Curso Online Grátis de Contabilidade Comercial

Curso Online Grátis de Contabilidade Comercial

Curso 100% Online

Curso 100% Online

Você estuda a distância em uma plataforma intuitiva, de qualquer lugar e quando quiser

Curso 100% Online

Curso Online

Gratuito

Acesso gratuito as apostilas e avaliação do Curso! O Certificado Digital NÃO é gratuito. Taxa do certificado digital R$ 39,70

Curso 100% Online

Carga Horária 80 horas

A carga horário desde curso é de 80 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Plano de Contas

Unidade 2 - Procedimentos de Escrituração

Unidade 3 - Variações Patrimoniais

Unidade 4 - Operações com mercadorias

Unidade 5 - Métodos de controle de estoque

Unidade 6 - Tributos diretos e indiretos

Unidade 7 - Apuração do resultado do exercício

Unidade 8 - Demonstrações Contábeis

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 80 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 


OBS: Quem acessou este curso também se interessou por: Curso online grátis de Contabilidade Básica, Curso online grátis de Auditoria Contábil e Curso Online grátis de Apuração e Análise de Custos.

 

Curso Online Grátis de Contabilidade Comercial

 

Unidade 1 - Plano de Contas

 


Habilidades:  Aplicar as contas patrimoniais.

 

Descritores de desempenho:

 

1- Demonstrar a classificação por grupos e subgrupos das Contas Patrimoniais e de Resultado.
2- Estruturar o Plano de Contas, agrupamento de contas do Balanço Patrimonial e de Resultado.
3- Executar o Plano de Contas.

 

Apresentação da Unidade:

 

A contabilidade é uma ciência muito importante em todas as atividades e que, cada vez mais, ganha espaço e importância no cenário econômico. A capacidade informacional dos dados contábeis torna-se, num mundo globalizado e competitivo, fundamental para as empresas. 

 

Além disso, os interessados em conhecer a saúde financeira de uma determinada entidade utilizam os dados contábeis para auxiliar em suas decisões e, portanto, as informações geradas pela contabilidade tornam-se ainda mais relevantes.

 

As empresas podem ser constituídas sob diferentes classificações. Neste curso, estudamos as empresas comerciais. Assim, nosso foco está na Contabilidade Comercial, que se destina ao estudo e controle do patrimônio das empresas comerciais, buscando oferecer informações sobre a composição e a variação desse patrimônio por meio de suas atividades mercantis. (IUDÍCIBUS; MARION, 2016).


Dessa forma, compreendemos que o objetivo da Contabilidade reside em fornecer informações úteis e tempestivas aos seus usuários. Essas informações são apresentadas por meio das demonstrações contábeis publicadas pelas entidades, nas quais são evidenciadas as situações econômica e financeira em um determinado momento do tempo – ou em um período.

 

O controle do patrimônio de uma empresa é realizado mediante o registro dos atos e fatos contábeis. Esse controle ocorre por meio da identificação dos elementos patrimoniais sob a representação de bens, direitos e obrigações.

 

 Para ser capaz de gerar informação, então, a contabilidade faz uso da escrituração, que consiste no registro de todos os fatos que ocorrem e alteram o patrimônio de uma empresa. Nessa unidade, estudaremos a escrituração contábil por meio do entendimento das contas patrimoniais e contas de resultado, desde a sua conceituação até a sua utilização prática.

 

Unidade 2 - Procedimentos de Escrituração

 

Habilidades: Escriturar os Livros Contábeis obrigatórios.

 

Descritores de desempenho:


1- Demonstrar a Escrituração Contábil do Livro Diário.
2- Demonstrar a Escrituração Contábil do Livro Razão.

 


Apresentação da Unidade:


Vimos que a escrituração contábil é uma das principais formas de controle do patrimônio de uma empresa. O patrimônio, como vimos anteriormente, é o conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros de uma empresa. Esse patrimônio é evidenciado por meio do Balanço Patrimonial, composto por dois grupos Ativo e Passivo (neste, encontra-se o Patrimônio Líquido).


Para elaboração dessa demonstração contábil são analisados os saldos das contas, apurados mediante o confronto entre débitos e créditos escriturados. A escrituração, portanto, consiste no registro de todos os atos e fatos que modificam econômica e financeiramente o patrimônio de uma empresa.

 

Nesta unidade, vamos direcionar nossos esforços para entender a escrituração de livros contábeis. Ao constituir uma empresa, existem alguns livros obrigatórios, a saber:

 

• Livros fiscais.
• Livros societários.
• Livros trabalhistas.
• Livros contábeis.

 

Como vimos, dentre os livros obrigatórios, temos os livros contábeis, que registram as informações do que ocorre em uma empresa, contabilmente falando.

 

Assim, abordaremos dois livros: o Diário – com movimentações diárias – e o Razão – com controle dos saldos das contas.

 

Para isso, vamos explorar com profundidade o método das partidas dobradas, os lançamentos contábeis, o registro em razonetes, a situação patrimonial líquida e também exemplos práticos.

 

Unidade 3 - Variações Patrimoniais

 

Habilidades: Interpretar a terminologia e a linguagem contábil.

 

Descritores de desempenho:


1- Explicar os atos e fatos administrativos e sua representação gráfica dos Estados Patrimoniais.
2- Demonstrar as formas de representação dos fatos contábeis registrados.

 

Apresentação da Unidade:

 

Nas unidades anteriores, foram estudadas as contas e a escrituração contábil. Nesta unidade, então, verificaremos as variações patrimoniais quantitativas e qualitativas geradas pelos atos administrativos relevantes e o registro dos fatos administrativos e contábeis.

 

Para melhor absorção do conteúdo, serão apresentados:


• as terminologias e definições de Atos Administrativos, Fatos Administrativos e Fatos Contábeis;
• os tipos de Fatos Contábeis:
• fatos permutativos;
• fatos modificativos;
• fatos mistos.
• o registro dos fatos contábeis.

 

Unidade 4 - Operações com mercadorias

 

Habilidades:  Examinar as transações de operações com mercadorias.

 

Descritores de desempenho: 


1- Diferenciar o registro das operações de compra e venda de mercadorias.
2-  Diferenciar devolução de mercadorias compradas e vendidas.
3- Comparar descontos concedidos e obtidos.

 

Apresentação da Unidade:

 

Até o momento, estudamos diversas atividades realizadas pela empresa e que modificam seu patrimônio. Sabemos que uma empresa comercial tem como sua principal fonte de obtenção de recursos a venda e/ou revenda de mercadorias. Nesse sentido, um estoque de mercadorias torna-se uma das mais importantes contas desse tipo de empresa.


Além disso, vimos como é estruturado o plano de contas e como esse plano auxilia nos registros contábeis. Posteriormente, estudamos tais registros, aprofundando o tema no que diz respeito a lançamentos contábeis e escrituração em livros, como o diário e o razão.


Conforme estudamos, as contas se organizam sob duas formas: contas patrimoniais e contas de resultado. Nesta unidade, seremos capazes de compreender quais dessas contas se relacionam com as mercadorias e veremos em quais momentos essas contas são debitadas e/ou creditadas.


A ideia do registro de compra e venda de mercadorias é importante para a gestão da empresa, pois, como estudaremos mais adiante, um adequado controle do estoque de mercadorias permite tomadas de decisões importantes.

 

Dessa forma, as operações com mercadorias tornam-se matéria relevante, também, para a contabilidade comercial. Essas operações envolvem, principalmente, a compra e venda de mercadorias e, dessas duas, decorrem outros registros importantes, como devoluções de produtos e/ou descontos.


Portanto, nesta unidade, falaremos sobre os registros contábeis de compra e de venda de mercadorias, apresentando quais as contas envolvidas nas transações e quais seus impactos no patrimônio da empresa.

 

Unidade 5 - Métodos de controle de estoque

 

Habilidades: Praticar os mecanismos de controle de estoque.

 

Descritores de desempenho: 


1- Praticar os controles de estoques pela média ponderada.
2- Praticar os controles de estoques pelo PEPS.
3- Praticar os controles de estoques pelo UEPS.

 

Apresentação da Unidade:

 

As empresas comerciais são aquelas que vendem mercadorias para terceiros, no atacado ou varejo. Em qualquer um dos casos, a ideia principal desse tipo de empresa consiste em operações com mercadorias.


O controle de estoques é uma das ferramentas mais importantes da contabilidade. Imagine que você tem uma loja de sapatos e, em um determinado momento, um cliente entra em sua loja e solicita um modelo de sapato específico que viu na vitrine. Você confere que aquele não é o tamanho utilizado pelo cliente e informa que vai verificar se este produto consta em estoque. Se você possui um bom controle de estoque, será fácil e rápido visualizar no sistema (ou na forma que você registra essa informação) se existe na loja o sapato no tamanho solicitado pelo cliente.


Essa é uma explicação básica para que você visualize a ideia de controle de estoques. A parte contábil, entretanto, tem ainda mais valor. Existem métodos diferentes de controle de estoque e que são fundamentais para que os gestores tenham conhecimento acerca das condições de produtos da empresa, como entradas e saídas de mercadorias, valores e saldos.


O Decreto-Lei nº 1.598 de 1977, que altera a legislação do Imposto de Renda, determina que as mercadorias revendidas e matérias-primas utilizadas devem ter seu custo avaliado por meio de registros permanentes. Isso significa dizer que haverá, a todo momento, informação sobre o custo das mercadorias vendidas e o valor remanescente em estoque. Para Oliveira (2015), a escolha entre um ou outro método fica a critério da empresa a partir de suas atividades e nível de operações.

 

Os métodos de controle de estoque mais conhecidos baseados no registro permanente são: Média ponderada (que pode ser móvel ou fixa), PEPS (“Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”) e UEPS (“Último que Entra, Primeiro que Sai”).

 

Unidade 6 - Tributos diretos e indiretos

 

Habilidades: Demonstrar a incidência de tributos diretos e indiretos

 

Descritores de desempenho:

 

1- Descrever tributos diretos e indiretos.
2- Identificar a incidência do ICMS nas compras e vendas de mercadorias.

3- Discutir a incidência ou não do IPI nas operações com mercadorias.
4- Praticar a operação de compra e venda de mercadorias com os tributos diretos e indiretos incidentes.

 

Apresentação da Unidade:

 

Nesta unidade, estudaremos os principais tributos relacionados à atividade comercial. Para abordar esse conteúdo, explicaremos brevemente a organização tributária nacional de forma a permitir que o leitor tenha maior compreensão acerca do tema.


A ideia geral da unidade consiste na apresentação de quais tributos existem e como eles podem ser observados e aplicados: se de forma direta ou indireta. Isto é, se afetam o cidadão de forma primária, como é o caso do imposto de renda, ou se são cobrados, por exemplo, das empresas e têm o valor repassado ao consumidor – atingindo, de forma indireta, o cidadão.


Além disso, aprenderemos a reconhecer as transações que demandam o cálculo de impostos, assim como os registros contábeis inerentes a eles.


A contabilidade reconhece os tributos de acordo com o tipo de transação efetuada. Da mesma forma, o impacto nas contas patrimoniais e de resultado será observado pelo tipo de evento contábil.


Em resumo, pode-se dizer que haverá incidência de tributos na maior parte das transações de compra e venda de mercadorias das transações comerciais. Nesse sentido, aprenderemos a reconhecer qual tributo deverá ser calculado e contabilizado.

 

Unidade 7 - Apuração do resultado do exercício

 

Habilidades: Mensurar a geração do resultado econômico da organização.

 

Descritores de desempenho:


• Calcular a apuração do resultado do exercício.

 

Apresentação da Unidade:

 

Até o momento, estudamos diversas atividades realizadas pela empresa e que modificam seu patrimônio. Vimos que as atividades de compra e venda de produtos são aquelas que mais se destacam nas empresas comerciais.


Aprendemos a realizar lançamentos contábeis, que transcrevem todos os eventos econômico-financeiros realizados por uma empresa em um determinado período de tempo. Esses registros são capazes de fornecer ao usuário da informação contábil diferentes tipos de dados, sendo um deles a apresentação e apuração do resultado obtido pela empresa em um exercício social – que é o que vamos estudar a partir de agora.


O que isso significa? Consiste basicamente em confrontar as receitas auferidas pela empresa e as despesas incorridas para a realização das atividades, descobrindo se a empresa obteve lucro ou prejuízo.


Vamos estudar, também, como é realizado o registro dessa apuração de resultado sob a forma de lançamentos, dando especial atenção ao razonete que recebe esse tratamento.


Além disso, vamos analisar a composição do resultado da empresa, isto é, quais são as contas que impactam diretamente a sua formação.

 

Unidade 8 - Demonstrações Contábeis

 

Habilidades: 


• Demonstrar o Balancete de Verificação.
• Praticar a Demonstração de Resultado.
• Interpretar o Balanço Patrimonial.

 

Descritores de desempenho: 


1- Inventariar o Balancete de Verificação.
2- Praticar o Balancete de Verificação.
3- Empregar a classificação das receitas e despesas.
4- Demonstrar a Estrutura do Resultado.
5- Aplicar o Resultado Contábil.
6- Descrever os aspectos conceituais e estruturais do Balanço Patrimonial.
7- Interpretar as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicada às Demonstrações Contábeis Obrigatórias.
8- Praticar o Balanço Patrimonial.
9- Demonstrar o Balanço Patrimonial.

 

Apresentação da Unidade


Chegamos à última unidade desta disciplina. Até o momento, estudamos os atos e fatos que alteram e compõem o patrimônio de uma empresa comercial. Aprendemos a identificar as transações mais comuns e a fazer o adequado registro dessas transações.


A ciência contábil tem o objetivo de prover informações a seus usuários e suas funções consistem em controlar o patrimônio (função administrativa) e apurar o resultado (função econômica). Dessa forma, fornece informações por meio de seus demonstrativos contábeis.


As demonstrações contábeis são elementos fundamentais de conversa entre a empresa e seus usuários. Elas transmitem a posição econômico-financeira das entidades em determinado momento do tempo.


Existem diferentes demonstrações contábeis que são previstas legalmente e devem ser publicadas periodicamente pelas empresas. Dentre elas, vamos estudar o Balanço Patrimonial, que apresenta a posição patrimonial e financeira das entidades em dado momento do tempo; e a Demonstração do Resultado do Exercício, que aborda o desempenho da empresa em um período.

 

 

Contabilidade Comercial

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

Conheça nossos
cursos semelhantes

Certificado Digital

Opção de Emitir o Certificado Digital

Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 39,70 (trinta e nove reais e setenta centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

O Certificado também é GRÁTIS?

O Certificado Não é GRÁTIS.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O certificado é válido em todo o Brasil?

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);

- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Débito online – Liberado em até 10 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

d) Saldo PagSeguro – liberação imediata.

O Certificado é enviado para minha casa?

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.

4.9 Excelente

9.6
Excelente