Técnicas de estudo: 9 estratégias para render mais

[Técnicas de estudo: 9 estratégias para render mais]

Quem nunca passou horas do dia estudando, mas no fim sentiu que não aprendeu como gostaria? Ou leu toda a matéria, mas ainda sim foi mal na prova? 

 

Isso é mais comum do que você imagina, afinal, estudar não é sinônimo de aprender.

 

Na prática, para realmente adquirir conhecimento, o aluno deve estudar de forma produtiva e eficiente, o que depende de boas técnicas de estudo. 

 

E já que estamos comprometidos com o seu conhecimento, preparamos este conteúdo. Aqui você vai conhecer 9 técnicas de estudo para você render mais e assimilar o conteúdo de forma completa. Confira!

 

Técnicas de estudo: da baixa até a alta efetividade

 

Antes de tudo é preciso entender que existem diferentes técnicas de estudo e que algumas contribuem mais para o aprendizado do que outras.

 

Mas, de maneira geral, estudos científicos comprovam que a efetividade da técnica de estudo está diretamente relacionada com o esforço que ela exige do cérebro. 

 

Ou seja, para realmente aprender você precisa ter um estudo ativo, interagindo com o que está sendo estudado.

 

Por exemplo, quando você apenas lê ou grifa um texto, você está utilizando uma técnica de estudo, mas de baixa efetividade. 

 

Por outro lado, criar perguntas sobre o assunto, pesquisar outras fontes, ensinar alguém, entre outras estratégias, fazem com que você interaja com o assunto e, consequentemente, retenha mais informações.

 

9 técnicas de estudo para você render mais

 

Para te ajudar a dominar o assunto e aprender mais, separamos as principais técnicas de estudo, das mais simples até as mais efetivas. Conheça a seguir.

 

1. Reler o conteúdo

 

Até aqui já falamos que quanto menos a técnica de estudo exigir do seu cérebro, menor será a absorção do conhecimento, certo?!

 

Por isso, estratégias, como grifar partes do texto e reler o capítulo do livro, são técnicas de estudo consideradas de baixa eficiência quando o assunto é retenção do conhecimento e aprendizado.

 

Inclusive, um estudo evidenciou que é melhor tentar lembrar de um texto do que reler ele, colocando em prática o que chamaram de “recordação ativa”. A ideia é que o aluno feche o livro e tente recitar o conteúdo, a fim de realizar a memorização.

 

2. Faça resumos

 

O resumo é uma técnica de estudo quase que intuitiva, sendo bem conhecida entre os alunos. Ela consiste em estruturar com as próprias palavras uma síntese de tudo que foi estudado, para que depois o aluno releia e se prepare para a prova.

 

Na prática, o resumo é mais eficiente que a releitura, no entanto também é considerado pelos especialistas uma técnica de estudo de baixa eficiência. Isso porque ele pode ser efetivo para provas escritas, mas nem tanto para provas objetivas. 

 

Mas, se você é um estudante que já está habituado a criar sínteses, definir as principais palavras-chaves, desenvolver anotações, essa técnica de estudo pode ser efetiva para você.

 

3. Dê ao cérebro uma pausa

 

Não é o tempo de dedicação que faz com que você se saia bem em uma prova, mas sim, a qualidade do seu estudo.

 

E é por isso que a próxima dica é justamente sobre dar pausas. 

 

Primeiramente, precisamos entender que o cérebro trabalha em dois modos: o focado e o difuso. Quando se está prestando atenção em uma aula ou fazendo algum exercício, você está no momento focado. E quando se está relaxado, difuso.

 

De acordo com a autora do livro, aprendendo a aprender, Barba Oakley, uma importante técnica de estudo é intercalar estes dois modos. 

 

Isto é, fornecer ao cérebro um momento de concentração, mas de tempo em tempos, fazer algumas pausas para pensar melhor. Para isso, você pode contar com um cronômetro ou a técnica Pomodoro para organizar seus momentos de pausa e foco.

 

4. Estudo intercalado

 

Sabe quando determinada matéria começa a ficar cansativa? Nessas horas, você pode pausar o estudo de uma matéria e ir para outra. Essa técnica de estudo visa intercalar diferentes matérias, a fim de renovar o seu ânimo.

 

Tal estratégia não está diretamente relacionada com o aprendizado, mas sim com a produtividade, uma vez que alguns alunos se sentem menos cansados com esse modo de estudar.

 

Na prática, a estratégia de intercalar diferentes matérias e disciplinas é considerada muito eficaz, especialmente, para estudos de Ciências Exatas.

 

5. Mapas mentais

 

Os Mapas Mentais são uma excelente técnica de estudo. Eles são usados para conectar ideias por meio de diagramas com palavras, ícones, setas, entre outros elementos, a fim de tornar o conteúdo mais lógico e organizado.

 

Uma das grandes vantagens é que o Mapa Mental é uma excelente estratégia para que o aluno economize tempo na hora de revisar a matéria antes da prova.

 

Técnicas de estudo: 9 estratégias para render mais

 

Ah! E atualmente existem excelentes ferramentas online, como o Mindmeister, que permite a criação online de Mapas Mentais incríveis e personalizados.

 

6. Faça exercícios

 

Ninguém aprende a praticar um esporte somente lendo um livro, certo?! Do mesmo modo, para aprender uma matéria você precisa colocar o seu conhecimento em prática.

 

Se a atividade que você estiver estudando puder ser testada, então teste. Por exemplo, execute a receita que você aprendeu no seu curso online de confeiteiro.

 

Se a matéria for mais teórica, faça exercícios! Busque banco de questões na internet, utilize um livro com respostas, crie flash cards, entre outras práticas, para ver se você realmente aprendeu e para fixar o conhecimento.

 

Inclusive, estudos comprovam que fazer exercícios pode ser até duas vezes mais eficiente do que qualquer outra técnica de estudo. E uma boa dica para se manter motivado é começar pelos exercícios mais difíceis e depois partir para os mais fáceis.

 

7. Interrogação elaborativa

 

Outra técnica de estudo que não poderia faltar é a interrogação elaborativa. Nela o próprio aluno cria questões sobre a matéria que está estudando e precisa respondê-las. O principal objetivo é aprofundar e fixar o conhecimento.

 

Então, por exemplo, imagine que você está estudando sobre o corpo humano e se depara com a seguinte informação: "todos devem beber ao menos 2L de água por dia”. Ao invés de apenas grifar ou decorar a informação, você deve se perguntar “por quê?”.

 

O próximo passo é explicar para si mesmo (ou até mesmo para um colega) sobre o assunto. Muitas vezes, você precisará buscar informações em outras fontes e deve tentar explicar o assunto com suas próprias palavras e de maneira simplificada. 

 

8. Mantenha o espaço organizado

 

A organização do ambiente está diretamente relacionada com o desempenho nos estudos e existe uma relação sociolobioloca que comprova isso. 

 

Quando estamos em um ambiente desorganizado, o cérebro é bombardeado com informações e distrações, sendo mais desafiador se manter concentrado durante o período de foco. 

 

Por outro lado, manter o ambiente organizado colabora para melhor gestão de tempo, redução da perda de materiais, melhor concentração e ainda cria um ambiente agradável para se estudar.

 

9. Tenha um cronograma de estudos

 

Além de manter o espaço organizado, é fundamental se preocupar com a organização da rotina. Para isso, monte um cronograma de estudos, separe um tempo para estudar e se programe para conseguir ver toda a matéria antes da data da prova.

 

O ideal é não deixar o estudo para última hora, uma vez que é durante o sono que a gente fixa o que aprendeu durante o dia. Na prática, o cérebro precisa de tempo para criar as novas conexões provenientes do novo aprendizado. 

 

Onde estudar online e grátis?

 

Qual das técnicas de estudo você mais gostou?! Vale lembrar que nenhuma funciona como fórmula mágica. O melhor mesmo é juntar várias estratégias para ser mais produtivo.

 

E se já quiser colocar o conhecimento em prática, conheça os cursos online e gratuitos com certificado pago oferecidos pelo GINEAD. 

 

São mais de 400 cursos pensados para a sua qualificação profissional ou crescimento pessoal. Não vai perder essa chance, né?!

 

Ah! Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog do GINEAD.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos