A importância de aprender um novo idioma

[A importância de aprender um novo idioma]

Aprender um novo idioma pode trazer mais benefícios do que você imagina. Não é à toa que o aprendizado de uma segunda língua tem sido incentivado cada vez mais. Afinal, diante da globalização e do aumento da competitividade, saber duas línguas é o mínimo.

 

Além disso, estudar um novo idioma auxilia no desenvolvimento da memória, proporciona grandes oportunidades, satisfação pessoal, entre outros benefícios. A boa notícia é já existem opções acessíveis e gratuitas para o aprendizado de uma língua estrangeira.

 

Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra as vantagens de estudar outro idioma, por qual língua estrangeira começar e como estudar. Vamos lá?!

 

6 razões para aprender um segundo idioma

 

Aprender um novo idioma é muito mais do que obter fluência em uma segunda língua. Há um grande desenvolvimento cultural, social, cognitivo, melhora nas percepções, além de novas oportunidades. Veja agora mais algumas razões para aprender um novo idioma.

 

 1. Destaque no mercado de trabalho

 

Se você quer destaque profissional é preciso aprender um idioma estrangeiro. Contudo, a tendência é que falar um segundo idioma deixe ser um diferencial e seja encarado com uma competência básica. 

 

Na verdade, isso já encarado como pré-requisito em diversas empresas devido a globalização das atividades. Falando em salário, um pesquisa do site de empregos Catho, evidenciou que quem sabe falar inglês chega a ganhar até 70% mais do que quem não sabe o idioma.

 

 2. Desenvolvimento cognitivo 

 

Nos últimos anos foram realizadas diversas pesquisas científicas que comprovaram a importância e os benefícios de aprender um novo idioma. Dentre os resultados, as vantagens envolvem desenvolvimento da memória e habilidades de tomar decisões com mais rapidez.

 

Além disso, um estudo realizado na Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) sugeriu que estudar outra língua auxilia no desenvolvimento de habilidades multitarefas. Isso porque o cérebro passa pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas. 

 

 3. Satisfação pessoal

 

Ouvir uma música estrangeira e entender a letra, assistir um filme com o áudio original e ter acesso a literatura de outros países, são alguns exemplos de privilégios de quem sabe um segundo idioma. 

 

Ainda mais com a globalização, é muito comum ter contato com produtos e informações estrangeiras. Por isso, mais do que contribuir para o desenvolvimento profissional, estudar um novo idioma promove muitos benefícios à rotina.

 

 4. Viagens internacionais

 

Quem já viajou para o exterior sem saber o idioma local, com certeza não achou fácil. Situações simples como ler o cardápio de um restaurante ou desenvolver uma comunicação efetiva com os nativos, se tornam um grande desafio.

 

Por isso, para viagens internacionais é preciso deter ao menos um conhecimento básico sobre a língua do país. Em alguns regiões, o uso do inglês também pode ser bem útil, uma vez que é um dos idiomas mais falados do mundo.

 

 5. Ferramenta acadêmica e cultural

 

Muitos artigos e livros acadêmicos não são traduzidos para o português. Por isso, aprender um novo idioma expande muito seu repertório de estudo, além de abrir novas oportunidades de conhecimento.

 

Ademais, é possível ter um grande crescimento sociocultural por meio do contato com pessoas de diferentes regiões do mundo. O estudo também te proporciona mais informações quanto aos costumes, culinária e crenças do povo falante da língua.

 

 6. Mais oportunidades

 

Saber falar a língua estrangeira pode te possibilitar mais oportunidades do que você imagina. Por exemplo, se tornar a peça chave da empresa dentro de reuniões internacionais, conquistar uma bolsa de estudos de exterior ou desenvolver network fora do Brasil.

 

Basta saber o idioma e encontrar as melhores oportunidades e experiências que isso pode te proporcionar. Até porque não é difícil encontrar pessoas que já perderam grandes oportunidades por não saberem uma língua estrangeira.

 

Por qual idioma começar?

 

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Primeiro, é preciso analisar seus objetivos, gostos pessoais e o seu tempo disponível para estudo.

 

Por exemplo, se você busca melhores oportunidades, o inglês pode ser a escolha certa. Mas, se você quer um aprendizado mais rápido, que pode facilitar também o aprendizado de outros idiomas, é válido optar pelo espanhol. Da mesma maneira, caso você tenha um objetivo específico ou um desejo pessoal, comece por aí. 

 

Afinal, aprender um novo idioma é um grande desafio e exige, acima de tudo, dedicação. Portanto, comece por aquilo que te encha os olhos e te motive a estudar diariamente. Na tentativa de auxiliar na sua escolha, separamos os idiomas de maior destaque no Brasil e motivos para estudar cada um. Acompanhe:

 

Inglês

 

O inglês é a língua mais falado do mundo, em número de falantes. A partir disso, é fácil perceber o quanto o aprendizado dessa língua pode ter proporcionar impulso profissional. Não é à toa que esse é um dos idiomas mais valorizados por empresas. Leia também: dicas para aprender inglês sozinho.

 

Espanhol 

 

Assim como o inglês, o espanhol é uma excelente língua para comércio internacional, uma vez que nossos vizinhos Sul Americanos são falantes do idioma. Além disso, por ser uma língua relativamente próxima do português, o aprendizado pode ser mais rápido e facilitar o aprendizado de outras línguas de origem latina.

 

Alemão 

 

O alemão é a língua mais falada na Europa. Por isso, esse idioma é especialmente importante em viagem a esses continente. E tem mais: a Alemanha também é uma excelente parceira comercial do Brasil, o que pode te proporcionar boas oportunidades de emprego.

 

Onde fazer curso de idiomas online e grátis?

 

A internet se tornou uma ferramenta extremamente útil em diversas ações, inclusive, para aprendizado. O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - entende a importância de aprender uma nova língua. Por isso, disponibiliza cursos dos principais idiomas falados no mundo.

 

Todos os cursos são completamente gratuitos e o estudante só paga pelo certificado, mas a emissão do documento é opcional. Além disso, todo o material é disponibilizado online e pode ser baixado, assim, o aluno pode acessar de quando e onde quiser. 


Os cursos de idiomas online e grátis do GINEAD já foram realizados por quase 80 mil estudantes e possuem altíssimas avaliações. Vale a pena conhecer e dar o primeiro passo para aprender uma segunda língua. Conheça os cursos de idiomas disponibilizados e matricule-se agora!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos