Como escolher um curso online? 8 dicas essenciais!

[Como escolher um curso online? 8 dicas essenciais!]

Se você está aqui, provavelmente, já sabe que fazer curso livre online é um dos melhores caminhos para ampliar o conhecimento, conquistar qualificação profissional, novas habilidades e aumentar as oportunidades da carreira. 

 

O estudo EAD ainda pode ser usado para cumprimento da carga horária de atividade complementar na faculdade (ACC) e para provas de título e concurso. 

 

No entanto, com tantas plataformas e com tantos cursos disponíveis, é comum ter dúvidas na hora de escolher o curso e a instituição de ensino.

 

Para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo. 

 

Aqui você vai entender como escolher um curso online, conhecerá dicas para avaliar se a instituição é realmente segura, além de conhecer uma plataforma que oferece cursos online e gratuitos. 

 

Ficou interessado?! Então, continue a leitura.

 

O que é e porque fazer um curso online?

 

Um curso online é um curso disponibilizado no ambiente virtual, dentro de uma plataforma de ensino, e que pode ser acessado por meio da internet.

 

Ele apresenta vários benefícios em comparação ao ensino tradicional presencial, por exemplo, a possibilidade de estudar sem sair de casa, de rever a aula quantas vezes quiser e um processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.

 

Além disso, o curso online oferece uma linguagem simples, prática, moderna e acessível a qualquer pessoa com acesso à internet.

 

O aluno que deseja fazer um curso online encontra uma vasta possibilidade de temas e áreas para estudar, além de diferentes modalidades. Por exemplo, o curso online pode ser de especialização, extensão ou livre.

 

Neste texto, especificamente, falaremos sobre os cursos online de modalidade livre

 

Eles não precisam de reconhecimento pelo MEC, não contam com pré-requisito e podem ser usados para diferentes finalidades, em especial, atualização do conhecimento, qualificação profissional e horas complementares.

 

Como escolher um curso online?

 

Independente da sua área de atuação, certamente, há um curso online que atende perfeitamente às suas necessidades. 

 

Confira algumas dicas de como acertar na hora da escolha:

 

1. Avalie o seu perfil

 

Antes de tomar qualquer decisão sobre o seu curso online, é fundamental que você conheça bem o seu perfil e a sua rotina.

 

Isso porque, para ter sucesso com o estudo, você precisará estar disposto a investir tempo e ter disciplina para manter um bom ritmo de aprendizado. O ideal é que o aluno tenha um cronograma e tire um tempo para estudar todos os dias.

 

Para isso, você precisará analisar bem a sua rotina e definir quanto tempo você tem disponível para se dedicar ao curso. 

 

2. Defina o seu objetivo

 

O próximo passo para escolher o curso online certo é definir qual é o seu objetivo com o estudo, por exemplo, conquistar uma promoção no trabalho, mudar de carreira ou aprender um novo hobby. 

 

Para definir prioridades, vale a pena responder algumas perguntas, como:

 

  • Qual habilidade eu quero/preciso desenvolver agora?
  • Como o estudo vai impactar positivamente na minha carreira? 
  • E na minha vida pessoal?
  • Esse curso online pode aumentar a minha fonte de renda? Por exemplo, por meio de uma nova receita ou promoção de trabalho.

 

3. Escolha um curso online dentro de uma área que você gosta

 

Na hora de escolher um curso online, você deve avaliar o mercado e entender quais são os temas em alta para a sua área do conhecimento.

 

No entanto, esse não deve ser o único critério. Isso porque, optar por um curso online dentro da área que você gosta é fundamental para que você se mantenha motivado na hora de estudar.

 

Por isso, o ideal é avaliar as possibilidades que podem contribuir para o seu crescimento, fazer uma lista com opções e escolher o tema pelo o qual você se interesse e tenha curiosidade em aprender.

 

4. Leia as todas as informações do curso

 

É muito comum que o aluno se interesse pelo título do curso, mas não leia toda a descrição do material. No entanto, é fundamental ler sobre o objetivo daquele material, conhecer o conteúdo programático e os termos de uso.

 

Também fique atento se o curso é totalmente online ou se o ensino é híbrido e se há necessidade de realizar o pagamento de alguma taxa.

 

5. Verifique a carga horária e o início do curso

 

Cada curso online conta com a sua própria carga horária e isso influencia diretamente no tempo necessário para conclusão. 

 

Portanto, antes de começar, compare o tempo que você tem disponível, a sua urgência de conclusão do curso e a carga horária de estudo.

 

Também é preciso se atentar ao tempo máximo que a plataforma irá disponibilizar as aulas, uma vez que algumas instituições exigem que o curso seja concluído dentro do prazo de 90 dias.

 

Por fim, também é importante observar se o curso terá início imediato ou se você precisará aguardar até que determinada quantidade de alunos se matricule.

 

6. Pesquise sobre a instituição de ensino

 

Antes de começar o curso online, é muito importante que o aluno conheça bem a instituição de ensino na qual ele está se matriculando. 

 

O recomendado é que ele pesquise sobre a plataforma, leia as informações presentes no site e, se for o caso, tire dúvidas com o time de atendimento. 

 

Vale destacar que estudar em uma instituição já consolidada no mercado aumenta as chances de conquistar grandes oportunidades com o estudo.

 

7. Observe as avaliações

 

É muito comum que sites de cursos online mostrem as avaliações dos alunos em cada um dos cursos. Esse dado é muito importante para que você tenha um feedback real de quem já estudou aquele curso.

 

Portanto, antes de começar, observe as avaliações, os feedbacks e até mesmo os comentários postados nas redes sociais da empresa.

 

8. Pesquise mais de uma opção

 

A grande vantagem de fazer curso online é que você encontra um “universo” de possibilidades. Muitas das vezes, você pode realizar vários cursos dentro de uma mesma área, aprofundando e ampliando o conhecimento. 

 

Portanto, antes de começar, veja outras opções de cursos online e, só depois, escolha aquele que melhor atende a sua necessidade.

 

Inclusive, você pode pesquisar por novos cursos dentro da própria instituição que você está conhecendo, uma vez que diversas instituições oferecem vários cursos complementares dentro de uma mesma temática.

 

Inclusive, uma boa dica é elaborar um plano de carreira e definir uma lista com os melhores cursos que você pode fazer para alcançar o seu objetivo.

 

Conheça o GINEAD: cursos online e gratuitos exatamente para o que você precisa!

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - oferece mais de 400 cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento. 

 

Ao todo, mais de 1 milhão de alunos já se matricularam nos cursos da plataforma e fizeram do estudo uma oportunidade para a carreira.

 

Todos os cursos contam com opção de certificado válido em todo o Brasil. O documento pode ser usado para horas complementares, enriquecimento do currículo, qualificação e destaque profissional, prova de título e muito mais. 

 

A emissão do certificado é opcional e ocorre mediante ao pagamento de uma pequena taxa. Sem mistério e com um excelente custo-benefício. 

 

Conheça todos os cursos disponíveis na plataforma, escolha a área que mais combina com você e saia na frente!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos