Curso Online Grátis de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Ensino Fundamental

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Carga Horária 40 horas

A carga horário desde curso é de 40 horas Baseada no conteúdo disponível do curso.

Conteúdo
programático

Unidade 1 - Construindo a história

Unidade 2 - A importância da língua brasileira de sinais

Unidade 3 - Estratégias de inclusão

Unidade 4 - Fatores que influenciam a prática pedagógica efetiva no ensino de libras

Unidade 5 - O que se entende por inclusão

Unidade 6 - A comunicação entre pessoas com surdez

Mais informações
sobre o curso

Carga Horária do Certificado: 40 horas

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação. Se gostar do curso e desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado. Esperamos que você tenha uma experiência incrível em nosso site! Bons estudos!

 

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Curso de Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Ensino Fundamental
 

Unidade 1 - Construindo a história
 

Objetivos da Unidade:

 

- Conhecer os fundamentos históricos da educação de surdos.
- Identificar os espaços, as possibilidades de emergência de posições didáticas e a percepção da Libras como língua de um povo.
- Interpretar os acontecimentos da história da educação dos surdos e a possibilidade de uma história cultural dos surdos.

 

Unidade 2 - A importância da língua brasileira de sinais
 

Objetivos da Unidade:

 

- Analisar as estratégias utilizadas pelos professores para garantir a  comunicação com o educando surdo.
- Identificar as dificuldades encontradas pelos professores de alunos surdos no que se refere à comunicação.
- Analisar como a qualidade da interação entre professor e aluno surdo pode facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.



Apresentação da Unidade:

 

Esta unidade abordará uma reflexão sobre a relevância da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação oficial da pessoa surda e como principal ferramenta na propagação da sua cultura e identidade. O reconhecimento da Libras legitima a comunidade surda e reforça a importância de ter essa língua como instrumento de ensino ao sujeito surdo. Essa é, inclusive, uma determinação da UNESCO, que propõe a educação básica na L1 da criança, o que, para o surdo, corresponde a ser educado por meio da língua de sinais.

 

O estudo também apresentará a Legislação da Libras e as políticas educacionais voltadas à formação dos surdos, de modo a tornar possível uma análise crítica do atual cenário educacional dessa comunidade, o reconhecimento das falhas comunicativas que acontecem nesse âmbito e a estruturação de uma atuação eficaz ao público que não ouve.


Desse modo, esta unidade proporcionará uma reflexão sobre a importância de conhecer os conceitos que justificam a educação do surdo através da Língua Brasileira de Sinais.

 

Unidade 3 - Estratégias de inclusão
 

Objetivo da Unidade:

 

- Analisar a problemática que envolve a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares da rede pública de educação.


Apresentação da Unidade:

 

Nesta unidade, discutiremos sobre vários aspectos que norteiam a surdez e a Libras no âmbito educacional, bem como o papel fundamental do intérprete de Libras para a inclusão dessas pessoas na sociedade como um todo. Tem por objetivo trazer uma reflexão acerca da inclusão do surdo nas instituições de ensino e se elas estão preparadas para recebê-los de forma adequada, abordaremos não só a questão física da estrutura da escola, mas também os parâmetros curriculares escolares, além das adequações necessárias que vem ocorrendo nos últimos anos, a fim de buscar uma inclusão de forma efetiva e ativa.


Essa atualização no currículo escolar é de suma importância, uma vez que, preparar o conteúdo e os professores para lidar com a pessoa surda é fundamental para seu desenvolvimento, por conta disso o currículo deve ser maleável e passível de mudanças de tempos em tempos, uma vez que ao passar do tempo podemos entender melhor as necessidades da comunidade surda, e assim passarmos a evoluir para se adaptar a ela. Logo uma metodologia usada anos atrás pode não ser mais assertiva para o surdo, e assim terá que ser adaptada ou substituída.


As legislações que norteiam a acessibilidade do surdo também serão um ponto de estudo na unidade, vale ressaltar que atualmente o Brasil possui uma das constituições federais mais completas do mundo, sendo assim abordando de forma profunda a questão da surdez e de seus acessos à cultura, à comunicação e ao direito de ir e vir garantido por lei, as leis elaboradas a fim de promover segurança, acessibilidade e bem estar à pessoa surda, sofrem mudanças de tempos em tempo, levando assim ao avanço da acessibilidade e direitos da pessoa surda, deixando nossa constituição cada fez mais abrangente no quesito acessibilidade.


Também serão abordadas formas estratégicas para a inclusão do surdo no ambiente escolar, como o ambiente em sala de aula, o professor (a), sua didática, e os demais alunos influenciam no processo de ensino-aprendizagem da pessoa surda, e como pode se adaptá-los para fornecer um ambiente adequado para o ensino do surdo.

 

Assim os estudos propostos pela unidade abrirão um leque na visão e no conhecimento específicos acerca dos estudos da Libras e da comunidade surda proporcionando a compreensão e indiretamente a colocação na prática do cotidiano as ações de inclusão e ética, além de possibilidades na carreira profissional, uma vez que a inclusão visa a união de diversas pessoas em instituições de ensino, sendo assim as mesmas terão que se preparar para atender essa demanda.

 

E não somente as instituições de ensino, mas cada vez mais a pessoa surda está se inserindo no mercado de trabalho nas mais diversas áreas, e esse estudo caro aluno te proporciona uma forma de entender melhor esse universo, para que esteja preparado para quando essa inclusão ocorrer de forma expansiva no mercado de trabalho, sendo assim um diferencial para sua profissão e para a sua comunicação no dia a dia.


E fechamos a unidade com uma reflexão acerca do surdo e da Libras, entendendo melhor sua importância nos dias de hoje e para o desenvolvimento não só da comunidade surda, mas de todos os cidadãos, compreender que as leis, as diretrizes curriculares e toda a comunidade devem andar de mãos dadas a comunidade surda e a Libras, é o começo para termos uma inclusão verdadeiramente real.

 

Unidade 4 - Fatores que influenciam a prática pedagógica efetiva no ensino de libras

 

Objetivo da Unidade:

- Reconhecer a aquisição e a estrutura linguística da Libras como base do conhecimento linguístico que envolve a prática pedagógica.



Apresentação da Unidade:

 

Esta unidade abordará uma reflexão sobre o uso da Libras no atual cenário educacional, bem como estabelecerá paralelos entre o desenvolvimento da linguagem e o ensino do surdo, de modo que proporcione a construção do sujeito como cidadão ativo e social.


A unidade também trará indicativos linguísticos da Libras, como os aspectos morfológicos e um dos parâmetros de formação de palavras, a saber, a configuração de mão.

Nesse sentido, será possível reiterar a Libras como língua legítima, portadora de aspectos linguísticos comuns a qualquer outra língua, sejam as orais-auditivas ou espaço-visuais.


O estudo também apresentará uma reflexão sobre a variação linguística da Libras em diferentes aspectos como diacrônico (relativo ao tempo), social e geográfico.

 

Unidade 5 - O que se entende por inclusão

 

Objetivo da Unidade:


- Conhecer o exercício de docência em Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para pessoas surdas na educação básica.


Apresentação da Unidade:

 

Esta unidade abordará uma reflexão sobre o exercício da docência em Libras como primeira língua para o sujeito surdo. Nesse sentido, estabeleceremos os aspectos teóricos sobre surdez e educação inclusiva na perspectiva da pedagogia surda.


Trabalharemos também com aspectos gramaticais da Libras que reforçam sua legitimidade, como, por exemplo, o parâmetro fonológico das expressões não manuais: faciais e corporais.

 

Unidade 6 - A comunicação entre pessoas com surdez

 

Objetivo da Unidade:


- Analisar a importância de um trabalho bilíngue na prática pedagógica dos professores que atuam com alunos surdos em turma de ensino regular e em sala de recursos, no espaço escolar.


Apresentação da Unidade:

Esta unidade abordará uma reflexão sobre a proposta do bilinguismo e seus benefícios em práticas pedagógicas que atendem as particularidades do surdo.


Trará as características dessa filosofia que é a mais divulgada e desejada pela comunidade surda atuante na busca pelos direitos educacionais.


O estudo também apresentará aspectos linguísticos da Libras que facilitam nossa compreensão da estrutura da língua. Entre esses aspectos trabalharemos com a classificação teórica de sinais icônicos e arbitrários − o que amplia nosso conhecimento da formação lexical. Abordará questões linguísticas práticas como a apresentação do alfabeto manual e as especificações sobre Datilologia.


Por fim, refletiremos sobre a comunicação do surdo especialmente no ambiente escolar a fim de promover um cenário de acessibilidade efetiva.

 

: Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Ensino Fundamental

 

 

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

 

Tipo: Curso Livre 

 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

 

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador, tablet ou celular com acesso a internet. 

 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

 

- Estudar várias vezes o texto apresentado na apostila;
- Anotar algumas observações importantes do texto;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

 

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

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BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

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Perguntas Frequentes

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Esse curso é GRÁTIS mesmo?

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito de acesso ao curso por 1 ano, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

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A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Como faço a matrícula no Curso?

Assista o vídeo abaixo para saber como se matricular e acessar o portal do aluno.

Posso me matricular em quantos cursos?

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Quanto tempo terei de acesso?

Após matrícula você terá direito de acessar a apostila do curso por período indeterminado.

Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar!

Em quanto tempo eu termino o curso?

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a emitir o certificado digital.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

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Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

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- Participar de Progressão Funcional;

- Enriquecer o seu currículo;

- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

- Avaliações para promoções internas nas empresas;

- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

- Concursos públicos (mediante verificação do edital);

- Provas de títulos (mediante verificação do edital);

- Seleções de mestrado e doutorado;

- E diversas outras necessidades.

O certificado é valido como horas extracurriculares?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa..

O que preciso fazer para receber o certificado?

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1 – Ser Aprovado na Avaliação Online; 2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

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Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Qual o tempo de liberação do certificado?

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) PIX – Liberado em até 3 horas;

c) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

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