Curso Online Grátis de Tecnologia e Educação

Curso Online Grátis de Tecnologia e Educação

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito. Taxa do certificado digital R$ 39,70

Curso 100% Online

Carga Horária 60 horas

A carga horário desde curso é de 60 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Novas tecnologias e novas formas de aprender

Unidade 2 - TIC e o processo ensino e aprendizagem

Unidade 3 - TIC e BNCC

Unidade 4 - Análise, reflexão e seleção

Unidade 5 - Planejamento de aulas utilizando TIC

Unidade 6 - TICs e a formação de professores

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 60 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

OBS: Quem acessou este curso também se interessou por:  Curso Online Grátisde Avaliação Educacional, Curso Online Grátisde Informática Aplicada a Educaçãoe outros cursos na área de educação.

 

CURSO ONLINE GRÁTIS DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO:

 

Unidade 1 - Novas tecnologias e novas formas de aprender

 

Objetivo:  Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Ampliar o conceito sobre tecnologia;

- Compreender as novas tecnologias como fator inerente ao cotidiano dos alunos.

 

Sobre esta Unidade:

 

Esta unidade abordará uma importante reflexão sobre o conceito de tecnologia e sua relevância no processo da construção histórica da humanidade.

 

A partir desta elaboração, você desenvolverá um posicionamento mais crítico em relação às tecnologias cotidianas e às tecnologias utilizadas nos processos educacionais.

 

Esta reflexão será de extrema importância em seu processo de formação, uma vez que você está se tornando um profissional que exerce atuação fundamental na formação de uma diversidade de outros profissionais.

 

A unidade “Novas tecnologias e novas formas de aprender” foi pensada com muito cuidado, por sua formação profissional.

 

Inicialmente você será convidado a ampliar seu conceito sobre tecnologia em O que é tecnologia? e seguirá para uma reflexão crítica em visão crítica sobre a tecnologia. Posteriormente, analisará a tecnologia como resultado da produção humana, identificando a tecnologia no cotidiano da Geração Alpha, culminando na discussão sobre a importância de novas tecnologias na educação básica.

 

Lembre-se: sua formação prepara você para ser um profissional imprescindível ao processo educacional, que promoverá a interface entre as necessidades e desafios sociais, transformando as relações atuais e futuras.

 

Estamos contentes em auxiliá-lo em seu processo de formação e estaremos juntos nesta jornada!

 

Unidade 2 - TIC e o processo ensino e aprendizagem

 

Objetivo:  Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Ampliar a percepção sobre o papel das TICs na educação;

- Identificar nas novas tecnologias o conceito de gamificação;

- Compreender sobre a necessidade do uso das TICs na Educação Básica.

 

Sobre esta Unidade:

 

Na unidade anterior você analisará e refletirá sobre a produção tecnológica, identificando que as tecnologias do nosso espaço tempo são frutos do processo histórico e cultural, inerente à humanidade.

 

Em TIC e o processo ensino e aprendizagem você compreenderá o que são as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e fará um aprofundamento sobre o uso das TICs na educação e o uso das TICs na educação básica.

 

Também investigará sobre o que é gamificação e como a gamificação aliada às TICs pode potencializar os processos educacionais.

 

Esse aprofundamento auxiliará em seu processo de tomadas de decisões em sua vida profissional, uma vez que compreenderá os benefícios das TICs na educação básica. Sua atuação profissional estará embasada por um arcabouço teórico reflexivo e crítico e será mais aderente às necessidades de formação.

 

Unidade 3 - TIC e BNCC

 

Objetivo:  Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Conhecer as principais TICs utilizadas na educação, com ênfase na educação básica;

- Identificar na BNCC as recomendações em relação às TICs.

 

Sobre esta Unidade:

 

Na Unidade 2, TIC e o processo ensino e aprendizagem, você teve a oportunidade de se aprofundar no conceito de TIC. Nesta unidade, você poderá articular esses conhecimentos à análise da Base Nacional Comum Curricular e identificar as proposições desse documento em relação às TICs.

 

Essa análise mais crítica, que você já é capaz de realizar, proporcionará uma melhor compreensão do uso de novas tecnologias no cotidiano escolar, possibilitando criar estratégias que promovam uma maior articulação entre os seus alunos.

 

As principais TICs utilizadas na Educação Básica também o auxiliarão a elaborar essas estratégias, de uma forma que suas ações sejam planejadas utilizando TICs como elementos integradores.

 

O processo educacional é um caminho importante na vida das pessoas. A construção que é realizada ao longo dessa trajetória impacta as futuras relações sociais e econômicas.

 

A partir desta disciplina, você — como profissional da educação, guardião da formação — poderá utilizar as TICs para uma educação integral. Uma vez que, mais que um recurso, as Tecnologias da Informação e Comunicação se configuram neste espaço-tempo como elementos sociais, como você verá em TIC, educação e cidadania.

 

Unidade 4 - Análise, reflexão e seleção

 

Objetivo:  Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Analisar o contexto escolar e identificar as possibilidades estruturais para utilização das TICs.

- Refletir criticamente sobre o uso das TICs para uma seleção pertinente.

 

Sobre esta Unidade:

 

Na Unidade 3, TICs e BNCC, você pôde conhecer mais sobre as TICs mais utilizadas na educação básica e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular.

 

Na Unidade 4, Análise, reflexão e seleção, você será convidado a analisar as TICs e realizar uma reflexão crítica para a seleção das Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

Você analisará as demandas de software, hardware e acesso à internet, verificando se a estrutura material está apta a atender às TICs com as quais deseja trabalhar.

 

Também fará um estudo sobre tecnologias abertas e fechadas e conhecerá mais sobre as licenças de uso Creative Commons, avaliando as possibilidades mais adequadas de uso.

 

Nesse cenário, você conhecerá um pouco mais sobre os repositórios de Objetos de Aprendizagem.

 

Esses conhecimentos o embasarão para que você possa analisar e refletir sobre outros elementos que devem ser avaliados ao selecionar TICs, além da estrutura física.

 

Dessa forma, você estará apto para avaliar as Tecnologias de Informação e Comunicação mais pertinentes para cada contexto educacional.

 

Unidade 5 - Planejamento de aulas utilizando TIC

 

Objetivo:  Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Selecionar TIC adequadas aos momentos educacionais, a partir das reflexões propostas na disciplina e disponibilidade de recursos.

- Desenvolver estratégias educacionais, possibilitando a construção do conhecimento, com respeito e ética.

 

Sobre esta Unidade:

 

Na Unidade 4, Análise, reflexão e seleção, você foi subsidiado para realizar planejamentos de aulas em que as TIC sejam priorizadas de forma pertinente para o alcance de resultados surpreendentes em suas aulas.

 

Na Unidade 5, Planejamento de aulas utilizando TIC, você será convidado a planejar as aulas a partir dos conhecimentos desenvolvidos.

 

Primeiramente, você deve se questionar sobre o que vem antes: as TIC ou as aulas?

 

Ao elaborar o planejamento de aulas envolvendo TIC, fique atento às possibilidades da aprendizagem colaborativa por meio de TIC. Você poderá identificar as estratégias de colaboração durante a seleção de TIC para as aulas.

 

É válido destacar que, além do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para as intervenções no processo de ensino e aprendizagem, as TIC como aliadas do processo avaliativo geram grandes benefícios.

 

Sua atuação profissional será diferenciada e você identificará a qualidade de suas intervenções, a partir do desenvolvimento desses conhecimentos sobre Tecnologia e Educação.

 

Unidade 6 - TICs e a formação de professores

 

Objetivo:  Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Compreender o papel do aluno e do professor na era das TICs.

- Identificar os desafios na formação docente e o uso das TICs em sala de aula.

- Entender sobre as políticas de formação continuada e a necessidade de atualização constante.

 

Sobre esta Unidade:

 

Nesta última unidade da disciplina Tecnologia e Educação, você investigará os desafios da formação docente e o uso das TICs.

 

Em O aluno é Alpha, mas o docente é de outra geração, você terá a oportunidade de revisitar o estudo de gerações da Unidade 1 e refletir sobre os Desafios na formação docente e uso das TICs, e as possibilidades do Letramento digital para docentes.

 

Nesse cenário, as Políticas de formação continuada são fundamentais a uma prática docente atualizada e pertinente, sempre atenta à Atualização constante.

 

Indiferente da função que venha a desempenhar na área educacional, esses conhecimentos serão de suma importância para uma atuação profissional atenta às necessidades e sensível às demandas da equipe.

 

Espero que gostem deste curso! Bons Estudos

 

Tecnologia e Educação

 

Curso Legalizado:

 

Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia:

 

O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Sobre o Certificado:  

 

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

Conheça nossos
cursos semelhantes

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente