Qual é a importância do trabalho em equipe nas empresas?

[Qual é a importância do trabalho em equipe nas empresas?]

Você já parou para pensar nas diversas definições que o termo “empresa” pode ter?

 

Entre aquelas que se propõem a oferecer um sentido mais humanizado, está a que diz que:

 

“Trata-se de um grupo de pessoas de diferentes origens, formações profissionais distintas e pontos de vista diversos, que se reúnem em torno de uma marca com o propósito de alcançar os mesmos objetivos mercadológicos. Para isso, buscam trabalhar em conjunto, oferecendo o seu tempo para realizar as tarefas nas quais são especialistas e que se complementam entre si”.

 

É fácil perceber que o elemento-chave, o lubrificante que permite que as engrenagens de uma empresa funcionem perfeitamente em harmonia, reside no trabalho em equipe.

 

Todos os colaboradores devem estar conscientes da direção que deve ser tomada e atuar em conjunto para que os objetivos, que são comuns a todos, sejam alcançados.

 

Quer entender melhor o que significa trabalho em equipe, os benefícios que ele proporciona para as empresas e o que é necessário para que essa sinergia aconteça e tenha continuidade? Então, continue com a gente neste artigo!

 

 

O que é trabalho em equipe?


O trabalho em equipe acontece de maneira produtiva quando um conjunto de profissionais, com diferentes habilidades e competências, efetivamente unem seus esforços de maneira harmoniosa, colaborativa e complementar para alcançar os objetivos que a empresa contratante almeja.

 

Dessa forma, a atividade desenvolvida pelos diversos colaboradores mostra que a atuação de cada um, sem exceção, é vital para o desenvolvimento e crescimento da organização.

 

Além disso, as diferentes habilidades e percepções sobre os variados assuntos relacionados à companhia permitem que novas e criativas ideias e soluções surjam em resposta aos problemas do dia a dia.

 

Quando o trabalho em equipe acontece de maneira integrada, verifica-se que tanto a empresa quanto os colaboradores passam a usufruir de uma série de benefícios, tais como:

  • Ambiente de trabalho saudável, com mais harmonia e sentimento de pertencimento por parte dos funcionários.
  • Competição positiva entre os colaboradores, em que cada um encontra espaço e oportunidade para demonstrar suas qualidades profissionais.
  • Comunicação interna da empresa eficiente e “sem ruídos”, elemento que pode causar desconforto e discórdia entre os funcionários.
  • Maior sinergia entre profissionais de diferentes áreas, otimizando a entrega de resultados que beneficiam a empresa.

 

 

Como construir um ambiente propício ao trabalho em equipe nas empresas?

 

Não existe uma “receita de bolo” para que se crie e se consolide o espírito de equipe e de coletividade entre os colaboradores.

 

Mas a adoção, por parte das lideranças, de algumas medidas que envolvam toda a empresa pavimentam um caminho de harmonia e de colaboração entre todas as partes, alcançando os resultados de união e parceria profissional que são esperados.

 

1) Capacitação das lideranças internas

 

A estratégia de consolidar o espírito de trabalho em equipe na empresa começa com o planejamento de ações que levem à conscientização dos colaboradores a respeito da importância do tema.

 

Nesse sentido, é fundamental que as lideranças internas (diretores, gerentes e supervisores) sejam preparadas para disseminar o conceito entre os seus times.

 

Para capacitar os líderes, é interessante oferecer a eles cursos e treinamentos específicos a respeito do assunto.

 

Dessa forma, além de potencializarem suas habilidades de liderança e internalizarem os princípios que regem o tema, ganham melhores condições de aplicar medidas que estimulam as ações de trabalho conjunto em suas áreas.

 

2) Incentivo ao diálogo constante


O incentivo ao diálogo visa manter o foco na convivência saudável, pacífica e profissional entre os colaboradores.

 

Assim, evita-se que ocorram desentendimentos ou discussões com potencial para provocar rupturas e que venham a demandar medidas de gestão de conflitos por parte da empresa.

 

Ações rotineiras do dia a dia contribuem bastante para manter a harmonia entre os funcionários e o sentimento de estarem “todos no mesmo barco”. Por exemplo, reservar um momento do expediente para celebrar aniversários, datas comemorativas e os bons resultados alcançados em conjunto pela equipe.

 

3) Dinâmicas de grupo e treinamentos


A realização de atividades distintas da rotina profissional, como jogos e gincanas interativas, é uma excelente forma de lapidar o espírito de equipe que se espera ver consolidado na empresa.

 

De maneira lúdica, a resolução de problemas e as estratégias que visam conquistar pontos e atingir objetivos estreitam o relacionamento entre os participantes e também os aproximam mais das lideranças da companhia, em todos os seus níveis hierárquicos.

 

A importância do trabalho em equipe ganha corpo e torna-se ainda mais valorizado pelos colaboradores na hora da entrega das medalhas e premiações.

 

Da mesma forma que as dinâmicas de grupo, treinamentos específicos elaborados pela área de Recursos Humanos ou por consultorias externas apresentam aos funcionários a necessidade de ter o trabalho em equipe sempre em alta, apontando os benefícios que ele proporciona e as formas de cultivá-lo no dia a dia.

 

4) Feedback e reconhecimento de conquistas


Oferecer feedbacks aos colaboradores individualmente e, também, aos times de cada área é uma ferramenta importante para valorizar o trabalho em equipe, mantendo todos os seus integrantes engajados quanto aos objetivos a serem conquistados.

 

Essa devolutiva, feita sempre de maneira profissional e com apontamentos construtivos, mantém em alta o clima organizacional e direciona os esforços conjuntos para os aspectos que devem ser melhorados.

 

5) Flexibilidade frente às dificuldades


Eventuais conflitos internos e dificuldades financeiras da empresa, entre outros aspectos, podem provocar problemas de relacionamento entre colaboradores e/ou equipes.

 

Para contornar situações como essas, é importante a ação firme das lideranças, visando encontrar soluções viáveis e mantendo aceso o espírito de trabalho em equipe, tão necessário para que as dificuldades sejam superadas.

 

6) Cultura de respeito interpessoal

 

O espírito e trabalho em equipe somente se cristalizam quando os colaboradores se sentem valorizados e respeitados pela empresa como um todo e pelas lideranças mais especificamente.

 

Além disso, a cultura do respeito interpessoal deve ser exigida e cobrada de maneira intransigente pela organização.

 

Situações que se configuram como assédio moral ou importunação / assédio sexual não podem ser toleradas, sob risco de ferir de morte o ambiente de trabalho saudável necessário para que a empresa possa continuar em seu caminho de crescimento.

 

 

Mantenha sua equipe sempre motivada e unida!


Como acabamos de ver, o trabalho em equipe é um dos motores que mantêm as empresas funcionando bem, visando alcançar seus objetivos.

 

Por isso, é importante que as lideranças, em todos os níveis de hierarquia, estejam aptas e capacitadas a construir um ambiente saudável para que todos os profissionais possam exercer com tranquilidade e produtividade as suas atividades.

 

Dentro da sua proposta de oferecer acesso a conteúdos de qualidade, o GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância coloca à disposição dos gestores de empresas que desejam aprofundar seu conhecimento, uma série de cursos relacionados às práticas de Recursos Humanos que mantêm em alta o clima organizacional.

 

Confira!

  1. Motivação e Gestão de Equipes
  2. Gestão de Equipes de Trabalho
  3. Chefia e Liderança
  4. Gestão de Pessoas e Comunicação Interna
  5. Comportamento Organizacional
  6. Avaliação de Desempenho
  7. Desenvolvimento Pessoal no Trabalho
  8. Comunicação nas Organizações
  9. Gestão de Conflitos
  10. Assédio Moral no Trabalho

 

Todos os cursos são gratuitos para matrícula e acesso às aulas. Ao final, o aluno pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

 

Conheça os cursos de RH do GINEAD: uma maneira inteligente de qualificar e capacitar o time de líderes da sua empresa!

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos