Como conseguir um estágio? Estratégias para se destacar

[Como conseguir um estágio? Estratégias para se destacar]

Ingressar no ensino superior - para a imensa maioria dos estudantes - é a realização de um sonho. Afinal, o estudo é visto como uma oportunidade para conquistar espaço no mercado de trabalho e uma carreira dentro da área desejada.

 

Durante a graduação, o aluno pode - e deve - realizar estágios. Eles são usados para que o estudante consiga colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e para que ele desenvolva novas habilidades e competências.

 

Os estágios também são fundamentais para garantir experiência profissional e permitir que o aluno conheça diferentes áreas de atuação do seu curso.

 

Mas, afinal, como conseguir um estágio? Por onde começar? Como competir com universitários que já estão no fim de graduação e possuem um currículo repleto de experiências e qualificações?

 

Calma, que a gente te ajuda! Neste conteúdo, você vai conhecer 6 dicas de como conseguir um estágio. Aqui você vai aprender desde estratégias para melhorar o currículo até dicas para se sair bem na entrevista. Confira!

 

A importância do estágio para a vida profissional

 

Antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre a importância do estágio para a vida profissional do aluno.

 

O estágio é a primeira experiência profissional do aluno dentro da sua área de estudo e é, sem dúvidas, o pontapé inicial para futuras oportunidades.

 

É por meio do estágio que o aluno terá contato prático com o que ele aprendeu em teoria, tendo a oportunidade de se desenvolver intelectualmente e profissionalmente e de ser treinado por profissionais experientes.

 

Além do óbvio, o estágio também pode ser usado para que o aluno descubra qual área ele mais se identifica, podendo eliminar opções de carreira que não combinam com o seu perfil e ser mais objetivo na hora de escolher sua área de atuação.

 

Inclusive, as experiências adquiridas durante um estágio são fundamentais na hora de conquistar um emprego, uma vez que elas colocam o profissional recém-formado em posição destaque se comparado com candidatos que não estagiaram. 

 

O aluno ainda tem a possibilidade de ser contratado ao fim do período do estágio.

 

Por fim, vale lembrar que o estágio pode ser obrigatório - isto é, quando faz parte da carga horária obrigatória para conclusão do curso - ou optativo, quando usado para conquistar experiência e agregar conhecimento.

 

Como conseguir um estágio na sua área de atuação?

 

Até aqui você já entendeu sobre a importância de estagiar, mas, como sair do lugar e conquistar a primeira oportunidade de estágio? Descubra a seguir.

 

1. Prepare um bom currículo

 

O primeiro passo para conseguir um estágio é montar um bom currículo, uma vez que ele é a sua primeira apresentação para a empresa. 

 

Para não errar, seja bem objetivo, coloque a data de início e conclusão da graduação, cite a sua universidade, destaque suas habilidades, competências, experiências e cursos complementares.

 

Fazer um bom currículo é tão importante que uma pesquisa realizada pela Catho evidenciou que 30% dos recrutadores eliminam o currículo em até 10 segundos. 

 

Então, esse é o tempo que você tem para impressionar e reter a atenção dos recrutadores. Para te ajudar, preparamos um conteúdo completo sobre como montar um currículo profissional. Acesse o link e confira!

 

2. Invista em conhecimento

 

Buscar conhecimento é sempre a melhor alternativa, inclusive, na hora de buscar uma oportunidade de estágio. Ter cursos complementares no currículo mostra o seu interesse em aprender, assim como, te coloca na frente dos outros candidatos.

 

O principal objetivo aqui é se qualificar nas habilidades mais requisitadas no mercado e se aprofundar em temas da sua área de atuação.

 

Por exemplo, dois estudantes de direito disputam uma vaga de estágio para atuar em um escritório especializado em direito empresarial. O aluno que tem um curso complementar no assunto, certamente, se destaca. 

 

O mesmo é válido para outras áreas e o conhecimento pode ser adquirido até mesmo online. Inclusive, já existem plataformas de cursos complementares que oferecem conhecimento de maneira gratuita e com opção de certificado.

 

3. Fique atento às oportunidades

 

Outro passo fundamental para conseguir um estágio é ficar atento às oportunidades. Para isso, acompanhe diariamente as vagas disponíveis no site da sua universidade, no linkedin e em plataformas de emprego.

 

Também vá até a coordenação da sua universidade e descubra se a instituição trabalha com núcleos de empregabilidade ou parceria com empresas concedentes de estágios.

 

Além disso, converse com amigos, familiares, colegas de turma, professores e com todo o seu networking sobre o seu interesse em ingressar em um estágio. No geral, os profissionais mais experientes conhecem a pessoa certa para te indicar.

 

4. Defina uma área de interesse

 

Toda graduação permite que o aluno atue em diferentes áreas. Como resultado, é comum que no início - e até mesmo no fim da graduação - o profissional ainda não tenha escolhido em qual área ele quer seguir.

 

No entanto, o ideal é que o aluno selecione quais são as suas principais áreas de interesse e envie o currículo somente para aquelas vagas que realmente condizem com o perfil dele.

 

Ah! E na hora de enviar o currículo, sempre adapte o objetivo profissional para que ele fique de acordo com o segmento de atuação da empresa, isso mostra o seu interesse em ingressar na área.

 

5. Pesquise sobre a empresa

 

Nada de chegar na entrevista de emprego sem antes estudar sobre a organização! Pouco antes de sair de casa tire um tempo para ler sobre a empresa, seus valores, sua história e pense em como você pode contribuir para o crescimento dela.

 

Tudo isso poderá ser usado a seu favor na hora da entrevista, tanto diretamente caso surjam perguntas sobre a empresa, quanto indiretamente, uma vez que você se sentirá mais preparado para o processo seletivo.

 

6. Prepare-se para a entrevista

 

A primeira dica para se sair bem em uma entrevista de estágio é manter a calma. Lembre-se que você está preparado e que merece a vaga.

 

Se necessário, treine algumas possíveis respostas e perguntas com amigos mais experientes ou diante do espelho.

 

Também é importante se preparar para possíveis dinâmicas em grupo, muito comuns em processos seletivos de estágio.

 

Quer mais dicas para se destacar na entrevista de emprego?! Então, acesse o link e confira nosso texto completo sobre o assunto.

 

Comece hoje a conquistar qualificação profissional com o GINAD!

 

Entendeu como conseguir um estágio?! Aqui no GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - estamos preparados para te ajudar a ir mais longe. 

 

São mais de 400 cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento - e com opção de certificado - para você estudar sem sair de casa e conquistar melhores oportunidades profissionais. 

 

Os cursos também podem ser usados como horas complementares para faculdade, portanto, além de se qualificar, você ainda cumpre parte da sua carga horária obrigatória para conclusão da graduação.

 

No GINEAD você pode estudar idiomas, Pacote Office e ainda aprender sobre a sua área de atuação específica. São oferecidos cursos complementares nas áreas de ciências biológicas, ciências humanas, ciências exatas e muitas outras. 

 

Acesse o link e escolha a área e o curso certos para você!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos