Como tornar o seu home office mais produtivo?

[Como tornar o seu home office mais produtivo?]

O home office está se tornando cada vez mais o ambiente de trabalho de muitas pessoas, seja para aqueles que são autônomos em tempo integral ou para quem tem carteira assinada, mas pode exercer suas atividades remotamente em alguns dias da semana.

 

No entanto, mais do que representar uma simples “questão geográfica”, o home office demanda do profissional algumas mudanças importantes em diferentes aspectos, inclusive de ordem comportamental, para que o desenvolvimento do trabalho seja eficiente e produtivo.

 

Neste conteúdo, vamos mostrar o que é preciso para que o home office proporcione os resultados esperados e seja, de fato, uma alternativa viável para as pessoas que adotam esse novo modelo de trabalho.

 

 

Por que aderir ao home office?

 

A era do trabalho remoto tem demonstrado que os profissionais que atuam a partir de casa vêm atendendo, até mesmo com mais qualidade, às necessidades das empresas, não importando se são funcionários CLT ou prestadores de serviço terceirizados.

 

Isso se deve, em grande parte, aos benefícios que o home office proporciona em termos de rotina diária e de uma melhor qualidade de vida.

 

Entre as vantagens que o trabalho em casa oferece, estão:

  • Controle da própria agenda, tendo flexibilidade para definir os horários de trabalho, descanso e lazer.
  • Economia de tempo e dinheiro, por não precisar se deslocar até o escritório todos os dias.
  • Mais disposição para o trabalho devido ao conforto e comodidade.
  • Maior autonomia e produtividade.
  • Mais tempo para se dedicar à família.
  • Melhor qualidade de vida, por ter mais tempo para praticar atividades físicas e se alimentar de forma saudável.

 

 

O que fazer para tornar o home office eficiente e produtivo?

 

O trabalho em home office exige do profissional exatamente isso: profissionalismo. Não é porque está em casa, que pode fazer tudo!

 

Ao contrário, trabalhar no ambiente doméstico impõe um desafio bastante grande para não sucumbir às armadilhas do lugar.

 

Afinal, a cama, o sofá e a TV estão nos cômodos ao lado, a geladeira está sempre convidando para matar aquela fominha persistente, a internet está ali a mão para ser navegada livremente, as redes sociais no celular chamam em alto e bom som para que estejamos ligados nas novidades.

 

Enfim, se não houver disciplina, foco e comprometimento com os afazeres e compromissos assumidos, o home office pode “se virar contra você” e impedir que o trabalho seja bem feito.

 

Vamos, a seguir, conferir tudo o que é preciso para que o home office seja uma experiência que realmente traga benefícios para o profissional.

 

 Aproveite e confira dicas para melhorar a qualidade das chamadas de vídeo.

 

Acompanhe!

 

1) Escolha o cômodo mais adequado

 

Este é o primeiro passo rumo ao sucesso. O local de trabalho deve ser bem iluminado, silencioso e o mais distante possível dos cômodos em que os familiares ficam mais tempo, como a sala e a cozinha.

 

Mantenha a porta fechada e peça à família para colaborar, diminuindo o tom das conversas, controlando as crianças (dentro do que é possível) e lidando com o barulho dos pets.

 

2) Monte a estrutura de trabalho

 

A mesa e a cadeira de trabalho devem oferecer a ergonomia necessária para que se possa trabalhar com conforto, evitando paralisações constantes.

 

Outro ponto fundamental é o acesso à internet, que deve ter boa conexão, uma vez que haverá uma intensa troca de arquivos com a empresa contratante e outros clientes.

 

3) Obtenha as ferramentas gratuitas

 

A internet oferece diversos programas de uso gratuito, que são bastante úteis em diferentes situações.

 

É o caso de aplicativos para:

  • realização de reuniões virtuais (por exemplo, Google Meet e Zoom);
  • produção de textos, planilhas e apresentações (Google Docs);
  • gerenciamento de projetos (Trello);
  • mensagens instantâneas (WhatsApp).

 

4) Estabeleça um horário de trabalho

 

Apesar de o home office dar margem à flexibilidade, é interessante definir quais serão os horários de trabalho ao longo do dia, como forma de criar uma rotina.

 

É possível obedecer aos horários da empresa, caso o profissional seja contratado CLT, ou estabelecer períodos alternativos de acordo com a conveniência pessoal.

 

O mais importante é que a carga horária diária seja cumprida, e as atividades planejadas sejam realizadas.

 

5) Vista-se de maneira adequada

 

Não é preciso usar terno e gravata ou tailleur e salto alto para o home office. Mas também não se deve ir de pijama para a frente do computador.

 

Quando a pessoa não está trajada adequadamente, ela acaba perdendo o foco em relação ao trabalho, ainda que de forma inconsciente, por se sentir muito descontraída.

 

Camiseta, jeans e tênis são suficientes para realizar um bom dia de trabalho em casa. Se houver uma reunião virtual pelo computador, vale vestir uma camisa ou blusa mais social.

 

6) Não ceda à procrastinação

 

A falta de formalidade no ambiente doméstico pode fazer com que a pessoa em home office se sinta relaxada e, assim, perca o foco sobre as atividades que está realizando.

 

Dessa forma, é fácil desviar a atenção para outros assuntos que não têm importância naquele momento, especialmente quando o acesso aos sites preferidos da internet está a apenas alguns cliques de distância.

 

Uma boa forma de manter a disciplina é utilizar a técnica Pomodoro. Defina um período de 20 ou 30 minutos e ligue o cronômetro. Durante esse tempo, trabalhe com foco total. Quando o alarme soar, faça um descanso de 5 minutos.

 

Repita o ciclo por três ou quatro vezes e, ao final, dê um período maior de descanso.

 

7) Se recompense pelas atividades realizadas

 

A motivação para desenvolver e finalizar o trabalho é sempre um acelerador para cumprir as tarefas menos agradáveis.

 

Pode parecer banal, mas se recompensar com uma atividade prazerosa ao finalizar uma tarefa menos estimulante é uma ideia que pode transformar completamente a dinâmica do trabalho.

 

8) Divida as tarefas em pequenas ações

 

Tarefas menores são sempre mais fáceis de serem executadas.

 

Portanto, antes de iniciar um trabalho grande, divida-o em etapas menores e faça um cronograma para a execução de cada uma delas, até concluir todas dentro do prazo estabelecido.

 

 

Acrescente meia hora de estudos à sua rotina de home office

 

Com as dicas que acabamos de ver, o profissional que trabalha em home office é capaz de estabelecer uma rotina diária de atividades que engloba não apenas o trabalho, mas também os cuidados com a saúde e mais tempo de convívio com a família.

 

Esse aumento de produtividade permite ainda que a pessoa possa dedicar de 15 a 30 minutos por dia ao seu próprio desenvolvimento profissional, por meio do aprofundamento e/ou reciclagem de seus conhecimentos.

 

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O profissional que trabalha em home office pode verificar a lista de cursos oferecidos na sua área de atuação e escolher aqueles que atendam às suas necessidades.

 

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Após realizar o teste final de aprovação, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão. Para isso, basta efetuar o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

O documento pode ser utilizado como comprovação ao mercado do conhecimento adquirido, sendo anexado ao currículo e facilitando a obtenção de novas oportunidades de trabalho.

 

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