9 estratégias para aprender mais no seu curso online

[9 estratégias para aprender mais no seu curso online]

Os cursos online estão cada vez mais acessíveis e oferecem para o estudante a possibilidade de aprender e crescer profissionalmente sem sair de casa. Incrível, né?!

 

O cenário é ainda melhor para quem sabe lidar bem com esse formato de ensino e conhece algumas estratégias importantes para aprender mais no seu curso online.

 

Isso porque o aluno precisa ter a disciplina necessária para conciliar o trabalho - ou as demais atividades do dia a dia - com o estudo. Além disso, é necessário manter-se concentrado e evitar distrações para melhorar o rendimento.

 

Quer saber como fazer isso?! Então, você está no lugar certo! Continue a leitura e conheça as principais dicas para aprender mais no seu curso online. 

 

Como aprender mais no seu curso online?

 

Conheça a seguir 9 dicas de como fazer isso.

 

1. Organize a sua rotina e se comprometa

 

Uma das dicas mais importantes para aprender mais no seu curso online é organizar a sua rotina. Afinal, aquela história de estudar quando “surgir um tempo livre” não funciona na prática. 

 

Para realmente ter eficiência com os estudos é necessário ter disciplina e se comprometer. Portanto, comece organizando um cronograma de estudos e veja quanto tempo por dia você tem disponível para estudar. 

 

Seja rígido com o cronograma e defina, inclusive, momentos para descansar entre uma matéria e outra. Aqui no blog do GINEAD já ensinamos como montar um cronograma de estudos, confira!

 

2. Prepare o seu ambiente de estudo

 

Ter um local apropriado para estudar ajuda muito no rendimento, na concentração e no aprendizado do aluno. A boa notícia é que dicas simples podem colaborar para que o seu cantinho fique mais propício para o estudo.

 

Por exemplo, tenha uma boa iluminação e bom sinal da internet. Também é importante ter uma mesa para apoiar o computador e o caderno, uma vez que estudar na cama pode atrapalhar - e muito - a sua concentração.

 

O ideal é escolher um local fixo e fugir de espaços da casa que sejam muito motivados ou que tenham muito barulho, por exemplo, sala de jantar ou sala de estar.

 

3. Conheça o curso escolhido

 

A próxima dica para aprender mais no seu curso online é, antes de tudo, estudar o curso que você deseja fazer. Conheça o conteúdo programático e planeje-se para assistir todas as aulas e realizar a avaliação dentro de um prazo viável. 

 

Nesta etapa algumas ferramentas podem te ajudar, por exemplo, um bom caderno planner ou ferramentas digitais, como o Trello e o Google Agenda. Por fim, providencie os materiais didáticos necessários.

 

4. Utilize estratégias para aumentar a produtividade

 

Quem estuda em casa enfrenta um desafio a mais na hora de estudar: a dificuldade de se concentrar. Para ajudar a resolver esse problema, existem algumas técnicas e aplicativos que podem ajudar. 

 

Uma das estratégias mais conhecidas é a técnica Pomodoro, em que o aluno passa 25 minutos completamente concentrado e pausa por 5 minutos. Assim é muito fácil aumentar a produtividade e terminar as tarefas sem se sentir esgotado mentalmente.

 

5. Cuide de você

 

Cuidar de você mesmo é muito importante para melhorar o rendimento e a concentração na hora de estudar. Portanto, cuide do seu corpo, beba água, tenha uma alimentação equilibrada, fuja do sedentarismo e tenha momentos de lazer.

 

Tudo isso colabora para que o seu cérebro trabalhe melhor e para que você aprenda mais no seu curso online.

 

Além disso, é fundamental ter momentos de pausa entre os estudos. Então, nada de passar o dia em frente à tela do computador sem se levantar para tomar uma água ou relaxar a mente por alguns minutos. Isso deixa o corpo exausto e você aprende menos.

 

6. Defina prioridades

 

Existem situações em que o estudante precisa abdicar de algumas festas e eventos para se dedicar ao estudo. Afinal, apesar de o EAD possibilitar certa flexibilidade, ainda sim é necessário ter comprometimento para evitar o acúmulo de tarefas.

 

No entanto, também existem momentos em que é necessário sair da rotina e renovar a mente. Isso acontece especialmente quando o estudante se sente mentalmente exausto e precisa de um momento para relaxar e recuperar o foco.

 

Portanto, conheça seus limites e defina as suas prioridades de acordo com o momento.

 

7. Evite distrações

 

Se dentro da sala de aula já é fácil se distrair, em casa a situação fica ainda mais complicada. Portanto, para realmente aprender, você vai precisar fugir das distrações, especialmente, do celular. 

 

Comece ativando o modo "não perturbe" no smartphone ou mantenha-o longe de você.

 

Também é importante manter a televisão desligada e fechar todas as abas do navegador que não sejam relacionadas ao estudo. Além disso, evite conversar com amigos e familiares na hora de estudar.

 

8. Dedique-se como em um curso presencial

 

Para ter um bom rendimento em um curso online, o aluno precisa se dedicar. Uma boa dica para isso é criar metas diárias de estudo, por exemplo, estudar 10 páginas de cada matéria do cronograma por dia.

 

Ao concluir a meta você pode oferecer pequenas recompensas para você mesmo, como assistir um episódio da sua série favorita. 

 

Além disso, é importante fazer anotações, escrever resumos e reler a apostila quantas vezes for necessário. Atente-se também para não acumular matéria e não deixar atividades importantes para última hora.

 

9. Aprofunde seu conhecimento

 

Quer aprender mais no seu curso online?! Então, vá além do estudo disponibilizado pelo curso. Tire dúvidas, faça pesquisas complementares, converse com colegas, assista a filmes sobre o assunto, pesquise no Youtube, leia livros ou “dê um Google”.

 

Existe uma infinidade de opções que podem fazer com que você aprenda mais. Tudo isso também colabora para que você se desenvolva intelectualmente e, inclusive, passe a gostar de uma matéria que antes não despertava interesse.

 

Ah! E não se esqueça de fazer exercícios para fixar a matéria. 

 

Como escolher um bom curso online?

 

Entendeu como aprender mais no seu curso online?! Para ter sucesso na trajetória também é importante escolher o curso e a instituição certa.

 

Para te ajudar nesse sentido, separamos mais três dicas. Confira!

 

1. Entenda como funciona um curso online

 

Outra boa estratégia para aprender mais no seu curso online é entender como funciona esse tipo de curso e se preparar.

 

Portanto, pesquise o que é um curso EAD, como funciona, quais são os formatos disponíveis e qual a diferença entre fazer um curso online e um curso tradicional.

 

Inclusive, vale destacar que um curso online exige tanta disciplina quanto um curso presencial. Se por um lado não é necessário comparecer à instituição todos os dias, por outro é necessário dobrar a dedicação para se concentrar e aprender.

 

Para entender mais sobre como funciona um curso online, acesse o link.

 

2. Avalie a plataforma de ensino

 

Na hora de escolher o curso é importante se atentar para os comentários dos outros alunos em relação ao material. Observe também a credibilidade da instituição e opte por uma plataforma simples de usar, o que favorece o aprendizado.

 

Além disso, é importante verificar se o curso atende às suas necessidades, por exemplo, se o certificado é válido. Vale lembrar que cursos livres não dependem da aprovação do MEC e podem dar um bom upgrade no seu currículo.

 

3. Escolha um bom curso

 

Outra dica importante é escolher um curso online que te desperte interesse. Somente assim você se sentirá motivado para parar algumas horas do dia e se dedicar aos estudos. Pense também em qual é o seu objetivo com aquele aprendizado.

 

Sempre que necessário relembre aonde você quer chegar. Por exemplo, o seu objetivo é conquistar uma promoção no trabalho? Aprender mais sobre um assunto que gosta muito? Melhorar o currículo? Pense nisso na hora de escolher o curso. 

 

Ah! E se você tem dificuldades em se planejar em longo prazo, acesse o conteúdo para aprender como montar um plano de carreira.

 

Onde fazer curso online?

 

Não é novidade que escolher a instituição certa influencia no seu aprendizado.

 

E é pensando no seu crescimento pessoal e profissional que o GINEAD (Instituto Nacional de Ensino à Distância) disponibiliza mais de 400 cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento com opção de certificado (pago). 


A plataforma é 100% online e simples de usar e é você quem determina o ritmo de estudo. Acesse o link para conhecer todos os cursos online disponíveis.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos