8 profissões para trabalhar como freelancer

[8 profissões para trabalhar como freelancer]

Pode ser que você conheça alguém que trocou o trabalho convencional e investiu na carreira de freelancer, seja em busca de satisfação profissional ou por necessidade, devido ao desemprego. 

 

Durante a pandemia e com a “normalização” do trabalho remoto, situações como essa se tornaram ainda mais comuns e o trabalho freelancer é hoje uma nova tendência do mercado, sendo considerado uma opção de carreira.

 

A partir daí vale destacar que trabalhar como freelancer pode ser bem atrativo, uma vez que o profissional pode trabalhar com aquilo que ele mais se identifica, além de garantir horários de trabalho mais flexíveis e autonomia na tomada de decisões. 

 

Então, se você é um aspirante ao empreendedorismo e pretende dar início a sua carreira de freelancer, você está no lugar certo! Aqui você vai conhecer 8 profissões para trabalhar como freelancer, além de dicas para você dar os primeiros passos na carreira. Vamos lá?!

 

O que é trabalhar como freelancer?

 

O trabalho freelancer é aquele sem vínculo empregatício com a empresa contratante. Normalmente, os profissionais são contratados para algum projeto específico ou serviço temporário.

 

Dependendo da área de atuação, o freelancer só precisa de um computador e acesso à internet para poder trabalhar de qualquer lugar do mundo. 

 

Outras grandes vantagens é que o freela (apelido carinhoso para esses profissionais) fazem seus próprios horários e possuem autonomia para aceitar ou não projetos.

 

Ah! E o freelancer pode trabalhar de casa, ou seja, ele não perde tempo nem se estressa com o trânsito. Além de tudo isso, com a dedicação certa, o profissional pode aumentar a renda e ganhar mais do que se estivesse em um emprego convencional. Incrível, né?!

 

Como está o mercado para profissionais freelancer?

 

É claro que o trabalho freelancer não é feito exclusivamente de benefícios, mas é sim uma excelente opção de carreira.

 

Não é à toa que entre março e junho de 2020, 300 mil novos profissionais se inscreveram na plataforma GetNinjas - um workplace entre clientes e prestadores de serviço autônomos. Isso representou um crescimento de 52% no número de profissionais freelancers da plataforma. 

 

Do mesmo modo, a plataforma Workana registrou um aumento de 42% no número de novos freelancers. Isto é: a empresa que registrou 70 mil novos freelancers em março, saltou para 100 mil novos registros em abril.

 

A boa notícia é que o aumento do número de profissionais foi proporcional ao aumento do volume de projetos abertos pelas empresas. E a tendência é que a busca por profissionais freelancers siga em crescimento mesmo com o fim da pandemia.

 

Afinal, os profissionais autônomos não são mais vistos como um “quebra galho”, mas sim como profissionais extremamente capazes de construir uma carreira sólida.

 

8 profissões em alta para trabalhar como freelancer

 

Pensando em mudar de carreira?! Então, conheça a seguir as 8 profissões em alta para você escolher a sua e começar a trabalhar como freelancer. Confira!

 

1. Engenharia 

 

Por mais improvável que isso possa parecer, a engenheira ocupa o topo da lista entre as carreiras de freelancer que mais cresceram em 2020. 

 

Na plataforma Workana (criada para trabalhos freelancers), por exemplo, o aumento da demanda por engenheiros aumentou em 69%, entre fevereiro e maio de 2020.

 

Dentre as engenharias, as que mais se destacam são engenharia mecânica e elétrica.

 

Os profissionais que querem crescer na área como autônomo, devem investir em especializações ou até mesmo em cursos livres. Acesse o link e conheça alguns cursos extracurriculares para engenheiros.

 

2. Marketing digital

 

As áreas de marketing e tecnologia sempre se deram bem com o trabalho freelancer e, atualmente, as oportunidades estão ainda melhores.

 

E o motivo é simples de entender: o marketing digital cresce cerca de 25% ao ano e está presente em praticamente todos os processos de compra, tanto física quanto online. Sendo assim, ele é necessário da micro à grande empresa que quer sobreviver no mercado.

 

Como resultado, não faltam oportunidades para os profissionais da área que, inclusive, podem trabalhar em diferentes vertentes do marketing digital. Por exemplo, você pode trabalhar como redator de conteúdo, copywriter, social media, especialista em link patrocinados ou em SEO.

 

De todo o modo, o recomendado é escolher a área que mais combina com o seu perfil e estudar muito para dominar o assunto. Para isso, conheça alguns cursos online e gratuitos de marketing digital ou aprenda dicas de como iniciar uma carreira de marketing digital.

 

3. Web design ou designer gráfico

 

Outra profissão que oferece excelentes oportunidades para trabalhar como freelancer é a de web design. Portanto, se você é uma pessoa criativa e gosta de desenvolver projetos, essa pode ser a escolha certa para você.

 

Quem atua na área pode trabalhar com a criação de projetos gráficos, branding de marca, templates para as redes sociais de empresas e muitas outras opções.

 

Uma boa dica é acompanhar as tendências no mercado, principalmente, no que diz respeito ao aprendizado de novas ferramentas de edição e criação. Também vale a pena estudar sobre marketing e publicidade para ajudar os clientes em campanhas.

 

4. Programador ou desenvolvedor

 

O mercado está carente de programadores e desenvolvedores, portanto, não faltam oportunidades para esses profissionais trabalharem, inclusive, como freelancer.

 

Áreas como banco de dados, criação de sites, desenvolvimento de plataforma e-commerce, criação de aplicativos e games e linguagens de programação são as mais procuradas.

 

A grande vantagem é que a empresa conta com um profissional extremamente qualificado para desenvolver projetos, o que reduz a escassez dos desenvolvedores no mercado. Além disso, o freelancer pode trabalhar para várias empresas e, assim, aumentar a sua renda.

 

Ficou interessado?! Então, conheça alguns cursos na área de informática ou aprenda dicas para programar sem graduação.

 

5. Produtor ou editor de vídeos

 

8 profissões para trabalhar como freelancer

 

Não é difícil perceber que estamos na era dos vídeos. Tik Tok, YouTube, Instagram, vídeos institucionais, de depoimento, comerciais: o tempo inteiro eles surgem diante a sua rotina.

 

Afinal, os vídeos são uma excelente maneira de se comunicar e de se conectar com o público, por isso, o mercado desse setor segue aquecido.

 

Nesse contexto, trabalhar como produtor ou editor de vídeos pode ser uma excelente oportunidade para o profissional freelancer. Mas, para isso, é preciso investir em bons equipamentos, acompanhar tendências e apostar em cursos para aprimoramento técnico.

 

6. Contador

 

As grandes empresas perceberam que o serviço freelancer é uma excelente maneira de agilizar o trabalho de suas equipes internas e otimizar uma série de processos.

 

Como resultado, no início de 2020, houve um aumento considerável de contratações de profissionais freelancers nas áreas de finanças e administração.

 

Portanto, contadores, palestrantes, consultores administrativos, entre outros profissionais, podem agora trabalhar como freelancer e encontrar excelentes oportunidades.

 

7. Tradutor

 

De acordo com o relatório Workana de 2020, os projetos freelancers de redação e tradução foram os que mais tiveram contratações no ano. Portanto, se você domina alguma língua além do português, a tradução pode ser a sua oportunidade para trabalhar como freelancer.

 

Afinal, cada vez mais empresas visam expandir o campo de atuação para o mercado internacional e dependem de profissionais para realizar projetos de tradução, principalmente, português/inglês.

 

De acordo com o site Vagas.com, o tradutor freelancer pode ganhar até mais do que 4 mil reais. O trabalho é completamente remoto e o freela tem a oportunidade de trabalhar de casa ou de qualquer lugar do mundo. Incrível, né?! Conheça algumas opções de cursos de idiomas.

 

8. Manicure e esteticista

 

E se engana quem pensa que a área da beleza se limita aos espaços de salões. Manicures, cabeleireiras e esteticistas também podem trabalhar como freelancer e atender nas casas das suas clientes, trazendo um diferencial para o serviço prestado.

 

No entanto, para atuar na área da beleza, é preciso se especializar. O profissional também deve manter os conhecimentos atualizados para seguir as tendências do mercado e a moda.

 

Ficou interessado?! Então, conheça alguns cursos online e gratuitos em saúde e bem-estar.

 

Quer trabalhar com freelancer? Conheça o GINEAD!

 

E aí?! Gostou das sugestões de profissões para trabalhar como freelancer?! O nosso objetivo foi abranger diferentes áreas de atuação para atender diferentes perfis profissionais. 

 

Tem mais alguma sugestão ou quer conhecer mais alguma área de freela?! Então, deixa aqui nos comentários para gente pesquisar mais sobre a profissão.

 

Ah! E se você ainda não encontrou a carreira que mais combina com você, a gente tem uma excelente dica: aqui no GINEAD estamos empenhados em te auxiliar a construir uma carreira de sucesso e, por isso, disponibilizamos mais de 400 cursos online e gratuitos para você conquistar destaque profissional. 


São cursos de diferentes áreas do conhecimento que podem abrir portas tanto para o trabalho convencional quanto para o trabalho freelancer. Não vai perder, né?! Então, acesse o link e conheça mais algumas oportunidades de cursos para dar um up na carreira!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos