Curso Online Grátis de Economia

Curso Online Grátis de Economia

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito. Taxa do certificado digital R$ 39,70

Curso 100% Online

Carga Horária 80 horas

A carga horário desde curso é de 80 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Introdução à Economia

Unidade 2 - Pensamento Econômico e sua Evolução

Unidade 3 - Análise macroeconômica

Unidade 4 - Análise microeconômica

Unidade 5 - Estruturas de Mercado

Unidade 6 - Setor Externo

Unidade 7 - Setor Público

Unidade 8 - Economia brasileira

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 80 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

OBS: Quem acessou este curso também se interessou por: Curso Online Grátis de Controles Financeiros, Curso Online Grátis de Apuração e Análise de Custos e Curso Online Grátis de Contabilidade Básica.

 

Curso Online Grátis de Economia

 

Unidade 1 - Introdução à Economia

 

Objetivos específicos desta unidade:

 

- Compreender os principais conceitos e fundamentos de economia.

- Entender os problemas econômicos fundamentais.

 

Apresentando a Unidade:

 

Por que estudar economia? Essa é uma pergunta inicial que frequentemente fazemos quando vamos estudar algum assunto. A partir dos estudos de economia, você poderá utilizar esses conhecimentos em sua vida pessoal, conhecendo melhor a realidade em que vive. Portanto, a ciência que aqui vamos estudar propicia não somente a boa gestão das organizações, como também uma melhor administração da vida pessoal; ela nos permite analisar melhor nosso processo de escolha, de forma que possamos definir nossas preferências de maneira mais eficiente pelo homem.

 

O objeto de estudo da economia é a escassez de recursos. Sendo assim, só faz sentido estudar economia quando houver problemas econômicos, como o desemprego, a inflação, o déficit da balança comercial, a pobreza, entre outros. Dessa forma, nesta unidade faremos uma introdução à economia para entendermos os principais conceitos, fundamentos e problemas econômicos.

 

Unidade 2 - Pensamento Econômico e sua Evolução

 

Objetivos específicos desta unidade:

 

 - Compreender a origem e evolução do pensamento econômico.

- Abordar os sistemas econômicos.


Apresentando a Unidade:

 

A economia é uma ciência social que visa estudar os recursos escassos na produção de bens e serviços e as escolhas dos indivíduos para atender às suas necessidades. Estudar economia é entender como o homem vive e como as suas ações contribuem para a formação da sociedade. Você já parou para pensar no nível de consumismo exacerbado no mundo? Ou sobre por que existem países tão pobres e outros tão ricos? E o desemprego? São essas questões e muitas outras que levam você a tentar entender a importância do estudo da economia.

 

Esta disciplina tem como objetivo capacitá-lo para o mercado de trabalho, buscando entender como funciona o mercado e a economia no mundo, alinhando assim os conhecimentos teóricos à prática. Nesta unidade, abordaremos a origem e a evolução do pensamento econômico ao longo do tempo, conhecendo os principais pensadores que contribuíram para tal evolução, além de compreender a importância dos sistemas econômicos. 

 

Unidade 3 - Análise macroeconômica

 

Objetivos específicos: 

 

- Estudar os principais conceitos macroeconômicos.

- Compreender como funcionam as políticas macroeconômicas.

 

Apresentando a Unidade:

 

Nesta unidade, você será convidado a conhecer a área de estudo da macroeconomia, isto é, o campo de estudo da economia que analisa os grandes indicadores econômicos, e que diz muito a respeito de como anda a economia de um país. Você compreenderá de que forma um governo busca utilizar medidas para que qualquer país siga em um ambiente macroeconômico favorável e sólido por meio de políticas econômicas.

 

Essas decisões influenciam diretamente na tomada de decisão dos agentes econômicos, as empresas e os indivíduos, impactando diretamente em nossas vidas, e você pode observar isso facilmente no noticiário econômico a respeito da taxa de inflação e do desemprego, por exemplo. Desta forma, o nosso objetivo é que você entenda os principais conceitos macroeconômicos e vislumbre a aplicação dos instrumentos das políticas econômicas no nosso cotidiano.

 

Unidade 4 - Análise microeconômica

 

Objetivos específicos:

 

- Estudar os principais conceitos e teorias microeconômicas.

- Entender como funcionam as políticas microeconômicas.

 

Apresentando a Unidade:

 

A microeconomia é a teoria econômica mais importante para a sua formação tanto profissional quanto pessoal, pois nessa teoria você será capaz de entender como são formados os preços dos produtos e como os consumidores e as empresas interagem no mercado. Dessa forma, é necessário que você, aluno, conheça os principais conceitos e teorias e possa aplicá-los em seu cotidiano a fim de compreender melhor como funciona a microeconomia no mundo.

 

Nesta unidade, conheceremos os principais conceitos e teorias microeconômicas, além de entender como a oferta e a demanda influenciam no mercado e quando ocorre o equilíbrio de mercado. Outro conceito bastante relevante é entender sobre o que é e quais os tipos de elasticidades da demanda e da oferta. 

 

Unidade 5 - Estruturas de Mercado

 

Objetivos específicos:

 

- Abordar as principais estruturas de mercado.

- Entender os fatores de produção.

- Compreender os fluxos reais e monetários.

 

Apresentando a Unidade:

 

A Unidade 5 da disciplina de Economia pretende apresentar a você os conceitos e teorias que estão relacionados à área de estudo da microeconomia. Particularmente abordaremos as principais estruturas de mercado em que as empresas se inserem, quais são os fatores de produção existentes e a forma como ocorre essa interação entre as empresas e os indivíduos dentro do sistema econômico, resultando no que chamamos de fluxo circular da economia.

 

Você entenderá como o resultado da interação entre a oferta e a demanda produz impactos diferentes em cada tipo de mercado, já que eles possuem suas características próprias. Além disso, também identificará essas características para compreender o funcionamento dos diferentes tipos de mercados.

 

Unidade 6 - Setor Externo

 

Objetivos específicos:

 

- Compreender como funciona o mercado externo.

- Conhecer as principais políticas externas.

 

Apresentando a Unidade:

 

O estudo da economia é bastante amplo e vai desde a compreensão do setor interno ao externo a como as relações comerciais como são estabelecidas. Por isso, não basta somente você estudar como ocorre a economia do seu país, é preciso estudar mais, além das fronteiras do país onde você vive. É necessário entender o que leva os países a comercializarem entre si.

 

Estudar o setor externo é compreender os aspectos microeconômicos sobre conceitos como comércio internacional, e também aspectos macroeconômicos referentes a taxas de câmbio e inflação, políticas externas e exportação e importação.

 

Unidade 7 - Setor Público


Objetivos específicos:

 

- Abordar como funciona o setor público no Brasil e o seu impacto na economia.

- Entender déficit e superávit públicos.

- Compreender o orçamento público brasileiro.

 

Apresentando a Unidade:

 

A Unidade 7 da disciplina de Economia pretende introduzir brevemente a você o funcionamento do setor público no Brasil e o seu impacto na economia, os conceitos de déficit e superávit públicos e, por fim, compreender o orçamento público brasileiro.

 

O principal objetivo da economia é resolver os problemas econômicos a fim de tornar a qualidade de vida a melhor possível. Por esse motivo, o setor público deve possuir suas contas (receitas e despesas) bem direcionadas, a fim de manter os melhores resultados possíveis dentro de um orçamento, assim como fazem as empresas e os indivíduos dentro do sistema econômico.

 

Pense em sua própria gestão financeiro-econômica, um déficit representa que está se gastando mais do que se ganha, em que muitos endividados buscam formas de financiamento para quitarem com seus débitos. Em contrapartida, o superávit é a situação em que se gasta menos do que se ganha, esse dinheiro que sobra deve receber o destino de um investimento.

 

O setor público tem por objetivo diminuir as flutuações econômicas, seja no campo da atividade ou de preços. Para isso, utiliza seus instrumentos macroeconômicos de política fiscal, monetária, cambial, comercial e de renda, para atuar no meio atua no meio econômico. Via aspectos microeconômicos o governo pode, ainda, intervir no equilíbrio de mercados específicos, por meio do estabelecimento de impostos, preços mínimos na agricultura ou tabelamento de preços.

 

Unidade 8 - Economia brasileira

 

Objetivos específicos:

 

- Compreender aspectos a respeito da economia brasileira ao longo da sua história até os dias atuais.

- Conhecer os principais planos econômicos.

 

Apresentando a Unidade:

 

Nesta unidade, vamos aprofundar os nossos conhecimentos sobre a economia no Brasil, desde a sua origem até os dias atuais. O Brasil é um país de muitas riquezas naturais e isso contribui para o fortalecimento da economia, que é bastante diversificada.

 

Embora o país tenha sofrido com as questões políticas, que geram impacto direto na economia, o Brasil vem apresentando nos últimos anos um avanço econômico. Assim, vamos estudar os principais planos econômicos e as medidas tomadas ao longo dos anos para resolver os problemas no Brasil.

 

Agora que você já sabe o que vamos estudar, bons estudos!

 

 

Economia

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

 

Conheça nossos
cursos semelhantes

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente