Dicas de 13 Cursos para Horas Complementares

[Dicas de 13 Cursos para Horas Complementares]

Se você é estudante de graduação, certamente já deve ter ouvido falar sobre horas complementares, oficialmente chamadas de atividades complementares (ACC).

 

Basicamente, são atividades que objetivam enriquecer o aprendizado do graduando por meio de conhecimentos adquiridos fora da sala de aula.

 

A ideia é que o aluno busque por cursos, palestras, estágios ou seminários com temas relacionados ao que ele aprende durante a graduação.

 

Assim, ele poderá conhecer de maneira mais aprofundada determinados assuntos de seu interesse, se tornando um profissional mais completo e preparado.

 

No entanto, muitos estudantes se sentem perdidos na hora de encontrar atividades complementares e não sabem por onde começar.

 

Para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo. Aqui você vai conhecer mais sobre como funcionam as ACC e porque escolher os cursos para horas complementares é uma excelente opção.

 

Além disso, separamos 13 opções de cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento para você já começar a conquistar as suas horas. Vamos lá?!

 

O que são horas complementares?

 

As horas complementares foram instituídas pelo Ministério da Educação em 2003 para que os estudantes completem a formação profissional e tenham uma melhor experiência no processo de aprendizagem.

 

As atividades complementares fazem parte da carga horária obrigatória de todo o curso de graduação. Portanto, o aluno precisa cumprir determinada quantidade de horas complementares, se não, não poderá se formar.

 

Preciso de quantas horas complementares?

 

Cada faculdade determina seu próprio limite de horas complementares, no entanto, uma resolução publicada em 2007 estabelece que a carga horária da ACC não pode ultrapassar de 20% do total de horas do curso.

 

Mas, cuidado! Deixar para fazer suas horas complementares somente no fim do curso pode atrasar a sua formação. O recomendado é buscar por atividades extracurriculares desde o início da faculdade.

 

Quais os benefícios de realizar cursos para horas complementares?

 

Os cursos para horas complementares são uma das alternativas possíveis para que o aluno consiga cumprir a carga horária de atividades extracurriculares da graduação. Conheça os principais benefícios de optar por essa opção:

 

Solucionar uma dificuldade

 

A grande vantagem é que os cursos podem ser usados para suprir uma dificuldade do aluno, inclusive, sobre um assunto que não será ensinado durante a graduação. 

 

Por exemplo, um graduando de física pode buscar cursos para horas complementares sobre mecânica geral para revisar o assunto ou solucionar alguma dificuldade antiga.

 

Se aprofundar em determinado assunto

 

Os cursos para horas complementares permitem que o estudante se aprofunde em assuntos de seu interesse ou que conheça novas áreas da sua profissão. Por exemplo, um estudante de direito que realiza curso de direito empresarial.

 

Flexibilidade para estudar

 

Outra grande vantagem de fazer curso para horas complementares é a possibilidade de estudar online. Como resultado, o aluno pode estudar no próprio ritmo e até mesmo pelo celular, o que garante agilidade à rotina.

 

Valorização do currículo

 

Por fim, optar por curso para horas complementares permite que o aluno, além de cumprir a carga horária da graduação, valorize o currículo profissional. Vale lembrar que para comprovar as horas online de estudo o aluno precisa emitir o certificado.

 

Posso escolher qualquer curso para horas complementares?

 

Não. As horas complementares precisam estar intimamente ligadas com a sua formação, do contrário, elas podem não ser aceitas pela faculdade. 

 

Para não errar, vale a pena ir ao colegiado da sua instituição de ensino antes de dar início ao curso ou adquirir o certificado.

 

Confirme com eles se aquela atividade extra poderá ser validada como uma atividade complementar no seu caso.

 

13 opções de cursos para horas complementares em diferentes áreas de graduação

 

O GINEAD - Instituto Nacional de Ensino à Distância - oferece mais de 400 cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento que podem ser usados, inclusive, para horas complementares na faculdade. 

 

A emissão do certificado é realizada mediante ao pagamento de uma pequena taxa, no entanto, o documento é válido em todo o Brasil e também pode ser usado para outras finalidades, como valorização do currículo e prova para concurso.

 

Para te ajudar a já começar a estudar, separamos a seguir algumas opções de cursos de horas complementares em diferentes áreas do conhecimento oferecidos pelo GINEAD. Veja a seguir e escolha o que mais combina com você:

 

1. Distribuição e logística

 

O Curso de Distribuição e Logística pode ser uma excelente escolha para diversos estudantes, em especial, da área de administração. Além de ser útil para horas complementares, o conhecimento também é um diferencial para a carreira.

 

No estudo você aprenderá sobre logística integrada, sistema da informação, marketing, embalagem, transporte e muito mais. Aproveite e conheça também mais opções de cursos complementares para administração.

 

2. Direito empresarial

 

Para quem é estudante da administração ou direito, o curso para complementares sobre direito empresarial pode ser a escolha certa. Com o estudo você aprenderá mais sobre o direito tributário de uma empresa, além de legislações sobre o tema.

 

O GINEAD ainda oferece o curso de direito e legislação trabalhista e o curso de licitações e contratos. Acesse o link para conhecer mais sobre cada um dos cursos e se matricular e estudar gratuitamente.

 

3. Marketing digital

 

Outro curso para horas complementares que merece destaque é o de marketing digital. O estudo é de grande utilidade para estudantes de diferentes graduações, como publicidade e propaganda, marketing e administração.

 

No estudo você aprenderá mais sobre teorias e metodologias do marketing digital e o passo a passo de como montar uma pesquisa de mercado. Mas, se preferir, conheça mais opções de cursos para comunicação e marketing.

 

4. Gestão de recursos humanos

 

Se você estuda sobre recursos humanos, este curso pode ser a opção certa para você. Dentre os principais tópicos do estudo, podemos citar: recrutamento e seleção, modelagem de cargos, programas de incentivo e funções do RH.

 

A ideia é que você aprenda de ponta a ponta como realizar a gestão de recursos humanos, relembrando conceitos vistos na faculdade e aprofundando o conhecimento em novos temas. Acesse o link para conhecer mais.

 

5. Farmacovigilância

 

O farmacêutico tem um papel crucial na sociedade, atuando desde a produção até a dispensação de medicamentos. 

 

Como resultado, o curso de graduação na área é muito complexo e o profissional precisa se aprofundar em temas específicos sempre que necessário.

 

O curso para horas complementares de farmacovigilância pode ser a opção certa. O estudo pode ser aproveitado em diferentes momentos da carreira profissional, além de ser um diferencial no mercado de trabalho.

 

Para conhecer mais sobre o curso online e grátis de farmacovigilância acesse o link.

 

6. Psicologia Escolar

 

Para quem é da área da psicologia ou da educação, o curso de psicologia escolar pode ser uma excelente escolha para horas complementares. 

 

Conceitos, definições, neurociência, questões relacionadas à dificuldade de aprendizado são alguns dos assuntos abordados no curso. O GINEAD ainda oferece curso sobre psicologia no esporte e introdução à psicologia.

 

7. Fundamentos da educação física

 

Ainda falando sobre saúde, o GINEAD também oferece cursos para horas complementares para estudantes de educação física, em especial, o curso fundamentos da educação física.

 

O material pode ser uma excelente escolha para quem está no começo da graduação e quer conhecer mais sobre o curso, ou para quem já está no final do estudo e quer relembrar conceitos importantes aprendidos nos primeiros períodos.

 

8. Alfabetização e letramento

 

Se você é da área da educação, o GINEAD tem diversas opções de cursos para horas complementares especialmente pensados para você. O curso online e gratuito de alfabetização está no topo da lista entre os mais populares da instituição.

 

No material você aprenderá mais sobre o processo de aprendizado da leitura e escrita, sobre o que propor na sala de aula e como planejar atividades de alfabetização e letramento. Acesse o link e comece já a estudar.

 

9. Gestão e gerenciamento de obras

 

O GINEAD oferece diversos cursos complementares para estudantes de engenharia civil e entre os mais procurados está o de gestão e gerenciamento de obras. Afinal, o curso ensina desde a montagem do orçamento até sugestão de fluxo de trabalho.

 

A instituição ainda oferece curso de fundações, materiais de construção, noções básicas de alvenaria estrutural, AutoCad e muito outros. Conheça mais opções de cursos complementares para estudantes de engenharia civil.

 

10. Gestão ambiental

 

Gestão ambiental é um dos temas mais relevantes para a atualidade e é relacionado ao uso inteligente dos recursos naturais. Quem escolhe se aprofundar neste tema aprende sobre os impactos ambientais e medidas para reduzir os danos.

 

O curso para horas complementares sobre gestão ambiental, portanto, pode ser relacionado a diferentes graduações, dentre elas: geografia, engenharia ambiental, engenharia florestal, ciências biológicas, biotecnologia, agronomia, entre outras.

 

Acesse o link e comece a estudar agora gratuitamente.

 

11. Contabilidade Comercial

 

Se você é da área financeira, não se preocupe: também existem boas opções de cursos para horas complementares para você. O curso de contabilidade comercial, por exemplo, ensina o que é plano de contas, tributos, demonstrações contábeis e muito mais.

 

Além disso, o GINEAD ainda oferece cursos sobre contabilidade de custos I, auditoria contábil, contabilidade básica, análise e demonstrações financeiras e muito mais. Conheça todas as opções de cursos para contabilidade e economia.

 

12. Linguagem Java

 

A área de TI é uma das mais promissoras para os próximos anos e o profissional da área precisa se atualizar continuamente quanto às novas tecnologias do setor, além de conhecer as diferentes linguagens de programação. 

 

Dentre as principais, está a linguagem Java, muito útil e versátil para o profissional que pretende trabalhar com tecnologia da informação. Acesse o link e comece já a estudar e conquistar suas horas de atividades complementares.

 

13. Introdução ao ecoturismo

 

Estudantes de turismo podem conquistar horas complementares e conhecer mais sobre o ecoturismo por meio do curso do GINEAD sobre introdução ao ecoturismo.

 

O curso aborda sobre o que e qual a importância do ecoturismo, planejamento de ecoturismo em áreas protegidas e muito mais. Para se matricular e estudar é completamente gratuito e você pode estudar quando e onde quiser.

 

Quer conhecer mais opções?!

 

Não encontrou o curso para horas complementares que você precisa?! Não se preocupe! O GINEAD oferece mais de 400 cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento e com diferentes cargas horárias. 

 

Acesse o link e conheça todos os cursos para horas complementares da instituição.

 

Vale lembrar que você pode estudar o quanto quiser, mesmo que não queira adquirir o certificado. Afinal, a nossa missão é simplificar o acesso à  educação.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos