6 cursos da área de cozinha e gastronomia

[6 cursos da área de cozinha e gastronomia]

Apesar de a pandemia de Covid-19 ter causado uma série de problemas no mercado de trabalho, o ano de 2022 foi marcado pela retomada da economia. Desse modo, o setor que tem dado a melhor resposta nesse sentido é o de serviços, em especial os bares e restaurantes.

 

De acordo com a PNAD Contínua, pesquisa realizada pelo IBGE, no ano de 2022 foram criados mais de 150 mil novos empregos no setor de bares e restaurantes. Além disso, a média salarial deste setor também teve um crescimento acima da média nacional, passando para R$ 1.820,00, o que representa 9,6% a mais na comparação com o último período.

 

Sendo assim, para você que deseja ingressar nesse mercado ou buscar uma melhor colocação, é importante pensar em cursos de gastronomia, a fim de aumentar os conhecimentos sobre o tema. Portanto, confira neste artigo do Blog Ginead 6 cursos da área de cozinha e gastronomia que vão ajudar você a se destacar no mercado.

 

Principais motivos para fazer um curso de gastronomia

 

Como já mencionamos no tópico acima, fazer um curso de culinária é essencial para se destacar no mercado e obter as melhores vagas. No entanto, há outras vantagens nos cursos de gastronomia que devem ser mencionadas.

 

Para quem está iniciando nessa área de trabalho, por exemplo, os cursos online são uma ótima oportunidade para se familiarizar com os equipamentos. Além disso, os cursos de cozinha fazem com que o aluno se aprofunde na culinária de diversas culturas, como a italiana, árabe e francesa.

 

Ademais, vale ressaltar que os cursos da GINEAD são 100% online. Com isso, você pode conciliar as aulas com a rotina no dia a dia, podendo assistir em casa e até mesmo durante o intervalo do trabalho ou no transporte.

 

Cursos de gastronomia: conheça 6 opções para qualificar o seu currículo

 

Curso online de Confeiteiro

 

Em um período onde empreender e ter o seu próprio negócio é um desejo cada vez mais forte, a confeitaria é uma das áreas da gastronomia que melhor oferece condições para isso. Para quem deseja seguir esse caminho, o Curso Online de Confeiteiro é essencial.

 

Isso porque o curso de 60 horas tem um módulo totalmente voltado para os profissionais que desejam empreender, abordando os principais desafios, como precificar o produto e técnicas de vendas. Mas além disso, o curso tem outros 15 módulos que se dividem entre diferentes temas da confeitaria.

 

Entre os temas abordados nestes módulos está o preparo de massas e cremes, como utilizar o chocolate e o açúcar em diferentes fases da produção. Ademais, boas práticas de higiene com alimentos também é um assunto tratado durante o curso.

 

Curso online de Cozinheiro

 

Mesmo que o chef de cozinha seja importante, os cozinheiros são essenciais para que o restaurante ofereça pratos de alta qualidade. Então, para aqueles que têm interesse em iniciar nesse mercado, podemos indicar o Curso Online de Cozinheiro como um primeiro passo nesse caminho.

 

O curso, que tem carga horária de 60 horas e 10 módulos, apresenta os conceitos básicos da cozinha moderna. Um dos pontos abordados é sobre qual deve ser o perfil do cozinheiro nos dias de hoje, assim como o material utilizado e as práticas de higiene que devem ser adotadas no dia a dia.

 

Indo para as questões práticas da cozinha, o curso ensina sobre o preparo de diversos ingredientes, em especial os pescados, carnes e aves. Além disso, o conteúdo sobre as cores saudáveis dos vegetais também merece a atenção dos alunos.

 

Curso online de Treinamento de Merendeiras

 

A merenda escolar tem um papel essencial na educação brasileira, servindo como suporte para que os alunos tenham uma alimentação de qualidade. Para isso, as merendeiras são profissionais indispensáveis, as quais têm a responsabilidade de preparar os alimentos com qualidade.

 

Sendo assim, o Curso Online de Treinamento de Merendeiras é importante para você que deseja entrar nessa área de trabalho. Com carga horária de 90 horas, o curso aborda sobre as diferentes funções exercidas pela merendeira no dia a dia.

 

Além disso, as aulas também abordam sobre o manuseio adequado dos alimentos, levando em conta os processos de armazenamento e distribuição.

 

Curso online de Padeiro

 

O pão fresquinho no café da manhã ou da tarde é um dos fatores que fazem com que as padarias sigam presentes no gosto popular. Além disso, a padaria é um tipo de negócio que facilmente pode ser unido à confeitaria, por se tratarem de segmentos que têm um público semelhante.

 

Dessa forma, para quem pensa em investir nesse tipo de negócio, um primeiro passo importante é o Curso Online de Padeiro. O curso de 60 horas/aula e 14 módulos apresenta todos os conceitos básicos que um padeiro deve conhecer, como os materiais utilizados no dia a dia.

 

Outro ponto abordado nos conteúdos do curso é o processo de produção dos pães, bem como os diferentes tipos de pães em cada culinária mundo afora. 

 

Curso online de Garçom

 

Assim como os trabalhadores que atuam dentro da cozinha, os garçons são essenciais para que um bar ou restaurante ofereçam um serviço de qualidade. Então, um profissional desse ramo que busca qualificação e aprimora seus conhecimentos acaba se destacando no mercado.

 

Nesse sentido, o Curso Online de Garçom é uma boa forma para quem busca se destacar nessa área. Com carga horária de 50 horas, um dos principais tópicos abordados nos conteúdos é sobre o cuidado  que o garçom deve ter com o ambiente do restaurante.

 

A boa relação com os clientes é outro tema que ganha bastante espaço durante as aulas. Como receber e acomodar os clientes e as melhores formas para servi-lo são alguns dos tópicos levantados em diferentes módulos do curso.

 

Curso online de Barman

 

Outro curso de gastronomia que não está diretamente ligado à cozinha, mas é essencial para bares e restaurantes de alto nível é o Curso Online de Barman. Isso porque as bebidas e drinks são acompanhamentos que tornam a experiência do cliente ainda mais marcante.

 

Portanto, para você que deseja atuar nesse mercado de trabalho, o curso é uma oportunidade para se ter um primeiro contato com essa área. Durante as 50 horas de aula você aprende as noções básicas sobre a origem do álcool, as ferramentas utilizadas e as boas práticas de higiene.

 

Ademais, além de ensinar sobre o manuseio adequado dos equipamentos e os cuidados com a higiene, o curso também ensina aos alunos técnicas para fazer os principais coquetéis e de que forma montar eles com um visual agradável.

 

Encontre as melhores opções de cursos gratuitos no Instituto GINEAD

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância, tem como a principal missão levar o conhecimento ao alcance de todos, sempre com muita qualidade, credibilidade e inovação. Nossos cursos não possuem pré-requisitos, podendo ser realizado por qualquer pessoa que busca novos conhecimentos.

 

Acesse o nosso site agora mesmo e se matricule em nossos cursos online gratuitos.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos