Por que você deve aprender um novo idioma?

[Por que você deve aprender um novo idioma?]

Não importa a razão! Seja para ter mais chances de conseguir um emprego melhor, preparar-se para visitar um outro país ou simplesmente por uma questão de satisfação pessoal, aprender um novo idioma é uma das melhores formas de romper barreiras profissionais e alcançar um patamar superior em termos de bagagem cultural.

 

Muitas pessoas, no entanto, consideram que se trata de um desafio muito grande e acabam deixando de lado quando surgem as primeiras dificuldades.

 

Esquecem que, em qualquer tipo de aprendizado, existem obstáculos a serem superados. E é justamente por isso que aqueles que vencem as barreiras se destacam e se diferenciam em relação aos demais, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho.

 

Por isso, a pergunta que não quer calar é: você já pensou nos benefícios que aprender um novo idioma pode trazer para a sua vida?

 

Continue com a gente neste conteúdo para entender porque dominar uma outra língua é tão importante e como você pode tornar o processo de aprendizagem mais simples, rápido, e prazeroso.

 

 

Quais são os benefícios de aprender um novo idioma?


O aprendizado de um novo idioma proporciona benefícios de ordem prática - como o acesso a melhores oportunidades profissionais -, mas também permite que determinadas habilidades cognitivas se desenvolvam com mais naturalidade.

 

Confira algumas das principais vantagens de conhecer uma outra língua!

 

Melhores perspectivas profissionais


Apenas cerca de 5% da população brasileira consegue se comunicar minimamente em um segundo idioma.

 

Esse dado revela, portanto, que as pessoas que dominam outra língua têm melhores condições de se destacar profissionalmente, tendo acesso, por exemplo, a oportunidades de trabalho em empresas que realizam negócios internacionais ou em multinacionais para as quais o conhecimento de outro idioma é um diferencial.

 

Memória mais aguçada


Ao aprender um outro idioma, a pessoa passa a ter contato com um novo vocabulário e novas regras gramaticais. Para assimilar tanto conteúdo, o cérebro trabalha no sentido de desenvolver a capacidade de memorização.

 

Aumento do poder de concentração


As pessoas bilíngues desenvolvem naturalmente sua capacidade de concentração pelo fato de os dois idiomas estarem sempre ativos em sua mente.

 

O aprendizado e a utilização de outra língua aciona uma área do cérebro conhecida como sistema de controle executivo. Ela é responsável pelo “convívio” dos dois idiomas e permite que ambos se relacionem entre si.

 

Dessa forma, a pessoa se mantém focada sempre que se expressa por meio do segundo idioma.

 

Maior capacidade de aprendizagem


Aprender outro idioma também fortalece o funcionamento das regiões do cérebro que controlam a capacidade de aprendizagem de cada indivíduo.

 

Esse exercício constante é cumulativo. Uma vez que a pessoa se torna fluente em uma nova língua, torna-se mais fácil para ela aprender outros idiomas e, com o passar do tempo, tornar-se poliglota.

 

Chance de conhecer novas culturas


Os diferentes idiomas representam muito mais do que simplesmente a forma como as pessoas se comunicam em um determinado país. Eles são uma forte representação da história e da própria cultura daquele povo.

 

Pegue o Português falado no Brasil como exemplo! Ao longo dos séculos, a Língua Portuguesa foi sendo enriquecida com termos dos povos indígenas e africanos. Dessa forma, foram criadas palavras, gírias e expressões que existem apenas aqui..

 

É muito fácil perceber que o Português do Brasil é bem diferente daquele falado em Portugal, e isso está diretamente relacionado à cultura do nosso povo.

 

As mesmas diferenças podem ser percebidas, por exemplo, entre o inglês britânico, norte-americano e australiano. 

 

 

Quer aprender um novo idioma? Confira dicas

indispensáveis!


Saiba como transformar em realidade seu plano de aprender uma nova língua:

 

1) Defina o seu objetivo


Escolha o idioma de interesse e não deixe de responder: por que eu quero aprender esta língua?

 

Os motivos podem ser de ordem profissional, em função de uma futura viagem ou mesmo pela satisfação pessoal. Ao definir seus objetivos, você terá mais foco e disposição para desenvolver esta nova habilidade.

 

2) Assista a tudo o que puder no idioma escolhido


Filmes na TV, vídeos no YouTube, noticiário em canais internacionais, músicas e podcasts… vale à pena consumir tudo o que for possível em termos de conteúdo no novo idioma para que a sua mente comece a se acostumar com a pronúncia e com o som das palavras.

 

Para quem está começando, filmes e animações infantis são uma boa estratégia, uma vez que os atores e dubladores falam mais lentamente e com poucas gírias.

 

No mais, assista várias vezes o mesmo conteúdo para assimilar as falas e poder compreender melhor a pronúncia e o vocabulário.

 

Não utilize as legendas em Português. No máximo, ponha na tela legendas no idioma que você quer aprender na primeira e segunda vez que assistir para compreender melhor o assunto e as palavras. Daí em diante, desative o recurso.

 

3) Crie uma rotina de estudos


Analise sua disponibilidade de tempo e verifique quantos minutos por dia você pode dedicar aos estudos do novo idioma.

 

Não importa se são 15 minutos ou 2 horas! O importante é ter disciplina para que, nesse período, você se dedique com foco e determinação ao seu objetivo.

 

4) Use os recursos que a internet oferece


Existem vários aplicativos de celular gratuitos que ensinam a falar outra língua por meio de exposição de conteúdos didáticos e, na sequência, realização de exercícios e atividades diárias.

 

Outro recurso interessante são os aplicativos de conversas, através dos quais você pode conversar com estrangeiros de qualquer lugar do mundo, no idioma do seu interesse.

 

5) Revise tudo o que aprendeu


Por mais esforço que você esteja fazendo para aprender um novo idioma, o vocabulário, regras gramaticais e pronúncia poderão cair no esquecimento se você não praticar de alguma forma e realizar revisões constantes.

 

Existem estudos que mostram que cerca de 80% das informações apreendidas pelo cérebro podem se perder no período de um mês se não forem revisitadas com frequência.

 

Por isso, é interessante criar uma rotina de revisões do idioma em que cada lição é revista nos períodos de uma semana, 15 dias e 30 dias, como forma de garantir que serão bem assimiladas.

 

6) Escolha um curso de línguas que tenha o seu perfil


Fazer um curso é um jeito prático de aprender um novo idioma, uma vez que os alunos contam com o apoio de professores treinados e qualificados para ensinar.

 

No entanto, para que a sua experiência seja ainda melhor, vale a pena pesquisar a metodologia de cada escola, principalmente no que se refere à ênfase dada ao ensino da gramática e às práticas de conversação.

 

Opte por aquela que você considera ser a mais adequada para o seu perfil de aluno e objetivos que deseja alcançar.

 

 

Venha aprender um novo idioma com os cursos online grátis

do GINEAD!


Que tal aprender uma nova língua sem precisar sair do conforto da sua casa e, melhor ainda, de forma totalmente gratuita?

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece cursos de idiomas para os níveis Básico e Intermediário, com uma estrutura didática especialmente elaborada para otimizar o aprendizado de quem sabe a importância de dominar outra língua além do Português.

 

Os cursos oferecidos pelo GINEAD são:

 

 


Conheça o conteúdo oferecido em cada um deles e faça a sua matrícula agora mesmo, lembrando que o acompanhamento das aulas (incluindo vídeos e apostilas) é totalmente gratuito.

 

Ao final, você poderá solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, bastando pagar uma pequena taxa de emissão. O documento é válido em todo o território nacional e pode ser anexado ao currículo!

 

Você não vai perder essa, vai?!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos