Como se tornar fluente em Libras?

[Como se tornar fluente em Libras?]

Se você chegou até aqui, provavelmente, já sabe que Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. Ela é uma língua da modalidade gestual-visual, isto é, possibilita a comunicação por meio de gestos, expressões faciais e corporais.

 

A Libras é reconhecida por Lei desde 2002 como meio de expressão e comunicação da Comunidade Surda. Além disso, ela é um importante instrumento de inclusão, sendo fundamental que todos os brasileiros a dominem.

 

E foi pensando nisso que preparamos este conteúdo. Aqui você vai aprender diversas estratégias para se tornar fluente em Libras.

 

A gente já adianta que é possível fazer isso em pouco tempo e até mesmo gratuitamente. No entanto, assim como para o aprendizado de qualquer outro idioma, você precisará de dedicação e comprometimento.

 

Continue a leitura para saber mais.

 

Porque aprender Libras?

 

Aprender Libras é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação e exclusão social, garantindo o respeito do surdo como cidadão. 

 

Até porque você já imaginou nascer e crescer em um local onde você não consegue ser facilmente compreendido pela imensa maioria das pessoas?

 

Vale lembrar que cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum nível de surdez, de acordo com dados do IBGE, e a Libras tem um importante papel na inclusão de cada uma dessas pessoas.

 

Além disso, a fluência em Libras colabora para o desenvolvimento pessoal e é um diferencial para a vida profissional. 

 

Isso porque cada vez mais as empresas se preocupam com práticas de inclusão e o domínio da Língua Brasileira de Sinais é muito bem visto pelas organizações. O fluente em Libras ainda tem a possibilidade de trabalhar como intérprete/tradutor.

 

Ah! E para quem é da área da educação, o estudo de Libras é indispensável e possibilita que os educadores consigam verdadeiramente auxiliar e contribuir para o desenvolvimento do aluno surdo.

 

Para saber mais sobre a importância de aprender Libras, acesse o link.

 

Como se tornar fluente em Libras?

 

Agora que você já conheceu alguns motivos para aprender a língua, confira 6 dicas de como se tornar fluente em Libras:

 

1. Estude todos os dias

 

Aqui no blog do GINEAD já falamos sobre técnicas de estudo e, mais uma vez, vamos reforçar a importância de ter uma rotina para realmente conseguir aprender.

 

O recomendado é que o aluno separe um tempo fixo para estudar todos os dias, ao invés de, por exemplo, ler grande parte da matéria durante algumas horas e só retomar os estudos no mês seguinte.

 

Sem a continuidade dos estudos, o aluno poderá até aprender alguns sinais, mas a fluência não será atingida. 

 

Para realmente aprender, defina o seu cronograma de estudos, determine quais matérias serão estudadas durante a semana e se comprometa com o aprendizado.

 

2. Procure cursos online

 

Realizar cursos online auxilia muito no desenvolvimento e fixação do conhecimento. Por isso, uma boa dica é buscar cursos básicos de Libras para que você tenha um bom material didático na hora de estudar.

 

Na apostila é provável que você encontre sobre a história da Língua e da educação de surdos, o que vai lhe ajudar a construir uma base de conhecimentos e ampliar a sua visão sobre a LIBRAS.

 

Também é importante entender as diferenças culturais entre as línguas orais e as línguas de sinais, para que você entenda como os surdos compreendem o mundo. 

 

Por fim, aproveite ao máximo as aulas ministradas.

 

Aqui no GINEAD, por exemplo, temos um curso online e completamente gratuito de Libras. Nele você terá acesso a uma apostila completa e 34 vídeo-aulas didáticas que ensinam desde os numerais até os principais verbos da Língua.

 

3. Tenha um bom método de estudo

 

Além de estudar todos os dias e ter um material didático de qualidade, você também precisará de um bom método de estudos. Isso porque somente ler a apostila ou assistir as vídeo-aulas não é o suficiente para atingir a fluência em Libras.

 

Para realmente aprender, você precisará praticar os sinais.

 

Portanto, treine em frente ao espelho, peça ajuda de amigos que já são fluentes em Libras, procure manter contato com surdos, se desafie, repita os movimentos do professor, entre outros exemplos. Praticar é sempre o melhor caminho.

 

4. Não traduza palavra por palavra

 

Um erro muito comum de quem está tentando aprender um novo idioma é traduzir palavra por palavra. É preciso entender que Libras não é um português sinalizado, mas sim uma língua com seus próprios padrões gramaticais e individualidades.

 

Inclusive, a Libras apresenta variação linguística de acordo com as diferentes regiões do país. Por isso, muito além de traduzir, para aprender a Língua Brasileira de Sinais você precisará conhecer o alfabeto da Libras, estrutura de frases e muito mais.

 

5. Consuma conteúdos em Libras

 

Depois de construir uma base sólida, você já será capaz de consumir conteúdos em Libras e compreendê-los. 

 

Isso é muito importante para que você fixe o aprendizado, entenda melhor como funciona o idioma na prática e, claro, amplie o seu conhecimento.

 

Para tudo isso, você pode - por exemplo - assistir vídeos e filmes em Libras e ir a congressos sobre Língua de Sinais. Também vale utilizar apoio de aplicativos de celular e estar em constante contato com a Libras.

 

6. Aprimore o seu conhecimento

 

Quanto mais você aprimora o seu conhecimento, mais você terá clareza nos movimentos e gestos e terá noções de espaço e movimento.

 

Para isso, uma boa dica é exercitar bastante os cinco parâmetros que são essenciais para quem quer se tornar fluente em Libras: movimento, direcionalidade, espaço ou locação e expressões não manuais ou faciais e corporais.

 

Ah! Vale lembrar que além dos cursos de curta duração, você também pode ingressar em uma universidade para aprender libras e fazer dela a sua profissão. Para isso, você pode fazer curso de bacharelado, licenciatura ou pós-graduação.

 

Conheça o Curso Online Grátis de Libras do GINEAD!

 

Se você deseja aprender mais sobre Libras e conquistar desenvolvimento pessoal, tem interesse em trabalhar como intérprete e pretende melhorar o seu currículo ou tem um amigo ou familiar surdo e quer se comunicar melhor com ele, a gente pode te ajudar!

 

Aqui no GINEAD você encontra o Curso Online Grátis de Libras com certificado (pago) válido em todo o Brasil. O curso conta com 35 módulos para que você aprenda o básico de Libras e já comece a se comunicar na Língua.

 

O Curso de Libras é um dos mais procurados da plataforma e já foi realizado por mais de 60 mil alunos. Todo o material é disponibilizado gratuitamente e você pode utilizá-lo para adquirir ou atualizar o seu conhecimento.

 

Se gostar do curso e desejar emitir o certificado, você deve pagar uma pequena taxa. Vale lembrar que o certificado do GINEAD é válido em todo o Brasil e é a melhor forma de garantir e comprovar o seu conhecimento.

 

Essa é sua chance! Aprenda Libras sem sair de casa e totalmente gratuito clicando aqui!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos