A importância da família na prevenção às drogas na adolescência

[A importância da família na prevenção às drogas na adolescência]

A adolescência talvez seja a fase da vida mais desafiadora para qualquer pessoa. São aqueles anos entre a infância e a idade adulta em que o jovem começa a entender melhor o mundo ao seu redor e, principalmente, a se descobrir como indivíduo.

 

Trata-se de uma fase de descobertas em que o novo parece sempre ser mais atrativo e emocionante do que tudo aquilo que já viveu até então.

 

É justamente aí que o adolescente pode se ver diante de situações que trazem em si grandes perigos, ainda que ele não perceba os riscos de imediato.

 

Entre as situações mais perigosas está, sem dúvida, o uso de drogas, especialmente quando a substância passa a estar presente no dia a dia do jovem, alterando seu comportamento e prejudicando a saúde.

 

Nesse cenário, toda e qualquer ação voltada à prevenção do consumo de drogas - não apenas as ilícitas, mas também as legalizadas, como álcool e cigarro - é necessária para evitar o vício e todas as consequências nefastas que ele traz.

 

E a atuação dos pais e, se possível, de outros familiares é determinante para afastar o adolescente de um caminho que se mostra, muitas vezes, sem volta.

 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os perigos das drogas, o que causa o abuso das substâncias na adolescência e como as famílias podem prevenir que seus filhos sejam atraídos por esse maléfico “canto da sereia”. Boa leitura!

 

 

O que leva o adolescente a se envolver com drogas?

 

O envolvimento com as drogas e com o álcool por parte dos adolescentes acontece de maneira gradual, sem qualquer intenção de uso em grandes quantidades ou visando o abuso.

 

Na maioria das vezes, o vício futuro começa com uma vontade até certo ponto inocente de querer experimentar para ver do que se trata.

 

Surge da curiosidade natural tão característica da idade, da influência de amigos e colegas ou por achar que se trata de uma “fuga segura” de algum problema familiar ou emocional que esteja enfrentando, sobre o qual não se sente confortável para conversar com os pais ou com outras pessoas mais velhas e experientes do seu relacionamento.

 

Assim, algumas das situações familiares que podem induzir o uso de drogas por parte dos adolescentes incluem:

  • Falta de diálogo e de maior interação entre pais e filhos.
  • Falta de disciplina, supervisão e monitoramento dos pais.
  • Excesso de conflitos em casa.
  • Falta de clareza em relação às regras familiares contrárias ao uso de substâncias tóxicas.
  • Mau exemplo dos próprios pais em relação ao consumo de álcool ou uso de drogas ilícitas.
  • Incapacidade dos pais de perceber que o adolescente esteja atravessando problemas de ordem emocional ou de comportamento.

 

 

Que tipo de problemas o uso de drogas pode causar na vida do adolescente?

 

São vários os problemas causados pelas drogas, em diversos níveis: desde comportamentais, passando por sociais até chegar na saúde.

 

Entre os primeiros que se manifestam, estão o mau desempenho escolar e questões de relacionamento com amigos e colegas. Conflitos com os pais e irmãos também entram na lista, acendendo o alerta vermelho em toda a família.

 

Além disso, o uso abusivo de drogas e de álcool podem levar a situações extremas, como suicídio, overdose, afogamento, acidente automobilístico ou cenas de violência gratuita, sem qualquer justificativa lógica.

 

Em relação à saúde, é maior o risco de o(a) adolescente contrair doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, desenvolver danos cerebrais e problemas cardíacos, entre vários outros males e distúrbios.

 

 

Como os pais podem (e devem) agir na prevenção às drogas na adolescência?

 

O comportamento dos pais e a maneira como interagem no dia a dia com os filhos desde quando são crianças são determinantes para o desenvolvimento psicológico e emocional para quando chegarem à fase da adolescência.

 

Um relacionamento saudável, em que haja a abertura para o diálogo a respeito de temas considerados tabu - como é o caso das drogas e também do sexo -, reduz substancialmente as chances de o jovem vir a se sentir estimulado a experimentar algum tipo de susbstância tóxica, uma vez que já traz consigo informações sobre os males que ela irá provocar.

 

É importante que, nas conversas, fique claro ao adolescente que não se trata de nenhuma tentativa autoritária de tirar a sua liberdade de escolha. Ao contrário, alertar sobre os perigos das drogas e do álcool é um gesto que revela amor e preocupação dos pais para com os seus filhos.

 

Aos pais também cabe participar ativamente da vida dos adolescentes, conhecendo e se relacionando com os seus amigos, bem como das atividades sociais e escolares em que estiverem envolvidos.

 

 

A importância da prevenção às drogas na adolescência

 

A questão das drogas, incluindo o consumo exagerado de álcool, é um problema generalizado de saúde pública, mas que traz as piores consequências e os efeitos mais devastadores no seio familiar.

 

Existem muitas maneiras de um indivíduo ter o primeiro contato com as drogas ao longo da vida, uma vez que as pessoas estão inseridas em contextos sociais distintos e enfrentam dificuldades de toda a ordem que podem enfraquecer sua auto-estima e fazer com que busquem soluções fáceis ou algum tipo de fuga para os seus problemas.

 

Mas a questão da iniciação às drogas ou ao álcool e uma eventual dependência química que se apresente na sequência é especialmente mais perigosa quando acontece na adolescência, período em que o jovem ainda não está com sua personalidade formada e é suscetível a todo o tipo de influência, inclusive, e principalmente, as negativas.

 

Dessa forma, as ações de prevenção às drogas devem, necessariamente, começar em casa, tendo em vista o apoio e suporte emocional e psicológico que o adolescente recebe de seus pais, irmãos e outros familiares, evitando que tome decisões erradas e intempestivas que podem prejudicar todo o seu futuro.

 

 

Como o GINEAD pode auxiliar os pais na prevenção às drogas na adolescência?

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância é uma plataforma de cursos livres online, com mais de 400 títulos gratuitos à disposição, cobrindo as diferentes áreas do conhecimento.

 

Na seção Saúde e Bem-Estar, pais e familiares de crianças e adolescentes encontram cursos específicos que abordam a questão da prevenção às drogas, conceituando o problema e oferecendo orientações de como o problema deve ser abordado em casa com os jovens.

 

Os principais títulos relacionados ao tema são:

 

1) Pais na prevenção ao uso de drogas (20 horas-aula)
2) Prevenção de drogas (60 horas-aula)

 

Os cursos são elaborados por profissionais especialistas no assunto, que se dispõem a compartilhar seus conhecimentos.

 

Além dos pais, as aulas podem ser vistas por estudantes de Graduação de cursos relacionados à Saúde (Medicina, Biociências, Farmácia, Assistência Social etc.), do Ensino Médico e também de outras pessoas que tenham interesse em conhecer mais sobre o assunto.

 

Vale lembrar que todos os cursos do GINEAD são gratuitos para matrícula e acompanhamento das aulas.

 

É cobrada apenas uma taxa de emissão para o Certificado Digital de Conclusão, documento que pode ser anexado ao currículo e que, no caso dos universitários, também pode ser utilizado como comprovação de horas complementares para a faculdade.

 

Pais de adolescentes podem contar com o apoio do GINEAD para realizar a importante tarefa de prevenção às drogas!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos