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ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!
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Objetivo: Ao final desta unidade, esperamos que possa:
- Analisar os principais conceitos e o seu papel na estratégia de marketing;
- Compreender os principais objetivos do endomarketing e seu impacto na gestão da empresa.
Apresentação da Unidade:
O termo endomarketing, formado pelas palavras endo, que significa “do interior”, e marketing, surgiu na década de 1990 na obra do pesquisador americano Saul Bekin. Por definição, são ações de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não lucrativas e governamentais e das instituições do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental. (BEKIN apud ZENARO; PEREIA, 2013, p. XVII).
Este conceito propõe uma mudança de perspectiva sobre a importância dos funcionários dentro da organização. Em vez de serem considerados apenas mão de obra, restringindo o seu papel à execução de atividades de produção, gestão, comercialização de produtos e demais, passam a serem encarados como clientes com necessidades específicas a serem atendidas.
Desta forma, precisam ser contemplados nos planejamentos estratégicos com ações destinadas a construir relações interpessoais sólidas. Isso porque o endomarketing implica uma filosofia de gestão em que a responsabilidade das organizações sobre os seus funcionários é encarada de maneira mais ampla, transcendendo questões práticas como remunerações e direitos trabalhistas.
Se o diálogo com o público externo gira em torno dos benefícios de seus produtos, com o público interno será fundamental ater-se às questões de ética, respeito e valorização dos indivíduos. Estes são os aspectos principais apontados pelo endomarketing para se construir estratégias eficientes e que impactam positivamente o desempenho mercadológico da organização.
Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:
- Analisar as premissas e desafios para implementação e gestão do endomarketing;
- Compreender o papel do líder e da retenção de talentos nesse processo.
Apresentação da Unidade:
O objetivo principal das estratégias de marketing em uma organização é a venda de seus produtos e serviços. Atrair, convencer, satisfazer o cliente, com a possibilidade de gerar uma predisposição para novas experiências, pode ser a síntese da natureza dessa atividade.
Busca-se, para isso, criar uma espécie de relacionamento entre o cliente e a marca, embora a aquisição seja algumas vezes bastante pontual, com espaço de tempo longo entre uma compra e outra.
O Endomarketing, por sua vez, também tem esse escopo entre suas funções, mas a complexidade envolvida no tipo de relacionamento que deve ser construído com o público-alvo dessa atividade envolve desafios diferentes.
Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:
- Analisar a importância do endomarketing para a construção da cultura organizacional;
- Discutir o impacto do clima organizacional sobre o sucesso da empresa e o papel do endomarketing.
Apresentação da Unidade:
Este tema tem sido alvo de estudos de diversas áreas há bastante tempo e possui diferentes definições. Para Bowditch e Buono (1992, apud FERREIRA, 2017, p. 51): cultura organizacional é o padrão compartilhado de crenças, suposições e expectativas dos membros da organização e a maneira de perceber a organização, suas normas, papéis, valores e ambiente. A cultura disponibiliza formas de pensamento, sentimento e reação que guiam a tomada de decisão e ações.
Ferreira cita a comparação que Stoner, Freeman e Gilbert (1995, apud FERREIRA, 2017, p. 51), fazem da cultura em relação a um iceberg. Ela seria um todo, embora seja menos explícita que os procedimentos e as regras praticadas pelo grupo. Estes seriam, portanto, a sua parte visível, ocultando embaixo de si muitos outros aspectos.
Iluminando a metáfora com o conceito de cultura organizacional, teríamos como aspectos visíveis os documentos, a estrutura, as tecnologias, os recursos financeiros, as políticas e procedimentos. Estariam ocultos, como a parte inferior do iceberg, percepções, atitudes, sentimentos, valores, interações e normais grupais.
Segundo Schein (1985), a cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de pressupostos básicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo ao aprender a lidar com problemas de adaptação externa e de integração interna que funcionaram de forma adequada e que foram ensinados aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e comportar diante desses problemas. (SCHEIN apud FERREIRA, 2017, p. 52).
Este autor ainda afirma ser importante compreender a cultura de organização para avaliar de que maneira ela impacta a vida das pessoas. Esta influência é real e determinada para o engajamento ou não desses colaboradores.
A cultura de uma organização é o resultado das normas, regras e valores definidos de maneira objetiva pelos gestores e proprietários, somando-se a isso as atitudes de seus integrantes no dia a dia das atividades, construindo um modo particular de ser, com características próprias que a tornam única frente às demais organizações.
Todo esse conjunto de informações e práticas será passado aos novos membros e assimilados por eles obrigatoriamente, sob o risco de não se manterem na organização por ser inviável crescer em um ambiente ao qual o indivíduo não se adequa. Desta maneira fica claro a todos o que deve ser seguido e o que deve ser evitado.
Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:
- Discutir de que maneira o sistema de informação de marketing contribui para as estratégias de endomarketing;
- Analisar como as informações importantes para o endomarketing podem ser coletadas e empregadas em suas estratégias.
Apresentação da Unidade:
A matéria-prima da gestão de uma organização é constituída por dados levantados, seja sobre o desempenho da organização em seus diversos setores e atividades, seja aqueles a respeito dos diversos eventos do mercado em que atua.
Desde movimentos dos concorrentes a mudanças e implementações de fornecedores e de órgãos públicos, os gestores estão sempre atentos para captar e processar, de maneira eficaz e eficiente, as diversas informações que chegam até eles e, assim, tomar decisões que tenham mais chances de serem bem-sucedidas.
Muito se tem investido em formas de juntar e processas essas informações, de modo a fugir da formação de um “bando” de dados, que impressiona pela quantidade, mas que não garante qualidade real para quem utilizá-los.
As diversas informações colhidas tanto dentro da organização quanto fora, por meio do acompanhamento dos movimentos de concorrentes, fornecedores, órgãos públicos e outros grupos, precisam ser reunidas e compiladas em uma mesma base, de maneira a serem processadas e gerarem dados pertinentes, inteligíveis. É desta maneira que se forma um sistema de informações de marketing.
Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:
- Analisar os elementos mais relevantes para a estratégia de endomarketing;
- Compreender as diferentes dimensões da comunicação e seu impacto na gestão do endomarketing;
- Identificar os canais de comunicação, suas ferramentas e funções.
Apresentação da Unidade:
Margarida Kunsch (apud TERCIOTTI; MACARENCO, 2013), uma das maiores pesquisadoras do campo da Comunicação, chama atenção para a heterogeneidade desse fenômeno que, segundo ela, é um ato de comunhão de ideias e o estabelecimento de um diálogo. Não se trata, portanto, apenas de uma transmissão de informações, entendimento que gera diversas reflexões e impõe a necessidade de que todas as partes envolvidas se abram para a escuta.
Sob essa perspectiva, a comunicação se trata de um fluxo processual formado por elementos que possibilitam o fluir a informação de maneira a ser recebida, reelaborada e reenviada pelas partes constituindo, assim, um sistema de transmissão de significados e sentidos.
Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:
- Conhecer as etapas para a elaboração de um planejamento de endomarketing;
- Identificar as principais variáveis que impactam a elaboração do planejamento;
- Compreender o papel de cada ferramenta na estratégia de endomarketing.
Planejamos diuturnamente. O sucesso profissional, a festa de aniversário no mês seguinte, ou mesmo o dia que acaba de raiar; costumamos olhar para o futuro como um caminho a ser percorrido, imaginando qual seria a melhor maneira para alcançar um fim específico.
Embora o ato de planejar seja rotineiro, posto que sempre precisaremos definir o percurso entre o ponto em que nos encontramos e aquele que desejamos atingir antes de empreender a caminhada – seja ela qual for –, a maneira mais adequada de empreender tal busca dependerá de aspectos como a complexidade do caminho, a grandeza do objetivo, ou mesmo os recursos disponíveis para tal, inclusive a nossa capacidade para superar os desafios que já sabemos que aparecerão.
Existem, portanto, diversos tipos de planejamento, cada um adequado a um fim específico. Partindo da definição expressa por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (apud TAVARES, 2010, p. 134), planejamento é:
1. Ato ou efeito de planejar.
2. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados; planificação: o planejamento de um livro, de uma comemoração.
3. Processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa etc.) visando à consecução de determinados objetivos.
4. Elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social: Ministério do Planejamento.
Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.
Tipo: Curso Livre
Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:
- O estudo será individualizado;
- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;
- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;
- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;
- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet.
Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:
- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.
Certificado: O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:
- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.
Marketing Empresarial
1K
5.0 (7)
Estratégia de Mercado
3K
4.5 (21)
Imagem e Marca
15.8K
4.5 (79)
Inteligência de Negócios
14.1K
4.6 (60)
Fundamentos do Marketing Digital
15.5K
4.7 (83)
Ao concluir o curso você tem a opção de emitir seu certificado digital. E assim comprovar que se qualificou e se atualizou para o mercadol!
O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.
TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 49,70 (quarenta e nove reais e setenta centavos).
IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira
BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.
Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!
Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.
Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 49,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)
A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.
Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.
Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.
Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.
Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!
Não há tempo mínimo para finalizar o curso.
Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.
Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.
Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.
Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.
Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.
O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.
Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.
O Certificado Não é GRÁTIS.
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Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.
O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:
- Atividades complementares (Completar horas extracurriculares);
- Participar de Progressão Funcional;
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.
Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..
Para emissão do certificado você deverá:
1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.
O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 49,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)
Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.
Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.
O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.
a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;
b) PIX – Liberado em até 3 horas;
c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);
Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.
Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.
Caso seja realmente necessário o envio do certificado impresso, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, para verificar o custo de envio.