursos Humanos

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito.

Curso 100% Online

Carga Horária 40 horas

A carga horário desde curso é de 40 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Recrutamento e Seleção

Modelagem de Cargos

Remuneração

Programas de Incentivos

Treinamento e Desenvolvimento

Relações com os empregados

Higiene segurança e qualidade de vida

A função da gestão de RH

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 40 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

OBS: Quem acessou este curso também se interessou por: Curso Grátis Planejamento de Recursos Humanos, Curso Online Grátis de Avaliação de Desempenho, Curso Online de Gestão de Pessoas

 

CURSO ONLINE GRÁTIS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

UNIDADE 01: Recrutamento e seleção

 

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de trabalho para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação. A organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao mercado de RH. O recrutamento tal qual ocorre com o processo de comunicação, ele é um processo de duas mãos. Por um lado, ele comunica e divulga oportunidades de emprego e ao mesmo tempo em que atrai o candidato para o processo seletivo. Se o recrutamento apenas comunica e divulga, ele não atinge os objetivos básicos. O fundamental é que atraia e traga candidatos para serem selecionados.

 

UNIDADE 02: Modelagem de cargos

 

Vamos começar trazendo uma pequena reflexão sobre o que seria o cargo. Como as pessoas trabalham nas organizações, desempenhando um determinado cargo. Em geral, quando se pretende o que uma pessoa faz dentro da empresa, pergunta se qual o cargo que desempenha. Com isso sabemos o que ela faz na organização e temos uma ideia de sua importância além do nível hierárquico.

 

Para organização o cargo constitui a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais. Já para a pessoa o cargo constitui uma das maiores pontes de expectativa de motivação na organização. Quando as pessoas ingressam na organização assim como através de toda a sua trajetória profissional elas sempre são ocupantes de algum cargo.

 

UNIDADE 03: Remuneração

 

Conceito de remuneração: Processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários e decorrentes do emprego. 

 

Precisamos pensar no seguinte, ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal com seus conhecimentos e habilidade. Desde que receba uma retribuição adequada. As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que elas trabalham e contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais.

 

UNIDADE 04: Programas de incentivos

 

Para funcionar dentro de certos padrões de operação, as organizações dispõem de um sistema de recompensas, ou seja, incentivos que estimulam certos tipos de comportamento. Mas também temos punições, ou seja, castigos e penalidade para coibir certos tipos de comportamento.

 

Com o objetivo de avaliar o comportamento das pessoas que delas participam. O sistema de recompensa inclui um pacote total de benefícios que a organização coloca à disposição de seus membros. Bem como os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos. Não apenas salários, férias, prêmios, mas também outras recompensas menos visíveis. 

 

UNIDADE 05: Treinamento e desenvolvimento

 

Por conceituação de treinamento apresentaram significados diferentes.

 

Antigamente alguns especialistas de RH consideravam o treinamento mínimo para adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados. Mais recentemente passou a se ampliar o conceito considerando o treinamento um meio para alavancar o desempenho individual.

 

Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que vai ocupar.

 

Modernamente o treinamento é considerado o meio de desenvolver competência a pessoas para que ela se torne mais produtivas, criativas e inovadoras a fim de contribuir melhor aos objetivos organizacionais.

 

Assim, o treinamento é uma fonte de lucratividade, principalmente ao permitir que as pessoas contribuam para os resultados do negócio. Nestes termos o treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, a organização e ao cliente.

 

UNIDADE 06: Relações com os empregados

 

Os gerentes têm a função de supervisionar os seus subordinados. Mas os subordinados têm que ter atenção e acompanhamento por causa de problemas que estão dentro ou fora do trabalho. Pois podem afetar o trabalho do funcionário dentro da empresa. É de interesse da organização motivar e proporcionar assistência a estes funcionários.

 

Estas atividades têm o objetivo de criar uma atmosfera de confiança, respeito e consideração. As atividades de relações buscam estabelecer relações diretas de duas vias para proporcionar assistência mútua e envolvimento.

 

As relações devem fazer parte integrante da filosofia da organização. A organização deve tratar os funcionários com respeito e deve oferecer os meios para atender às suas necessidades pessoais e familiares.

 

UNIDADE 07: Higiene, segurança e qualidade de vida

 

A higiene está relacionada às condições ambientais do trabalho e que asseguram à saúde física e mental. As condições de bem-estar do ponto de vista de saúde física, o local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho. Envolve aspectos ligados à exposição do organismo humano a agentes externos como ruído, ar, temperatura, umidade, luminosidade e também equipamentos de trabalho. O ambiente saudável deve de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os sentidos humanos como visão, audição, tato, olfato e paladar.

 

Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve ter condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas e evitando assim impactos emocionais como stress.

 

UNIDADE 08: A função da gestão de RH

 

Uma das principais funções é gerir que todos os subsequentes que vimos sejam implementados.

 

Macrotendências de Gestão de Pessoas


● Filosofia de ação- Nova abordagem de gerenciar pessoas; 

● Tendência ao Downsizing- Ela está sendo reduzida e enxugada indo para o mais básico;

● Transformação de área de serviço para consultoria interna- Unidades estratégicas voltadas para processos e focalizada a cliente e usuários internos;  

● Transferência de decisões para o gerente de linha; 

● Ligação com o negócio da empresa: Voltado para o planejamento estratégico e desenvolvimento pró ativos organizacionais; 

● Cultura participativa;

● Mecanismos de motivação; 

● Políticas para as diferenças individuais das pessoas;

● Direção ao cliente; 

● Preocupação com o valor; 

● Preocupação com o futuro;

● Utilização de benchmarking.

 

 

Gestão de Recursos Humanos

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre www.ginead.com.br

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente