Curso Online Grátis de Endomarketing

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A carga horário desde curso é de 60 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Conceitos do endomarketing

Unidade 2 - Gestão e funções do endomarketing

Unidade 3 - O endomarketing como ferramenta para melhoria do clima organizacional

Unidade 4 - Sistema de informação de marketing e o endomarketing

Unidade 5 - O composto estratégico de endomarketing

Unidade 6 - Planejando as ações de endomarketing

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Carga Horária do Certificado: 60 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!



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Curso Online Grátis de Endomarketing

 

Unidade 1 - Conceitos do endomarketing

 

Objetivo: Ao final desta unidade, esperamos que possa:

 

- Analisar os principais conceitos e o seu papel na estratégia de marketing;
- Compreender os principais objetivos do endomarketing e seu impacto na gestão da empresa.


Apresentação da Unidade:

 

O termo endomarketing, formado pelas palavras endo, que significa “do interior”, e marketing, surgiu na década de 1990 na obra do pesquisador americano Saul Bekin. Por definição, são ações de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não lucrativas e governamentais e das instituições do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental. (BEKIN apud ZENARO; PEREIA, 2013, p. XVII).

 

Este conceito propõe uma mudança de perspectiva sobre a importância dos funcionários dentro da organização. Em vez de serem considerados apenas mão de obra, restringindo o seu papel à execução de atividades de produção, gestão, comercialização de produtos e demais, passam a serem encarados como clientes com necessidades específicas a serem atendidas.


Desta forma, precisam ser contemplados nos planejamentos estratégicos com ações destinadas a construir relações sólidas. Isso porque o endomarketing implica uma filosofia de gestão em que a responsabilidade das organizações sobre aos seus funcionários é encarada de maneira mais ampla, transcendo questões práticas como remunerações e direitos trabalhistas.


Se o diálogo com o público externo gira em torno dos benefícios de seus produtos, com o público interno será fundamental ater-se às questões de ética, respeito e valorização dos indivíduos. Estes são os aspectos principais apontados pelo endomarketing para se construir estratégias eficientes e que impactam positivamente o desempenho mercadológico da organização.

 

Unidade 2 - Gestão e funções do endomarketing

 

Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:

 

- Analisar as premissas e desafios para implementação e gestão do endomarketing;
- Compreender o papel do líder e da retenção de talentos nesse processo.

 

Apresentação da Unidade:

 

O objetivo principal das estratégias de marketing em uma organização é a venda de seus produtos e serviços. Atrair, convencer, satisfazer o cliente, com a possibilidade de gerar uma predisposição para novas experiências, pode ser a síntese da natureza dessa atividade.


Busca-se, para isso, criar uma espécie de relacionamento entre o cliente e a marca, embora a aquisição seja algumas vezes bastante pontual, com espaço de tempo longo entre uma compra e outra.

 

O Endomarketing, por sua vez, também tem esse escopo entre suas funções, mas a complexidade envolvida no tipo de relacionamento que deve ser construído com o público-alvo dessa atividade envolve desafios diferentes.

 

Unidade 3 - O endomarketing como ferramenta para melhoria do clima organizacional

 

Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:

 

- Analisar a importância do endomarketing para a construção da cultura organizacional;
- Discutir o impacto do clima organizacional sobre o sucesso da empresa e o papel do endomarketing.

 

Apresentação da Unidade:

 

Este tema tem sido alvo de estudos de diversas áreas há bastante tempo e possui diferentes definições. Para Bowditch e Buono (1992, apud FERREIRA, 2017, p. 51): cultura organizacional é o padrão compartilhado de crenças, suposições e expectativas dos membros da organização e a maneira de perceber a organização, suas normas, papéis, valores e ambiente. A cultura disponibiliza formas de pensamento, sentimento e reação que guiam a tomada de decisão e ações.

 

Ferreira cita a comparação que Stoner, Freeman e Gilbert (1995, apud FERREIRA, 2017, p. 51), fazem da cultura em relação a um iceberg. Ela seria um todo, embora seja menos explícita que os procedimentos e as regras praticadas pelo grupo. Estes seriam, portanto, a sua parte visível, ocultando embaixo de si muitos outros aspectos.


Iluminando a metáfora com o conceito de cultura organizacional, teríamos como aspectos visíveis os documentos, a estrutura, as tecnologias, os recursos financeiros, as políticas e procedimentos. Estariam ocultos, como a parte inferior do iceberg, percepções, atitudes, sentimentos, valores, interações e normais grupais.

 

Segundo Schein (1985), a cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de pressupostos básicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo ao aprender a lidar com problemas de adaptação externa e de integração interna que funcionaram de forma adequada e que foram ensinados aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e comportar diante desses problemas. (SCHEIN apud FERREIRA, 2017, p. 52).

 

Este autor ainda afirma ser importante compreender a cultura de organização para avaliar de que maneira ela impacta a vida das pessoas. Esta influência é real e determinada para o engajamento ou não desses colaboradores.


A cultura de uma organização é o resultado das normas, regras e valores definidos de maneira objetiva pelos gestores e proprietários, somando-se a isso as atitudes de seus integrantes no dia a dia das atividades, construindo um modo particular de ser, com características próprias que a tornam única frente às demais organizações.


Todo esse conjunto de informações e práticas será passado aos novos membros e assimilados por eles obrigatoriamente, sob o risco de não se manterem na organização por ser inviável crescer em um ambiente ao qual o indivíduo não se adequa. Desta maneira fica claro a todos o que deve ser seguido e o que deve ser evitado.

 

Unidade 4 - Sistema de informação de marketing e o endomarketing

 

Objetivo:  Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:

 

- Discutir de que maneira o sistema de informação de marketing contribui para as estratégias de endomarketing;
- Analisar como as informações importantes para o endomarketing podem ser coletadas e empregadas em suas estratégias.

 

Apresentação da Unidade:

 

A matéria-prima da gestão de uma organização é constituída por dados levantados, seja sobre o desempenho da organização em seus diversos setores e atividades, seja aqueles a respeito dos diversos eventos do mercado em que atua.


Desde movimentos dos concorrentes a mudanças e implementações de fornecedores e de órgãos públicos, os gestores estão sempre atentos para captar e processar, de maneira eficaz e eficiente, as diversas informações que chegam até eles e, assim, tomar decisões que tenham mais chances de serem bem-sucedidas.


Muito se tem investido em formas de juntar e processas essas informações, de modo a fugir da formação de um “bando” de dados, que impressiona pela quantidade, mas que não garante qualidade real para quem utilizá-los.


As diversas informações colhidas tanto dentro da organização quanto fora, por meio do acompanhamento dos movimentos de concorrentes, fornecedores, órgãos públicos e outros grupos, precisam ser reunidas e compiladas em uma mesma base, de maneira a serem processadas e gerarem dados pertinentes, inteligíveis. É desta maneira que se forma um sistema de informações de marketing.

 

Unidade 5 - O composto estratégico de endomarketing

 

Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:

 

- Analisar os elementos mais relevantes para a estratégia de endomarketing;
- Compreender as diferentes dimensões da comunicação e seu impacto na gestão do endomarketing;
- Identificar os canais de comunicação, suas ferramentas e funções.

 

Apresentação da Unidade:

 

Margarida Kunsch (apud TERCIOTTI; MACARENCO, 2013), uma das maiores pesquisadoras do campo da Comunicação, chama atenção para a heterogeneidade desse fenômeno que, segundo ela, é um ato de comunhão de ideias e o estabelecimento de um diálogo. Não se trata, portanto, apenas de uma transmissão de informações, entendimento que gera diversas reflexões e impõe a necessidade de que todas as partes envolvidas se abram para a escuta.


Sob essa perspectiva, a comunicação se trata de um fluxo processual formado por elementos que possibilitam o fluir a informação de maneira a ser recebida, reelaborada e reenviada pelas partes constituindo, assim, um sistema de transmissão de significados e sentidos.

 

Unidade 6 - Planejando as ações de endomarketing

 

Objetivo: Ao final da unidade, pretendemos que você esteja apto a:

 

- Conhecer as etapas para a elaboração de um planejamento de endomarketing;
- Identificar as principais variáveis que impactam a elaboração do planejamento;
- Compreender o papel de cada ferramenta na estratégia de endomarketing.

 

Planejamos diuturnamente. O sucesso profissional, a festa de aniversário no mês seguinte, ou mesmo o dia que acaba de raiar; costumamos olhar para o futuro como um caminho a ser percorrido, imaginando qual seria a melhor maneira para alcançar um fim específico.


Embora o ato de planejar seja rotineiro, posto que sempre precisaremos definir o percurso entre o ponto em que nos encontramos e aquele que desejamos atingir antes de empreender a caminhada – seja ela qual for –, a maneira mais adequada de empreender tal busca dependerá de aspectos como a complexidade do caminho, a grandeza do objetivo, ou mesmo os recursos disponíveis para tal, inclusive a nossa capacidade para superar os desafios que já sabemos que aparecerão.

 

Existem, portanto, diversos tipos de planejamento, cada um adequado a um fim específico. Partindo da definição expressa por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (apud TAVARES, 2010, p. 134), planejamento é:

 

1. Ato ou efeito de planejar.

 

2. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados; planificação: o planejamento de um livro, de uma comemoração.

 

3. Processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa etc.) visando à consecução de determinados objetivos.

 

4. Elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social: Ministério do Planejamento.

 

 

Endomarketing

 

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

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BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

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Perguntas Frequentes

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Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 39,70. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

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Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

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Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

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Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

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