Como montar um cronograma de estudos?

[Como montar um cronograma de estudos?]

Aqui no blog do GINEAD falamos muito sobre a importância de montar um cronograma de estudos para aumentar a produtividade e melhorar a gestão das tarefas. Afinal, é por meio do planejamento que você organizará a rotina com base no seu tempo e necessidade. 

 

Portanto, a estratégia é fundamental para todo o estudante que quer prestar vestibular ou concurso público. Assim como para aqueles alunos que querem melhorar a produtividade na graduação, na escola ou em cursos livres. 

 

Ah! Mas, para que o cronograma de estudos - realmente - funcione, você vai precisar de muita disciplina e de um roteiro personalizado de acordo com a sua necessidade. Sendo assim, nada de baixar um cronograma pronto na internet ou de criar um planejamento fora da realidade. 

 

Hoje, você vai aprender dicas incríveis para montar o seu próprio cronograma de estudos e acelerar o seu processo de aprendizagem. Preparado?! Então, vamos lá. 

 

Porque montar um cronograma de estudos?

 

O cronograma de estudos é usado para solucionar duas das maiores dificuldades do estudante: manter o foco e a organiza-se na hora de estudar. 

 

Afinal, sempre surgem distrações que podem tirar o aluno do foco, assim como, aparecem dúvidas em saber o que, como e quando estudar. 

 

E é aí que um bom planejamento faz toda a diferença. 

 

O cronograma de estudos pode ser entendido como uma ferramenta que ajuda o aluno a organizar o tempo disponível para os estudos, de modo que, todo o conteúdo necessário seja visto dentro do prazo e absorvido para o objetivo final.

 

Além disso, montar um cronograma também é importante para o desempenho do aluno. Isso porque o planejamento não leva em conta somente as horas do estudo, mas também a qualidade, visando que o aluno aprenda diversos assuntos, do mais simples aos complexos. 

 

Até porque estudar exige disciplina e organização e o planejamento adequado te ajuda a se manter focado e motivado a estudar. Mas, os benefícios não param por aí. Conheça mais alguns deles:

 

  • Melhor gestão do tempo;
  • Definição de prioridades;
  • Aumento da concentração e foco;
  • Senso de comprometimento e responsabilidade.

 

Como montar um cronograma de estudos? Confira o passo a passo

 

Até aqui você já viu o quanto é importante montar um cronograma de estudos.  Então, finalmente, vamos às dicas! Conheça 8 passos para definir o seu roteiro na hora de estudar.

 

1. Escolha a ferramenta para alocar o seu cronograma

 

Você pode montar o seu cronograma de estudos em uma agenda de papel, planner, agenda online (por exemplo, o Google Agenda) ou uma planilha de Excel, como no modelo abaixo. 


Como montar um cronograma de estudos?

 

A grande vantagem de utilizar uma ferramenta online é que você sempre poderá atualizá-la sem riscos de rasuras. O Google Agenda, por exemplo, oferece a possibilidade de organizar a rotina por cores, o que simplifica a visualização e interpretação das informações. 

 

Como montar um cronograma de estudos?

Imagem: Colégio Web. 

 

Mas, se preferir realizar anotações em papel não tem problema. O resultado final é o mesmo. 

 

2. Conheça a sua rotina

 

O próximo passo para montar um cronograma de estudos é definir os horários em que você não pode estudar. 

 

Para isso, anote o horário em que você acorda, faz suas refeições e todos os seus compromissos fixos, ou seja, aqueles que não podem ser reprogramados, como trabalho, escola ou aulas de algum esporte. Ah! E não se esqueça de contar com o tempo de deslocamento. 

 

3. Determine os momentos em que você vai estudar

 

Depois de conhecer a sua rotina e definir os horários que não estão disponíveis para estudo é hora de determinar quais momentos você vai estudar. 

 

Por mais que muita gente acredite que não tenha tempo para se dedicar aos estudos, muita das vezes, é apenas uma questão de organização. 

 

Portanto, para começar defina os dias da semana e os horários que você está disponível para estudar. Por exemplo, todos os dias de 19h às 22h após o trabalho.

 

4. Programe seus momentos de descanso

 

Assim como tudo na vida: na hora de estudar também é preciso ter equilíbrio. Portanto, respeite o seu corpo e a sua mente e separe, pelo menos, um dia da semana para descansar. Pode ser, por exemplo, na sexta-feira ou no domingo. 

 

Aproveite também para separar um momento no fim do dia para relaxar a mente por, pelo menos, 30 minutos. Pode ser lendo um livro, assistindo um episódio da sua série favorita ou ouvindo uma música. Isso te ajuda a descansar a mente e a dormir melhor. 

 

Ah! Lembre-se que mexer no celular não é uma atividade que descansa a mente. 

 

5. Defina quais matérias você vai estudar

 

O próximo passo é separar todas as matérias que serão estudadas. Defina o conteúdo programático que será estudado e classifique as matérias por nível de dificuldade: qual é a mais difícil, mais fácil e intermediária. 

 

Isso é importante na hora de definir o tempo que você vai separar para estudar cada uma delas. Ah! E todo final do domingo (ou durante o fim de semana) refaça o seu roteiro de estudos. Nesse momento, avalie o que precisa ser melhorado e defina novas metas.


Como montar um cronograma de estudos?

Também é fundamental identificar qual horário você está mais disposto para estudar. Por exemplo, se você tem dificuldades para se concentrar na parte da manhã, uma boa dica é programar os estudos das matérias mais complexas para outro horário.

 

6. Crie metas

 

Na etapa anterior definimos quais serão as matérias estudadas, como geografia, matemática e história. Mas, além de colocar a matéria no seu cronograma, coloque também metas para aquele período de estudo, por exemplo, estudar “Primeira Guerra e fazer 5 exercícios”. 

 

A ideia é que a sua rotina de estudos não se resuma a prazos, por exemplo, 1h de estudo. Na verdade, a ideia é criar metas para aquele período de tempo. O seu tempo de estudo deve ser qualitativo e não quantitativo. 

 

É preciso saber que cada pessoa possui o seu próprio ritmo de aprendizagem e concentração. Por isso, é necessário ser compreensivo consigo mesmo e montar um cronograma de estudos que corresponda às necessidades, rotina e que seja executável. 

 

7. Faça do cronograma seu melhor amigo

 

Mais do que saber como montar um cronograma de estudos, é preciso colocá-lo em prática. Portanto, o cronograma precisa ser adaptado e a sua rotina (e não o contrário). 

 

Então, sempre que necessário, realize ajustes no seu roteiro para que ele atenda a sua necessidade sem comprometer o objetivo final. Por exemplo, caso aconteça algum imprevisto e você não consiga cumprir o cronograma determinado dia, você pode realocar o que não foi estudado para algumas horas do seu dia livre. 

 

Além disso, uma boa dica é estabelecer mais tempo do que o necessário para todas as tarefas, o que evita uma desorganização no cronograma. Por exemplo, caso você demore 1h para ler 5 páginas, coloque no cronograma ao menos 1:15h para essa tarefa. 

 

Isso porque deixar os horários próximos ao limite pode comprometer o seu cronograma no fim do dia e te deixar ansioso ou frustrado. 

 

8. Utilize técnicas de estudo

 

Por fim, busque técnicas para aumentar a produtividade. Uma das preferidas dos estudantes é a técnica Pomodoro, desenvolvida para melhorar a concentração e o gerenciamento do tempo.

 

Na técnica, o aluno permanece por 25 minutos completamente concentrado e, em seguida, faz uma pausa por 5 minutos. Depois de 4 ciclos de concentração e pausa completos, o aluno descansa por 15 minutos. 

 

A grande vantagem é que o período de concentração é curto, assim, o aluno tem mais facilidade em se manter focado na tarefa. Além disso, saber que terá um momento de pausa é uma recompensa para o cérebro. 


Gostou das dicas?! Então, leia também nosso conteúdo sobre como estudar em casa e saia na frente!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos