Conheça os 10 melhores cursos online para professores

[Conheça os 10 melhores cursos online para professores]

Ser professor é se manter constantemente em busca de novos conhecimentos. Afinal, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, garantindo mais confiança e credibilidade ao educador. 

 

Além disso, aprimorar, aprofundar e atualizar os saberes contribui para que as aulas ministradas sejam mais ricas, inclusivas e que pretendam a atenção dos alunos, independente da faixa etária deles. 

 

Ao final, tudo isso colabora para a formação de cidadãos éticos, autônomos e com senso crítico, além de proporcionar mais oportunidades para a carreira do professor.

 

A boa notícia é que os educadores já podem aprimorar o conhecimento até mesmo sem sair de casa. Os cursos online surgem como uma excelente alternativa para quem quer desenvolver-se profissionalmente, mas não tem muito tempo disponível.

 

Se esse é o seu caso, você está no lugar certo! 

 

Aqui separamos mais informações sobre a importância da educação continuada para professores e ainda 10 opções de cursos online e gratuitos (com opção de certificado) para você, professor, investir na sua atualização. Confira! 

 

A importância da formação continuada para professores

 

Se manter atualizado é requisito básico para qualquer profissional e faz parte do esforço contínuo para se manter em crescimento e desenvolver novas habilidades. 

 

Para os professores, a educação continuada tem um papel especialmente importante, uma vez que auxilia no aprimoramento das práticas pedagógicas e, consequentemente, na prestação do melhor suporte aos alunos.

 

Isso quer dizer que o professor se prepara para promover o protagonismo de seus alunos, garantindo que os estudantes não só recebam informações, mas que adquiram conhecimento. 

 

Além disso, os cursos online para professores garantem que o profissional esteja cada vez mais preparado para lidar com os conflitos e desafios dentro da sala de aula e ainda podem prepará-lo para um cargo de direção e gestão escolar.

 

Cursos online para professores: 10 melhores opções

 

Além de ser fundamental, a formação continuada dos professores é pauta obrigatória nas escolas de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

No entanto, a rotina corrida desses profissionais dificulta o acesso a cursos e palestras presenciais. Nesse contexto, surgem os cursos online para professores, que garantem flexibilidade e autonomia na hora de estudar.

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - oferece mais de 400 cursos online e gratuitos, sendo diversos deles pensados para a formação continuada de professores. Todos os cursos oferecem opção de certificado pago.

 

A seguir separamos excelentes opções. Confira!

 

1. ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente

 

Todo o profissional da educação precisa conhecer o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Afinal, tanto o professor quanto a instituição de ensino têm um papel importante no cumprimento e disseminação das normas previstas no documento.

 

Por meio do estudo do Curso de ECA você aprenderá as principais normas, conceitos, doutrinas e crimes relacionados ao estatuto. Para conhecer mais sobre o curso e se matricular gratuitamente, acesse o link.

 

2. Alfabetização e letramento

 

Se você trabalha ou pretende trabalhar com alfabetização e letramento já deve saber como o processo é desafiador, ainda que muito gratificante. Cada aluno é único e o professor precisa estar atualizado quanto às evoluções pedagógicas.

 

No Curso Online Grátis de Alfabetização e Letramento você vai revisar conceitos sobre o tema e ainda conhecer novas estratégias do que propor em sala de aula e dicas de como planejar atividades de alfabetização. Acesse o link e saiba mais!

 

3. Educação inclusiva

 

Impossível trabalhar com educação e não pensar em práticas e estratégias para garantir a inclusão de todos os alunos. Por isso, o Curso de Educação Inclusiva visa auxiliar o professor a enxergar e atender as particularidades de cada aluno.

 

A carga horária do curso é de 70 horas e para se matricular e estudar é completamente gratuito. O estudo pode ser um grande diferencial para a carreira do professor na hora de conseguir uma vaga e para o desempenho das atividades.

 

4. Libras básico

 

Ainda falando sobre inclusão, o Curso de Libras garante ao professor uma formação humanizada. O conhecimento é fundamental para que a criança compreenda a aula, assim como, para que o professor entenda o aluno.

 

No GINEAD, o Curso Online Grátis de Libras Básico é ministrado em vídeo e é o primeiro passo para que você aprenda a se comunicar na segunda língua oficial do país: Libras. Acesse o link para saber mais.

 

5. Gestão Escolar

 

Se você atua ou pensa em atuar na gestão de instituições de ensino, então é este o curso online para professores certo para você. Nele você aprenderá sobre gestão pedagógica, administrativa, financeira, acadêmica, de pessoas e muito mais.

 

Além disso, você aprenderá diretrizes, normas, o papel da gestão escolar no sucesso do aluno, entre muitos outros tópicos para aprofundar e atualizar o conhecimento. Acesse o link e conheça.

 

6. Informática Aplicada à Educação

 

Impossível falar sobre cursos online para professores e não falar sobre uma das principais tendências para o momento: a tecnologia dentro das instituições de ensino como aliada do processo de ensino-aprendizagem.

 

Mas, para que isso realmente se aplique, é preciso haver preparação do docente. O Curso Online Grátis de Informática Aplicada à Educação pode ser a escolha certa para você se preparar para a tecnologia dentro da sala de aula.

 

7. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

 

Saber lidar e auxiliar diferentes alunos é um dos grandes desafios dos professores. Para mudar esse cenário, é preciso conhecer e estudar sobre as principais síndromes que atingem os estudantes, como é o caso do TDAH.

 

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio neurobiológico manifestado na infância e que é relacionado à baixa autoestima, dificuldade de concentração e hiperatividade. Acesse o Curso de TDAH para saber mais.

 

8. Introdução à supervisão e orientação pedagógica

 

Se você deseja ser um supervisor ou orientador escolar, este curso é para você. Afinal, para atuar na área você precisará possuir liderança, autocontrole, além dominar técnicas pedagógicas.

 

Pensando nisso, o Curso Gratuito de Introdução à Supervisão e Orientação Pedagógica aborda os principais métodos de ensino e oferece a emissão de certificado. Acesse o link e faça já sua matrícula.

 

9. A Arte de Contar Histórias Infantis

 

Este é um dos cursos online para professores mais procurados no GINEAD. Afinal, contar histórias infantis, prender a atenção dos pequenos e ainda trabalhar com o lúdico são processos que exigem preparação.

 

Conheça os 10 melhores cursos online para professores

 

Além disso, contar histórias infantis traz uma série de benefícios para criança, como redução da ansiedade, melhora da concentração e desenvolvimento da comunicação. Conheça agora o Curso de A Arte de Contar Histórias Infantis.

 

10. Plano de aula

 

O Curso de Plano de Aulas auxilia o professor na construção de aulas criativas e dinâmicas. O material pode ser estudado por quem está começando a carreira, assim como, por professores que querem conhecer novas estratégias.

 

Por meio do material o professor também terá acesso a exemplos de plano de aula por segmento, o que pode ser inspirador na hora de construir o seu planejamento. Acesse o link para se matricular e estudar gratuitamente.

 

Quer conhecer mais cursos online para professores?

 

O GINEAD conta com mais de 100 cursos online para professores. Todos os materiais são completamente gratuitos para se matricular e estudar. A emissão do certificado é opcional e ocorre mediante ao pagamento de uma taxa.

 

Mais do que atualização profissional, o estudo e o certificado podem ser uma grande oportunidade para a carreira do professor.

 

Para conhecer todos os cursos na área de educação do GINEAD, acesse o link.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos