7 motivos para você aprender Libras

[7 motivos para você aprender Libras]

Você sabia que o Brasil possui um segundo idioma oficial além do Português?

 

Sim, e ele deve ser visto e festejado com muito orgulho por todos os brasileiros, pois trata-se de um dos principais símbolos de inclusão social em nosso país!

 

Em 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (mais conhecida pela sigla Libras) foi oficializada como o sistema de linguagem de sinais especialmente voltado para a comunidade nacional de pessoas portadoras de deficiência auditiva.

 

Da mesma forma, é reconhecida desde então como um instrumento fundamental para que essa população tenha acesso às condições necessárias para poder se comunicar não apenas entre si, mas com todas as outras pessoas.

 

Além disso, a Libras é fundamental para inclusão na realização de atividades essenciais, como estudar e trabalhar.

 

Vamos ver neste artigo as razões e os motivos que levam cada vez mais pessoas que não são deficientes auditivos a se interessarem pelo aprendizado de Libras.

 

E ainda você vai entender quais são os benefícios que isso traz para toda a sociedade, sejam portadores de deficiência auditiva ou não.

 

A importância de Libras para a sociedade brasileira

 

Ao longo desses 20 anos, é importante verificar que o aprendizado de Libras não ficou limitado apenas à população com deficiência auditiva e que certamente utiliza o idioma para se comunicar entre si.

 

Ao contrário, cada vez mais gente sem essas limitações demonstra ter interesse em aprender Libras, para poder interagir de uma forma abrangente e saudável com as pessoas deficientes.

 

Ao fazerem isso, promovem um importante e necessário trabalho que visa a inclusão social desse imenso público que, no Brasil, já está próximo de 11 milhões de indivíduos, segundo dados do Ministério da Saúde.

 

Vale ressaltar aqui que aprender Libras deve ser encarado como o aprendizado de um novo idioma. Trata-se de uma língua completa e complexa que, ao contrário do que muitos imaginam, não está associada a mímicas.

 

Libras possui alfabeto e gramática próprios, especialmente desenvolvidos para que a pessoa com deficiência auditiva possa se expressar visual e gestualmente de maneira plena sobre si mesma e sobre o mundo à sua volta.

 

Os benefícios de aprender Libras

 

Existem diversos motivos que justificam o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais que vão além da questão inclusiva. Vamos conferir?

 

1. Comunicação que supera a barreira do som 

 

Aprender Libras é a maneira mais eficiente e livre de qualquer preconceito para quem deseja se comunicar e conviver com aqueles que sofrem com algum tipo de deficiência relacionada à audição, seja leve ou severa.

 

Por meio da língua de sinais, é possível mergulhar em um oceano extremamente rico, conhecendo melhor o estilo de vida, hábitos e desafios que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia.

 

2. Desenvolvimento de habilidades interpessoais

 

Muitas empresas estão em busca de novos colaboradores que ofereçam mais do que formação acadêmica e conhecimentos técnicos.

 

Profissionais que conheçam e dominem Libras são cada vez mais valorizados pois, através de suas habilidades interpessoais de comunicação, contribuem para humanizar e tornar mais igualitário o ambiente de trabalho.

 

Aprender, conhecer e dominar Libras além de falar muito sobre sua personalidade, têm se revelado um diferencial importante para o candidato que deseja se destacar em uma entrevista de emprego.

 

3. Oportunidades profissionais

 

O indivíduo que possui o aprendizado em Libras tem diante de si várias oportunidades profissionais.

 

O mercado atual necessita de pessoas fluentes na Língua Brasileira de Sinais, devido ao crescimento das exigências que as empresas e outros órgãos de caráter público e privado fazem para suprir as demandas de suas políticas de inclusão social.

 

Assim, estão surgindo, por exemplo, muitas oportunidades de trabalho como intérprete de Libras em eventos presenciais e online, o que pode ser interessante para quem busca recolocação profissional.

 

4. Libras nas escolas públicas e privadas

 

A Lei nº 10.436, que regulamentou a Língua Brasileira de Sinais em 2002, também é bastante assertiva em relação aos direitos das pessoas com dificuldades auditivas, especialmente no que se refere à educação.

 

Dessa forma, as instituições de ensino públicas e privadas em todos os níveis (fundamental, médio e superior) devem contar com profissionais que tenham formação em Libras, para que possam atuar como tradutores, intérpretes ou mesmo na elaboração de materiais didáticos direcionados a pessoas com problemas de audição, incluindo os completamente surdos.

 

Outra frente de trabalho são escolas voltadas a alunos que não tenham deficiência auditiva e que desejam aprender Libras por razões pessoais ou profissionais.

 

5. Direito à acessibilidade digital

 

Este é outro aspecto contemplado pela legislação, segundo a qual os sites de empresas que estejam sediadas ou tenham representação comercial no país, bem como os órgãos de governo, devem garantir que as informações neles contidas estejam disponíveis para as pessoas com deficiência auditiva, por meio das melhores práticas internacionais de acessibilidade digital.

 

Como a lei é relativamente recente - foi promulgada em julho de 2016 -, a maior parte das entidades públicas e privadas ainda estão buscando se adequar à nova realidade jurídica.

 

Mas os movimentos nessa direção estão aumentando, o que faz com que o mercado de trabalho para profissionais que dominem Libras apresente várias oportunidades no ambiente digital.

 

6. Maior capacidade de raciocínio

 

Aprender Libras significa mergulhar de cabeça em um idioma regido pelo não verbal, o que é um grande desafio para quem não possui deficiência auditiva.

 

Com a prática e a imersão no universo gestual e de significância da linguagem de sinais, o cérebro desenvolve novas habilidades cognitivas, que incluem ainda avanços na expressão corporal e na coordenação motora.

 

7. Empatia acima de tudo

 

O estudo de Libras pode ser encarado como o reflexo de um elevado grau de empatia que a pessoa não portadora de deficiência auditiva possui.

 

Ao se propor estudar Libras, o indivíduo revela a preocupação com a inclusão e a socialização de um importante segmento da população.

 

O aprendizado faz com que a pessoa assimile o jeito de pensar e de agir do deficiente auditivo, colocando-se no seu lugar e descobrindo novas formas de se comunicar e de se adaptar ao convívio social.

 

Venha aprender Libras com o GINEAD

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino a Distância oferece a você a oportunidade de fazer o curso gratuito online de Libras Básico.

 

É a sua chance de abrir as portas para uma nova atividade profissional, ao mesmo tempo em que aprende um novo idioma e exercita sua empatia, entendendo melhor como é a realidade das pessoas com deficiência auditiva.

 

O curso possui carga horária de 50 horas e proporciona acesso a apostila e vídeos que mostram como a Língua Brasileira de Sinais é utilizada em diversas situações do cotidiano.

 

Após concluir o curso, você pode solicitar a emissão do certificado de conclusão, válido em todo o país, bastando fazer o pagamento de uma pequena taxa.   

 

Vamos começar a aprender Libras?! Então acesse agora mesmo o Curso Online Grátis de Libras Básico.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos